Todas as Exception retornam NullPointException

Bom dia!
Estou trabalhando em um programa com RMI já à algum tempo, e tenho notado que toda Exception que ocorre seja com ou sem tratamento é sempre NullPointException e não indica qual a causa da exception, claro que sei o que é null mas, já resolvi nullpointexception sendo exception de unparseable exception(erro com conversão de datas util <> sql), vou perguntar por alto se algum saberia se:
Isso é por causa do FrameView do NetBens? Sim eu uso o FrameView.
Tem algo a ver com RMI? Trato todos os RemoteException. SQLException tambem.

Tipo meus blocos de codigos relacionados ao DB são tratados com SQLEcxception,… o ultimo erro que recebi quando tentava salvar uma data no banco foi nullpointexception quando deveria ser UnparseableException. Porque o erro foi:

/* o bloco abaixo tava gerando NullPointException */
 java.sql.Date d = (java.sql.Date)usuario.getData(); 
/*O erro acima já foi resolvido, tenho outros exemplos... */

O Código é um pouco grande e esta dividido em varios arquivos, caso seja necessario eu posso post.

Ideias???

NullPointerException ocorre pelo fato de você acessar algum método de um objeto que não foi instanciado.
Posta teu código inteiro que eu posso tentar explicar melhor.
Abs,

Tenho total ciencia do que você disse, quando chegar em casa eu post o codigo pra tu entender o que tô dizendo. Acredito que esteja relacionado com o FrameView do NetBens.
Pra se ter uma ideia, resolvi o erro acima trocando o arqumento do SimpleDateFormat("dd-MMM-yyyy");/* trocando o "dd-MMM-yyyy" por "MM/dd/yyyy" que e o getData90 do codigo acima */ e isso tava causando o nullpointexception.