Tom cat reconhecendo .class

O Servidor reconhece tranquilo os sites jsp, mas quando eu chamo um bean, ele não reconhece .class que está no mesmo diretório.Tem alguma configuração a mais a fazer???

scopo

<jsp:useBean id="aplic" class="aplicacao"/>

erro:
enerated servlet error:
[javac] Compiling 1 source file

cannot resolve symbol
symbol : class aplicacao
aplicacao aplic = null;

Obrigado!!

o .class esta no mesmo diretorio do jsp? ele tem que esta em WEB-INF/classes

Rafael

[quote=“Rafael Steil”]o .class esta no mesmo diretorio do jsp? ele tem que esta em WEB-INF/classes

Rafael[/quote]

Sò criar a pasta web-inf??? no diretório da aplicação??

OK

Eh “WEB-INF”, em maiusculo. E isso eh basico para desenvolver aplicacoes web com Java. Seria interessante vc dar uma lida a respeito.

Rafael

[quote=“Rafael Steil”]Eh “WEB-INF”, em maiusculo. E isso eh basico para desenvolver aplicacoes web com Java. Seria interessante vc dar uma lida a respeito.

Rafael[/quote]

é??

Kabelera,
faça um favor para você mesmo e para todos os outros que algum dia irão mexer em código que vc escreveu,

nunca faça um sistema em JSP, isto mesmo, NUNCA FAÇA UM SISTEMA EM JSP

estude um pouco sobre a plataforma java e alguns design patterns primeiro.

principalmente MVC neste caso.

Use velocity—

GUV :smiley:

OK, mas tenque ser jsp no momento…

Não sei porque ja fiz tudo possivel , mas o tom cat sempre da esse erro:

erro:
enerated servlet error:

cannot resolve symbol
aplicacao aplic = null;

será que tenque configurar mais alguma coisa no web.xml???
os diretórios estão certos

WEB-INF->aplicacao.jsp
|_classes
aplicacao.class

Não sei porque da esse erro

[quote=“Kabelera”]OK, mas tenque ser jsp no momento…

erro:
enerated servlet error:

cannot resolve symbol
aplicacao aplic = null;

WEB-INF->aplicacao.jsp
|_classes
aplicacao.class

Não sei porque da esse erro[/quote]

Carinha, no site do GUJ tem um tutorial muito legal sobre como desenvolver uma simples aplicação utilizando Servlet/Jsp e que também explica de forma simples e direta como estruturar um aplicação Web.

São alguns poucos minutos que tu vai ter que dedicar para entender como deve estruturar a sua aplicação. :wink:

Todos aqui estão dispostos a ajudar, porém, é necessário que a gente procure pela informação antes de postar algo. Só sobre este tipo de tópico já deve haver alguns tantos no Forum.

[quote=“Lucashgt”][quote=“Kabelera”]OK, mas tenque ser jsp no momento…

erro:
enerated servlet error:

cannot resolve symbol
aplicacao aplic = null;

WEB-INF->aplicacao.jsp
|_classes
aplicacao.class

Não sei porque da esse erro[/quote]

Carinha, no site do GUJ tem um tutorial muito legal sobre como desenvolver uma simples aplicação utilizando Servlet/Jsp e que também explica de forma simples e direta como estruturar um aplicação Web.

São alguns poucos minutos que tu vai ter que dedicar para entender como deve estruturar a sua aplicação. :wink:

Todos aqui estão dispostos a ajudar, porém, é necessário que a gente procure pela informação antes de postar algo. Só sobre este tipo de tópico já deve haver alguns tantos no Forum.[/quote]

Carinha, minha aplicação ta certa tya tudo certo, eu só quero saber se precisa configurar algo mais no TOM CAT para ele reconhecer meus BEAN , apenas isso…ou porque ele não reconhece as classes , nem os pakotes…será que estou pedindo muito??? Eu heim…

Ja li esse tutorial , ja fui no “forum” do tom cat, ja vi várias coisas , ja configurei o server.xml, ja configurei o web.xml e nada…

Mas ta beleza , não vou mais postar aqui,não , deve ser muito dificil responder esse tipo de coisa , né CARINHA!!!

Pó trancar a budega …

Perdão parceria…

Seguinte, conforme os posts acima, todos eles estão indicando a forma correta para que sua tag bean encontre as suas classes.

Bom, sobre o web.xml, posta ele para que a gente possa dar uma olhada. :wink: