Boa tarde!
Sou novato em J2EE, estou estudando por um livro e não consigo seguir adiante, pois, não consigo fazer o Netbeans 7.0.1 achar a pasta do Tomcat 7.
Ao tentar adicionar um novo servidor, seleciono o Apache Tomcat e na próxima tela o Netbeans solicita o “Server Location”, ou seja, onde o Tomcat está instalado. Ao apontar para a pasta “/usr/share/tomcat7” que é onde ele se encontra, o Netbeans dá a seguinte mensagem: “The specified Server Location (Catalina Home) folder is not valid.” e não me deixa continuar.
O Netbeans também pede a “Catalina Base”, que eu não tenho nem ideia do que seja, então não coloquei nada. Se alguém puder ajudar com isto também.
Observação: a mensagem de erro que mencionei acima acontece antes do Netbeans solicitar a “Catalina Base”, ou seja, logo que aponto para a pasta do Tomcat 7.
Já verifiquei em diversos fóruns (passei a tarde inteira fazendo isto.) e não achei nada que resolvesse meu problema.
Se alguém puder ajudar, serei muito grato!
Desde já, muito obrigado!
Não conheço o netbeans, prefiro trabalhar com o Eclipse. Mas, será que por um acaso o netbeans 7 não suporta o tomcat 7? Ou talvez seja necessário instalar algum plugin para que o netbeans suporte o bixo?
Isso pode acontecer porque para reconhecer a pasta do tomcat ele procura algum arquivo característico. De uma versão pra outra do tomcat estes arquivos podem sofrer alguma alteração.
Sobre CATALINA_BASE e CATALINA_HOME:
CATALINA_HOME é a pasta aonde o tomcat está instalado.
CATALINA_BASE é a pasta onde vão ficar as aplicações web que o tomcat está servindo. Tipicamente CATALINA_BASE fica na mesma pasta que CATALINA_HOME.
Primeiramente, obrigado pela dica. Vou tentar instalar a versão 6 do Tomcat e ver se o Netbeans reconhece.
Uma dúvida, você mencionou que: “CATALINA_BASE é a pasta onde vão ficar as aplicações web que o tomcat está servindo.”
Corrija-me se eu entendi errado. CATALINA_BASE é a pasta onde está meu projeto, ou seja, a pasta que contém meus arquivos JSP.
Mais uma vez, muito obrigado!
e ai bl…
testa adicionando uma “/” no final do caminho.
Server Location: /usr/share/tomcat7/
flw
[quote=eddiesaliba]Primeiramente, obrigado pela dica. Vou tentar instalar a versão 6 do Tomcat e ver se o Netbeans reconhece.
Uma dúvida, você mencionou que: “CATALINA_BASE é a pasta onde vão ficar as aplicações web que o tomcat está servindo.”
Corrija-me se eu entendi errado. CATALINA_BASE é a pasta onde está meu projeto, ou seja, a pasta que contém meus arquivos JSP.
Mais uma vez, muito obrigado![/quote]
Não é bem isso, é a pasta aonde fica a pasta /webapps que tem a pasta ou war da sua aplicação, que por sua vez tem seus arquivos jsp. Normalmente, o tomcat já vem com uma pasta “webapps”, e CATALINA_BASE é a mesma pasta que CATALINA_HOME.
A todos os que tentaram me ajudar nesta questão, deixo aqui meu muito obrigado.
O problema foi resolvido.
Era um problema de permissão do GNU/Linux. Para resolvê-lo, executo o NetBeans como superusuário e tudo se resolve, pois, tenho permissão total.
Obrigado!