Estou dando inicio a um projeto pessoal, onde irei desenvolver um site/sistema de e-commerce. Inicialmente, utilizarei Vraptor e Hibernate, porém me surgiram algumas dúvidas:
1 - Com relação á performance e segurança, o tomcat 7 aguentaria rodar um site/sistema deste tipo, ou seria melhor utilizar um Servidor de Aplicação tipo Jboss ou Glassfish?
2 - O que devo utilizar na view para criar minhas páginas? HTML + CSS ou algum framework? Se sim, qual?
3 - Alguém que já desenvolveu algum sistema desse tipo, poderia dar algumas dicas de arquitetura do sistema entre outras coisas?
Eu trabalho com tomcat 7 aqui no trabalho e diariamente temos mais de alguns milhões de acesso, funciona perfeitamente, mas existem alguns pontos que devem ser verificados:
1° - Quantidade de acessos:
Como aqui temos esse acesso massivo, existe a necessidade de um balanceamento de carga, então temos algumas instâncias do tomcat(8) rodando para segurar esse tanto de acesso e não apresentar lentidão ou algo do tipo. Procure o Apache 2.2 e sobre mod-proxy para realizar isso, é bem fácil e útil de se fazer.
2° - Você pode utilizar o que você bem entender na view, sendo que a parte mais segura do seu sistema tem que ser muito segura, para isso eu indico a criação de keys e ambiente SSL no teu sistema, você pode googlear sobre isso também, o tema é abundante.
Este tipo de sistema tem que trabalhar muito bem com cookies, um grande aliado teu vai ser o jQuery e seus plugins, como você sempre vai estar armazenando algum tipo de dado ou fornecendo dicas para os usuário de produtos ou coisas vistas no sistema não importa quando ele acesse, não basta gravar dados em um db, sem contar que o sistema ficaria muito lento, mas sim guardar esses atributos nos cookies dele, assim toda vez que ele acessar você estará fornecendo a ele o que ele acessou.
hugo.hlcxcx
andre.froes:
Eu trabalho com tomcat 7 aqui no trabalho e diariamente temos mais de alguns milhões de acesso, funciona perfeitamente, mas existem alguns pontos que devem ser verificados:
1° - Quantidade de acessos:
Como aqui temos esse acesso massivo, existe a necessidade de um balanceamento de carga, então temos algumas instâncias do tomcat(8) rodando para segurar esse tanto de acesso e não apresentar lentidão ou algo do tipo. Procure o Apache 2.2 e sobre mod-proxy para realizar isso, é bem fácil e útil de se fazer.
André, antes de mais nada, gostaria de agradecer pelas dicas. Acredito que não vou ter tantos acessos assim, talvez eu chegue na casa dos milhares, mas de qualquer forma vou procurar mais a respeito do balanceamento como vc sugeriu. Até por que a idéia é sempre expandir, e a arquitetura deve ser pensada levando em consideração essa possibilidade de expansão.
Essa talvez seja, uma das partes mais importantes, e requer uma atenção especial. Inicialmente irei integrar a aplicação com algum sistema de Pagamentos Online, como o PagSeguro, ou Paypal e etc. mas ainda sim, vou analisar todas as suas sugestões.
Quanto aos cookies, eu havia pensado em alguma alternativa semelhante sim, pois é interessante que o sistema faça sugestões de produtos aos usuários, baseados em produtos acessados e compras feitas anteriormente.
Andei lendo sobre o Twitter Bootstrap e o JQueryUI, para a view. Vc já utilizou algum deles?
Victor_Neves
colega, se voce quiser algo mais rápido ainda que o apache2, tem o nginx para o balanceamento… ja ouvi falar muito bem dele, já ouvi falar até que há expectativas dele passar o apache em pouco tempo…