Tomcat + Antivirus

Fala povo!

Estou trabalhando num projeto onde o usuário pode enviar arquivos para serem armazenados no servidor.

Gostaria de saber se voces conhecem algum lugar ou alguma coisa que eu possa ler sobre antivirus nessa situaçao. Procurei e achei alguns jars que fazem a desinfecçao de alguns arquivos, mas sao especificos pra alguns virus.

Existe anti-virus em java? Existe uma maneira de rodar um anti-virus quando o usuario manda o arquivo pro servidor?! se existe, existe algum free?!

muito obrigado!!

abraços.

qual o seu SO?

Se você usar um antivirus tradicional (como o Norton ou o Viruscan) e configurar um diretório onde esse antivírus deva sempre olhar - e remover o arquivo caso ele esteja infectado, não importando a extensão; normalmente os antivirus não olham arquivos que não tenham extensões conhecidas - bastaria você só subir os arquivos para o servidor em um diretório “de quarentena”, esperar alguns instantes para que o antivirus dê seu parecer, e então mover esse arquivo para o diretório de destino.

Varrer um arquivo para checar se ele tem vírus costuma ser muito pesado. Consulte seu fornecedor de antivirus para saber se ele tem alguma rotina que possa ser usada por um programa Java para controlar seu comportamento.

Aproveitando a pergunta , com relação a anti-virus , no Gmail, qdo vc entra em uma mensagem que contem anexo, ele faz uma “checagem” de virus…

Alguem ae sabe como funciona ele, se realmente há uma checagem e tals…?

até mais…

Nesse caso o GMail, o Yahoo Mail etc. devem pagar uma licença que permite o uso do antivirus (como o Norton ou o Viruscan) via SDK do fornecedor de antivirus. Ou seja: o GMail, Yahoo Mail etc. pegam os “attachments”, chamam alguma API do fornecedor (não deve ser muito barato - mas é questão de perguntar ao vendedor) e verificam arquivo por arquivo.

entao…

um grande problema é que eu gostaria que a aplicaçao rodasse num servidor que eu nao tenho acesso a instalar programas…
tipo locaweb sabe…

será que existe saida?! :roll:

muito obrigado pelas respostas.