Tomcat criptografia via certificado

8 respostas
B

Ola pessoal,

estou com uma dúvida sobre o tomcat, queria saber como configurar o tomcat para trafegar com criptografia via certificado (https).

Se alguem poder responder ficarei muit grato

ATT++

8 Respostas

K

A maneira mais facil que eu encontrei eh fazer SSL no apache e fazer um proxy para o tomcat no localhost.

louds

Faz assim:

-Adquira 1 certificado, gerado ou comprado.
-Configure um connector para ssl (na porta 443 ou 8443) os que vem no server.xml do tomcat são ok.
-Copie o certificado para ~HOME/.keystore ou configure o connector para apontar para o .keystore (dica, olhe a documentação do tomcat sobre isso)
-Se tiver utilizando um JDK anterios ao 1.4.0 instale JSSE (olhe em java.sun.com/products/jsse)

K

“louds”:
Faz assim:

-Adquira 1 certificado, gerado ou comprado.
-Configure um connector para ssl (na porta 443 ou 8443) os que vem no server.xml do tomcat são ok.
-Copie o certificado para ~HOME/.keystore ou configure o connector para apontar para o .keystore (dica, olhe a documentação do tomcat sobre isso)
-Se tiver utilizando um JDK anterios ao 1.4.0 instale JSSE (olhe em java.sun.com/products/jsse)

voce conseguiu fazer isto funcionar com um certificado assinado por um CA reconhecido? Tipo, para o explorer nao reclamar?

louds

Não, porem eu não sei pq o procedimento para certificados caseiros não funcionaria com os assinados, já que ambos usam o mesmo formato.

Ahh, pode talvez existir alguma implicação caso o CA não esteja na lista de trusted CA’s do teu JRE.

K

“louds”:
Não, porem eu não sei pq o procedimento para certificados caseiros não funcionaria com os assinados, já que ambos usam o mesmo formato.

Ahh, pode talvez existir alguma implicação caso o CA não esteja na lista de trusted CA’s do teu JRE.

Entaum, por que com a verisign eu lutei lutei e acabei tendo que usar o certificado no apache com proxy pro tomcat, por que eles nao dao suporte para gerar o cert no formato do tomcat. E ai ja viu, nao funciona ne.

louds

certificado ssl é certificado ssl, X509.3
Se eu lembro bem, o problema seria o formato do keystore do java “jks”, que não é padrão e o certificado vem em PKCS #10 né? Isso, acho eu, que mudou na 1.4.2 e tem o suporte necessario.

Vou fazer uma pergunta idiota, mas voce importou o certificado para o keystore do java ne?

K

:shock: era pra importar :?:

:smiley: importei claro !

eu perdi alguns dias tentando fazer isto funcionar, como o tempo nao era “infinito” e o negocio tinha que ir pro ar. Tive a brilhante ideia de fazer o certificado no apache (que alias usa mutex e glibc com threads para handshake) deixar ele cuidar do layer de SSL que ele faz MUITO MELHOR que o tomcat, e proxie o layer HTTP pro apache.

BEWARE! No entanto, que nao eh assim tao simples. Todos os lugares que tinha URL’s nao relativas, phodeu, por que o server tava em http://www.mandic.com.br/cadastramento/ e as os urls tavam vindo com
http://localhost:1973/cadastramento/

IMHO, nao vale a pena usar o connector SSL no tomcat para fazer somente o layer SSL. O mod_ssl do apache eh bem mais rapido, muito mais testado e muito mais difundido por ai. Tipo ate os caras da verisign ja ouviram falar de ssl em apache. Voce fala pra eles “tem certificado pra tomcat?” eles provavlemnete vao responder: “Tomque?” :wink:

louds

Curioso no mínimo, pq o tomcat não utlizar um formato especial de certificado.

Ou seja, pelo que voce ta falando, java não funciona com certificados ‘de verdade’, por assim dizer, oque seria algo realmente grave

Criado 22 de setembro de 2003
Ultima resposta 24 de set. de 2003
Respostas 8
Participantes 3