Pessoal estou dando uma estudada em um tutorial aqui do guj que fala a respeito de JSF e mais uma vez me deparo com uma dúvida que muitos iniciantes, eu tenho certeza que têm.
O Eclipse tem classpath? O tomcat tem classpath? Se tem, onde ficam estas pastas para adicionarmos os jars das api’s?
Eu acredito que cada projeto possua seu próprio classpath, onde nós adicionamos os jars das apis que desejamos usar em cada projeto. (pelo menos eu faço desta forma). Teria como dar um plus no servidor tomcat ou no eclipse para configurar os jars das apis em um “classpath default” ou os jars tem que ser adicionados em cada projeto que desejo utilizá-los?
A parte do tutorial que me levou a criar este tópico foi esta:
Na parte que está em negrito foi onde me enrolei. Eu copiei os jars do JSF pra dentro da pasta (Tomcat5\common\lib) supondo que ali seria o “classpath” do tomcat mas na hora de testar a url do exemplo não funcionou. Antes que me perguntem eu copiei o jsf-caderno.war para a pasta webapps do tomcat como manda o tutorial.
Esta certo, eu sempre uso o “classpath” do eclipse p/ compartilhar contexto. Verifique quantos tomcat tem na maquina e qual o eclipse carrega, tem IDE com tomcat interno.