Tomcat e php

Olá pessoal,

Tenho o tomcat instalado porque estou aprendendo jsp, gostaria de saber se eu posso rodar php nele?
Dei uma olhada na net algumas pessoas falaram que tem, mas isso é gambi, é verdade?

O apache e o tomcat, rodam na mesma porta?

Vlws.

Olá

Sim, eles podem funcionar juntos. Dá uma olhada no blog da caelum

Sim, acho que é gambiarra sim.

Mas se a aplicação rodar normal, que mal tem? Gambiarra ou não, rodou bem? Ótimo.

Você pode fazer o que o Furutani escreveu, que é você integrar o Tomcat ao Apache.

E ambos responderia na mesma porta, apenas o que for java será atendido pelo Tomcat, senão será atendido pelo Apache.

Tomcat é um servidor web extendido para um Container Servlet (executa servelts e afins além das responsabilidades de um servidor web) e normalmente roda na porta 8080. Apache é um servidor WEB apenas e geralmente roda sobre a porta 80. As portas são configuráveis. Devemos sempre lembrar o parzinho IP + Porta. A integração Apache + Tomcat nada mais é que o apache passa a receber todas requisições e serve conteúdo web (geralmente texto, imagens, etc…); tudo que for conteúdo dinámico (que o conteiner Servlet tem responsabilidade sobre) o apache repassa para o Tomcat (na verdade o apache passa a ser um cliente do Tomcat). Na verdade é possível este tipo de integração com vários servidores de aplicação (IIS como exemplo) e até mesmo entre diversos apaches.