Tomcat em múltiplos cores

Estou com um tomcat rodando em um servidor quad-core, num dado instante, a aplicação travou em uma requisição que ficou consumindo 100% de cpu no processo dela, no entanto, o use de cpu real (como um todo) apontado no “top” (comando linux) era de 25%.
A partir dai conclui que o meu tomcat estava usando somente 1 core ao invés dos 4 cores do processador, pois, em processos que usam mais de um core, eu percebo que tal processo extrapola os 100% de uso da cpu, por exemplo, já vi um processo que consumiu 312%.

Eu sempre tive a impressão de que a JVM em si já dava este suporte à multi-core, alguém saberia me confirmar?
Alguém tem alguma idéia se é falta de suporte ao multi-core ou se seria algo da própria aplicação?

Crie uma aplicação que tem 10 threads, sendo que apenas uma das threads está em um loop infinito (ou seja, consumindo um core completo). Em uma máquina com 4 cores, tal aplicação (não importa em que linguagem for escrita) vai consumir 25% da CPU.

O Java não consegue pegar um loop infinito e dividir pelos 4 cores :slight_smile: