Tomcat em servidor na prática - dúvidas [RESOLVIDO]

7 respostas
A

Olá pessoal. Faz bem pouco tempo que comecei a trabalhar com desenvolvimento web (Servlets para ser mais específico). Nunca testei minhas aplicações em um servidor “de verdade” (na internet), sempre testei usando o Eclipse com o tomcat.

O problema é que agora eu recebi um desafio, criar uma Servlet para um amigo (coisa básica). Estou com dúvidas na questão da hierarquia de diretórios do servidor.
Gostaria de saber se no servidor que meu amigo vai alugar já vai existir as pastas ex:

src WebContent META-INF web.xml
Ou eu terei que criar (configurar o tomcat para que ele funcione)?

Mais especificamente:
Quando eu tiver acesso ao servidor, basta jogar os arquivos (Servlets, páginas, entre outros) nas pastas correspondentes e tudo vai funcionar ou eu preciso configurar alguma coisa primeiro? (não levando em consideração a configuração do web.xml)

Outra pergunta:
Digamos que o endereço do servidor seja esse: www.meuseridor.com
A pasta WebContent vai estar no diretório raiz do servidor (ex: www.meuservidor.com/WebContent)?

Obrigado pela ajuda.

7 Respostas

L

no tomcat vc vai encontrar a pasta webapp.
pegue o seu war e cole dentro de webapp.
o tomcat se encarreg do resto.

L

de fora do servidor, vc so vai conseguir acessar o que está implantado no tomcat…

ex: vc tem a pasta webapp/SuaAplicacao
vc so consegue acessar www.servidor.com.br/SuaAplicacao se a aplicacao estiver implantada!

L

outra coisa:
vc so consegue acessar desta maneira: www.servidor.com.br/SuaAplicacao
se o tomcat estiver escutando na porta 80. (a padrao do tomcat é 8080)

se nao mudar a porta para 80, terá de acessar assim: www.servidor.com.br:8080/SuaAplicacao

A

lauronolasco:
no tomcat vc vai encontrar a pasta webapp.
pegue o seu war e cole dentro de webapp.
o tomcat se encarreg do resto.

blz, entendido.

Mas, se aqui no desktop eu chamo meu JSP assim:
http://localhost:8080/MeuProjeto/index.jsp

Como eu devo chamá-lo no servidor (como fica a url)?

L

fica do mesmo jeito…
na sua maquina, localhost está referindo ao seu ip de loopback… é como se vc digitasse 127.0.0.1

entao vc vai trocar localhost por www.seusite.com.br

T

A porta você vai configurar no tomcat do servidor…

No seu tomcat local, está configurado 8080…

No tomcat que vai ficar lá no servidor, você pode deixar somente 80 pra acessar a URL direto, ou qualquer outra coisa como o amigo ai acima disse…

A

vlw pela ajuda e pelas dicas, Obrigado!

Criado 4 de março de 2010
Ultima resposta 4 de mar. de 2010
Respostas 7
Participantes 3