Olá!
Alguém sabe como configurar o tomcat como um serviço no linux, para que ele inicie automaticamente quando a máquina bootar? Como configurar aquele negócio de rctomcat?
Valew!
Olá!
Alguém sabe como configurar o tomcat como um serviço no linux, para que ele inicie automaticamente quando a máquina bootar? Como configurar aquele negócio de rctomcat?
Valew!
Para que dois tópicos?
obs.: Eu já ia responder no mais antigo.
Procure onde inicializa os serviços na distro que vais usar e veja como funciona.
eu jah ia apagar o outro, acho q este forum eh mais apropriado. :oops:
sobre o assunto: nao existe uma forma de se fazer isto via shell que funcione em qualquer distro?
Auf jedem Fall, Entschuldigung! Und danke sehr die Antwort!
Cada distro tem seu esquema de levantar os serviços… qual distro você usa?
estou usando o SLES 10…
As distros tem liberdade de definir onde seus inicializadores irão operar. No Slackware por exemplo, ficam tudo no /etc/rc.d , ali definidos os serviços, no Fedora Core ficam em /etc/init.d , no debian ficam no /etc/rc.* .
Nisso não tem padrão.
Até!
Vá em /etc/rc.d/ e edite o arquivo rc.(um número de runlevel) e adicione o comando que você quer que execute no determinado runlevel. (Slackware)
Retificando:
Vá em /etc/init.d/rc(numero do runlevel).d e coloque o seu script de inicialização ali (SLES 10)
Até!
coloquei em /etc/init.d/rc5.d um link simbolico para …/tomcat_start, chamado S17tomcat.
resultado: dou um reboot na máquina e nada do tomcat funcionar. mas se eu logo e digito /etc/init.d/rc5.d/S17tomcat, aih o tomcat passa a funcionar.
o q poderia estar errado?
[quote=kmagnani]coloquei em /etc/init.d/rc5.d um link simbolico para …/tomcat_start, chamado S17tomcat.
resultado: dou um reboot na máquina e nada do tomcat funcionar. mas se eu logo e digito /etc/init.d/rc5.d/S17tomcat, aih o tomcat passa a funcionar.
o q poderia estar errado?[/quote]
Provavelmente o Slack nao inicia o serviço no rc5, a maioria das distros iniciam no rc2, tente mudar ai.
nao deu certo ainda… coloquei em rc2, rc3 e rc5!
ah, SLES = SuSE Linux Enterprise Server.
Alguem ainda tem alguma ideia? Sugestao?
Qual é o nome da sua aplicação que colocaste em rc.d ?
Podes fazer outra coisa tb, mas não aconselho. Edite /etc/init.d/boot.local e coloque o link para o que quer iniciar ali.
Até!
. tomcat - script padrao para startar o tomcat no SLES 10. Fornecido pela propria Novell, funciona perfeitamente quando invocado via shell.
. tomcat_start - script que eu mesmo criei com o seguinte conteudo:
/etc/init.d/tomcat start > /root/log_tomcat_temp
date >> /root/log_tomcat_temp
. S17tomcat - link simbólico para …/tomcat_start
. K06tomcat - link simbólico para …/tomcat_start
–
Com estou acesando o servidor via SSH, restarto a máquina com o comando “reboot”
Entretanto, nada é registrado em /root/log_tomcat_temp. Mas seu eu rodo o tomcat_start via shel, o tomcat starta e é registrado as informações em /root/log_tomcat_temp.
RESOLVIDO -> no SLES 10, precisei ativar o serviço via YAST
Bem eu resolvi esse problema de outra forma, sem utilizar o yast. Até porque eu tinha instalado o tomcat apartir do codigo fonte (tar.gz).
Segui os seguintes passos:
#vi /etc/init.d/tomcat (abrirá um arquivo em branco)
digitar o seguinte:
JAVA_HOME=/usr/java/jdk1.5.0_10; export JAVA_HOME
CATALINA_HOME=/var/tomcat/
export CATALINA_HOME
/var/tomcat/bin/./startup.sh
No passo anterior as 3 primeiras linhas setam as variaveis de ambiente e a ultima chama o script que vem na propria instalação do tomcat para iniciar o serviço. Lembrando que as variaveis de ambientes devem ser setadas conforme a pasta em que foi instalada no seu sistemas operacional.
chmod 755 /etc/init.d/tomcat
#chkconfig -l | grep tomcat
tomcat 0:off 1:off 2:off 3:off 4:off 5:off 6:off
#chkconfig -a tomcat (esse comando irá setar os runlevels padrão na inicialização do SLES 10, ou seja, 3 e 5)
Executando o comando do passo 5 será possivel conferir se o level 3 e 5 foram setados. Pois deve ficar da seguinte forma
tomcat 0:off 1:off 2:off 3:on 4:off 5:on 6:off
Isso ai, espero ter ajudado!