Olá pessoal,
Não consigo entender a instalação do Tomcat no Windows. Já tentei várias coisas, mas acho que não entendi como funciona a JAVA_HOME… Será que alguém poderia fazer o favor de me explicar como devo "setar" esta variavel?
O melhor que consegui foi o seguinte:
set JAVA_HOME=C:jdk
set TOMCAT_HOME=C:tomcat
SET CATALINA_BASE=C:TOMCAT
set CLASSPATH=%JAVA_HOME%lib
PATH=%JAVA_HOME%bin
ai dá a seguinte mensagem:
Sem espaço de ambiente
The BASEDIR environment variable is not defined
THis environment variable is needed to run this program
Sem espaço de ambiente
Sem espaço de ambiente
Using Catalina_BASE: c:tomcat
Using Catalina_HOME: c:tomcat
Using Catalina_TMPDIR:
Using JAVA_HOME: c:jdk
Sem espaço de ambiente
Sem espaço de ambiente
Sem espaço de ambiente
Comando ou nome de arquivo inválido
ricjava,
tem uma sequencia no portaljava explicando.
Há algum tempo tive a mesma dificuldade por isso copiei o fonte do site. Segue:
Eu estava tentando configurar o Tom Cat 4.0 que vem com o Jbuilder 7 no Win 98. Tive uma dificuldade que
graças aos nossos amigos nakayatomo e aspirante que me deram umas dicas valiosas consegui resolver e estou
colocando na forma de artigo para que não quebrem tanto a cabeça.
A primeira dificuldade:
Ai clicar no Startup.bat que está na pasta bin do Tom Cat aparecia a mensagem "The CATALINA_HOME environment
variable is not defined correctly This environment variable is needed to run this program". Que diabos é
Variável de ambiete e como configura-las? Simples… Variáveis de ambiente são variaveis que o windows usa
para encontrar determinados caminhos de pastas ou arquivos… Uma PATH da vida ;-))) Para configura-la basta
incluir no Autoexec.bat a linha "set CATALINA_HOME = "C:onde_esta_seu_Tom_Cat" e a mesma coisa para o
JAVA_HOME. A segunda dificuldade:
Depois de ter configurado o autoexec.bat e reiniciado o micro ocorreu o segundo problema. Ao executar o
Startup.bat a mensagem reclamando da variável de ambiente não apareceu mais, porém vinha a mensagem "Sem
espaço de ambiente". Aqui cabe uma explicação do que seria este espaço de ambiente. O Windows, atraves do
command.com, aloca um espaço na memória para algumas funções indispensáveis para seu funcionamento, entre
elas, as variáveis de ambiente. Acontece que no Win98 esse espaço alocado é muito limitado. Devemos então
aumentar esse espaço. Para fazer isso inclua no Config.sys a linha "SHELL=C:COMMAND.COM /E:8192 /P " reinicie
o micro e inicie o Tom Cat.
´OK Tom Cat startado e não funciona. Eu dou dois cliques na MinhaPagina.jsp e aparece a janela do windows
perguntando qual programa executa o arquivo…´
Agora voce tem que "dizer" ao Tom Cat onde estão suas .jsp e acessa-las colocando o endereço completo da
página em um browser. Para configurar o Tom Cat localize o arquivo server.xml que fica na pasta conf e
acrescente as seguintes linhas (de preferência entre !-- Tomcat Manager Context --> e !-- Tomcat Examples
Context --> para uma melhor visualização):
!-- Tomcat Aplications Context --> Context path="/alias>" docBase="endereço completo>" debug="0"
reloadable="true"/> !–Descrição -->
No lugar de alias> coloque (sem >) um ´apelido´ que permitirá o acesso as suas páginas e em endereço
completo> coloque o caminho onde estas páginas se encontram (Ex.: C:JspMinhasPaginas). Entre !-- --> você
pode colocar um comentário ou descrição.
Estas linhas dizem para Tom Cat que quando você acessar "http://localhost:8080/alias>/minhapagina.jsp" ele
irá encontrar a minhapagina.jsp no endereço completo>. Você pode colocar tantas quanto necessário dessas
linhas, cada uma com um alias diferente.
Pronto, com o Tom Cat configurado e funcionando, é só estudar e colocar em prática o que você está
aprendendo… Qualquer dúvida entrem em contato.
PS: Não esqueça que o caminho é diretório, dois pontos, barra invertida( c: ).
[ Esta mensagem foi editada por: wconde em 26-03-2003 16:37 ]
[ Esta mensagem foi editada por: wconde em 26-03-2003 16:38 ]