Tomcat no Netbeans

Tenho reparado que o IDE usa configurações próprias na hora de usar o servidor de aplicação (não sei porque e não gostei disso).
Por exemplo, quando levanto o Tomcat no braço, ele é configurado na porta 8080, mas quando levanto pelo netbeans, fica na porta 8084.
Até aí tudo bem, já vi onde edita as configurações no netbeans, nada demais…

O problema é que quando eu levanto no braço a aplicação nem roda, ou seja, o WAR tá dependente das configurações do netbeans, o que me ferra na hora que eu tiver que levar o projeto lá pro servidor (com outras pastas e nem tem netbeans).
Só fui conseguir fazer a aplicação rodar no braço quando setei as variáveis de ambiente do sistema igualzinho o netbeans usa (dá pra ver quais ele usa quando starta por ele). Mas isso não é nada flexível, pois uma dessas variáveis de ambiente aponta para uma pasta oculta (.netbeans) lá do Documents and Settings do Windows. Como vou fazer pra levantar essa aplicação lá no servidor linux?

A vez que eu tentei deixar o tomcat independente do netbeans (instalando separado), eu não conseguia fazer o netbeans startá-lo (o que é conveniente pra quando estamos desenvolvendo, fazer um deploy rápido e testar…). Ou seja, ou é uma coisa, ou é outra.

Como se deve configurar essas coisa?

Ninguém? Nem uma idéia?

Olá
Eu uso eclipse, mas o netbeans também tem essa ferramenta… uso o ant e gero o war
que eu colo lá no webapps… Mas existe o plugin que executo dentro da IDE (eclipse) o tomcat!!!

Verifique se vc relacionou o tomcat com o netbeans, lá na guia servers… Obs:. não consigui
fazer isso com o netbeans 6.1 e 6.5 com o tomcat 5.5

Mas vejo como vc instalou o netbeans, porque ele configura o tomcat e glassfish na hora da instalação

Espero ter ajudado
Flwsss

Valeu pela resposta, Thiago.

Percebi que na verdade a dependência que meu projeto (ou o tomcat) está tendo é quanto à variável de ambiente CATALINA_BASE.
Pra que deve servir essa variável?
Quando setei essa variável (lá em Meu Computador -> Variáveis de Ambiente) para a pasta oculta de configuração do Netbeans, tudo correu bem.
Mas não quero que o tomcat e o projeto fiquem dependentes do Netbeans, claro. O ideal é que essa variável CATALINA_BASE pudesse ser igual à CATALINA_HOME, ou que nem fosse necessária…

Se eu não tivesse instalado o Tomcat embutido no netbeans não teria esse problema, em compensação eu não conseguiria controlar o Tomcat pelo Netbeans. E nem sei se esse projeto meu ia rodar, porque se levanto o Tomcat no braço ele só está rodando com aquela restrição da CATALINA_BASE…

Olá
Nussa, nos meus projetos não preciso setar nada de variavel de ambiente para rodar…
tente gerar o war e jogar no webapps, como havia falado antes, para ver o que
acontece… pq é meio ruim ficar dependendo da IDE… fica estranho quando for
para produção, vc falar para seu cliente temos que instalar o netbeans para rodar
o aplicativo… Com certeza ele não vai querer!!!

Fora que as vezes vc pode pegar algumas empresas que não tabalham com o tomcat
dai piora mais a situação…

Tenta fazer esse war e ve o q acontece… dai volte a postar aqui, de repente podemos
ajudar desacoplar seu aplicativo deste relacionamento… ok!!?

Espero ter ajudado
Flwsss

Olá leandrocm86 ,
Vc. está confundindo as coisas.
1- o Tomcat que vem junto ao Netbeans é para ser usado como parte do seu ambiente de desenvolvimento, o mesmo se dá com o Eclipse.
2- O arquivo war (Web ARchive file) é gerado automaticamente pelo “ant” se vc. fizer o build do projeto.
3- Procure na pasta “c:\seuproj\dist\seupro.war”. ele vai estar lá inteirinho.
4- È aconselhavel vc. usar o Tomcat incluso na distribuição do Netbeans para desenvolvimento de seus projetos

William, isso quer dizer que meu projeto não está dependente dessa variável de ambiente então né…
É porque quando eu levantava o Tomcat fora do Netbeans, não tava rodando o sistema, mesmo eu fazendo o deploy lá direitinho (como o thiago falou). Mas eu não cheguei a testar no servidor (onde o Tomcat foi instalado separadamente).

Bem, o importante é funcionar lá. Aqui no meu PC não precisa rodar desvinculado do Netbeans, claro.

Valeu William e Thiago.