Tenho reparado que o IDE usa configurações próprias na hora de usar o servidor de aplicação (não sei porque e não gostei disso).
Por exemplo, quando levanto o Tomcat no braço, ele é configurado na porta 8080, mas quando levanto pelo netbeans, fica na porta 8084.
Até aí tudo bem, já vi onde edita as configurações no netbeans, nada demais…
O problema é que quando eu levanto no braço a aplicação nem roda, ou seja, o WAR tá dependente das configurações do netbeans, o que me ferra na hora que eu tiver que levar o projeto lá pro servidor (com outras pastas e nem tem netbeans).
Só fui conseguir fazer a aplicação rodar no braço quando setei as variáveis de ambiente do sistema igualzinho o netbeans usa (dá pra ver quais ele usa quando starta por ele). Mas isso não é nada flexível, pois uma dessas variáveis de ambiente aponta para uma pasta oculta (.netbeans) lá do Documents and Settings do Windows. Como vou fazer pra levantar essa aplicação lá no servidor linux?
A vez que eu tentei deixar o tomcat independente do netbeans (instalando separado), eu não conseguia fazer o netbeans startá-lo (o que é conveniente pra quando estamos desenvolvendo, fazer um deploy rápido e testar…). Ou seja, ou é uma coisa, ou é outra.
Como se deve configurar essas coisa?