Tomcat porta sendo utilizada por outro aplicativo?

5 respostas
A

bom dia

instalei o tomcat4.1 em minha maquina, so que quando executo o localhost ele entra no oracle que ja tenho instalado nessa porta 8080, como devo proceder, para ter oracle e tomcat

obrigado!!!

5 Respostas

S

André,

Você teria me ajudado bastante se na sua mensagem você tivesse informado:

1 - Versão do banco de dados?
2 - Standart Edition ou Enterprise Edition?
3 - Plataforma (Windows, Linux, Solaris, AIX, etc)?
4 - Tipo do banco de dados (Produção, doméstico)?

Na minha resposta vou me basear no seguinte:

1 - 9iR2
2 - EE
3 - Windows 2000
4 - Doméstico

Certamente o que está te enchendo o saco é o JServer que já vem junto com o SGDB Oracle desde a 8iR3. Caso você não vá precisar do Oracle HTTP Server você poderia ter descartado ele no momento da instalação no Oracle Universal Installer. Caso não tenha feito, e com certeza não fez, pois ele está te enchendo o saco, você pode ir em Painel de Controle, Ferramentas Administrativas, Serviços. Lá você vai ter uma lista de serviços que estão rodando as quais descrevo abaixo:

OracleMTSRecoveryService -> Inicialização -> Manual
OracleOraHome92Agent -> Inicialização -> Manual
OracleOraHome92ClientCache -> Inicialização -> Manual
OracleOraHome92HTTPServer -> Inicialização -> Manual
OracleOraHome92PagingServer -> Inicialização -> Manual
OracleOraHome92SNMPPeerEncapsulator -> Inicialização -> Manual
OracleOraHome92PeerMasterAgent -> Inicialização -> Manual
OracleOraHome92TNSListener -> Inicialização -> Automático
OracleServiceNOME_INSTANCIA -> Inicialização -> Automático

Lembre-se. Cada caso é um caso…Tenho um banco de dados Oracle 9iR2, EE, Windows 2000 para testes aqui em casa e estas são as minhas configurações. Caso o seu banco de dados seja de produção talvez tenha que rever as configurações que eu te passei acima. Como exemplo o meu banco de dados de produção na empresa tem uma configuração totalmente diferente desta. Quando você passar as configurações para manual, lembre-se de parar o serviço em questão.

Qualquer dúvida é só entrar em contato.

A

windows 2000 server
Oracle 9.0.1.1

ja coloquei os servicos em manual.

como faco para acessar o tomcat, tenho que atualizar algum arquivo antes

obrigado desde já

Andre

S

Como assim acessar o tomcat?
Se você tem ele instalado na máquina com o serviço iniciado ele está disponivel em http://localhost:8080

douglasfs

“Andre Nunes”:
bom dia

instalei o tomcat4.1 em minha maquina, so que quando executo o localhost ele entra no oracle que ja tenho instalado nessa porta 8080, como devo proceder, para ter oracle e tomcat

obrigado!!!

Isso já aconteceu comigo, quando você inicia o serviço do Oracle 9i ele tem um Servlet Container na porta 8080 (isso dá conflito com o Tomcat, já que a porta default dele é 8080), nunca procurei saber como desabilitar essa opção no Oracle, eu utilizo a seguinte solução para iniciar o Tomcat (minha versão é 4.1.24):

Mudo a porta padrão do Tomcat no arquivo server.xml em TOMCAT_HOME\conf\server.xml

De: (basta alterar o atributo port)

<Connector className="org.apache.coyote.tomcat4.CoyoteConnector"
port="8080"               minProcessors="5" maxProcessors="75"
               enableLookups="true" redirectPort="8443"
               acceptCount="100" debug="0" connectionTimeout="20000"
               useURIValidationHack="false" disableUploadTimeout="true" />

Para:

port="80"               minProcessors="5" maxProcessors="75"

O código acima é para acessar http://localhost

Se por acaso você quisesse http://localhost:5656 você muda para

port="5656"               minProcessors="5" maxProcessors="75"

Entendeste ? :lol:

Isso é uma solução, a outra é consulta a documentação do Oracle para desabilitar o Servet Container dele .

S

O Servlet Container do Oracle é desabilitado, entres outras formas, descritas no manual do Oracle HTTP Server, através do simples fato de você parar o Serviço OracleOraHome92HTTPServer.
Em um banco de dados de produção, e quando coloco banco de dados de produção e utilizando Oracle significa que você tem ou terá volume de dados e desejará uma alta performance do seu servidor, em hipótese nenhuma é permitido a instalação de Servidores HTTP junto com o servidor de banco de dados. Como o banco do rapaz, pelo que tudo indica é um banco de testes ele acabou instalando.

PS… O Oracle HTTP Server nem é o mais ideal para este tipo de trabalho. Para situações que exigem desempenho caso queira algo pago utilize o 9i AS

Criado 25 de junho de 2003
Ultima resposta 25 de jun. de 2003
Respostas 5
Participantes 3