Uma usuária precisava testar um *.war no pc dela, que não tinha netbeans, jre, jdk, nada…
Instalei o tomcat 6.0.36 e o JRE no pc dela (windows 7 32bits), setei a JAVA_HOME apontando para a JRE… porém ao rodar o startup.bat, o tomcat me disse que a pasta apontada estava errada.
Instalei então o JDK e apontei o JAVA_HOME para ele e funcionou perfeitamente.
Pergunta: por que o TOMCAT precisa do JDK e não somente do JRE num pc q não será usado para desenvolvimento? Afinal, o *.war já tem os *.classes compilados.
Quando eu apontei o JAVA_HOME para o JRE, o tomcat retornou a seguinte mensagem:
[color=red]NB: JAVA_HOME should point to a JDK not a JRE[/color]
Ou seja, ele já canta a bola, dizendo que deveria apontar para uma JDK ao invés de uma JRE
Em seguida, apontei para o JDK, reiniciei o terminal, executei novamente o startup e funcionou na hora!
Minha estranheza é, a JDK não seria somente para desenvolvimento? Numa máquinha linux eu não precisei instalar o JDK. Ou o JDK já vem instalado default nas distribuiçoes linux?
Quando você faz o deploy de um JSP, o Tomcat chama o Jasper (compilador de páginas JSP) para criar um fonte .java. Esse fonte .java requer o javac para ser compilado. No Windows o javac só vem no JDK. No Linux, pode ser que você tenha um javac já na sua máquina sei lá por que razão.
É possível você criar uma instalação do seu sistema sob o Tomcat que não deixa nenhuma página JSP “solta” - só teria os .class resultantes das compilações dos .java resultantes dos .jsp s, mas isso é bem chato de fazer.
Faz muito sentido o que você está dizendo, mas minha distribuição (openSUSE 11.2) não tem javac em nenhum lugar… (só um javac.vim em /usr/share/vim/vim72, será nem executável é…)
Como é que está funcionando lá e no windows eu precisei instalar a JDK completa?
Cara, quando vc configura o toncat vc deve utilizar o JDK e não o JRE
Exemplo: Na aba service vc clica com o botão direito + new server + escolha a versão + next + no browser vc seta o caminho do apache e no campo JRE vc escolhe JDK. Lembrando que o seu JDK deve estar instalado.
[quote=alexandre.marques]Cara, quando vc configura o toncat vc deve utilizar o JDK e não o JRE
Exemplo: Na aba service vc clica com o botão direito + new server + escolha a versão + next + no browser vc seta o caminho do apache e no campo JRE vc escolhe JDK. Lembrando que o seu JDK deve estar instalado.
Abç![/quote]Acho que até agora você não entendeu o questionamento dele.
Opa, pérai! rsrs… tdo certo, não! Tá tudo muito estranho, isso sim! :lol: :lol: Ainda não sei q mistério é esse, q no linux não preciso instalar a JDK e no windows sim…
Pra complicar mais a situação, olhem o q eu encontrei no wiki do apache:
[quote=ddso]Opa, pérai! rsrs… tdo certo, não! Tá tudo muito estranho, isso sim! :lol: :lol: Ainda não sei q mistério é esse, q no linux não preciso instalar a JDK e no windows sim…
Pra complicar mais a situação, olhem o q eu encontrei no wiki do apache:
Ou seja, ele diz q o tomcat 5.5 pra frente funciona tanto com JRE ou JDK… Esse site é confiável?[/quote]Cara, se você for no teu linux e fizer javac aparece oq?