Tomcat precisa do JDK ou JRE para funcionar?

Uma usuária precisava testar um *.war no pc dela, que não tinha netbeans, jre, jdk, nada…

Instalei o tomcat 6.0.36 e o JRE no pc dela (windows 7 32bits), setei a JAVA_HOME apontando para a JRE… porém ao rodar o startup.bat, o tomcat me disse que a pasta apontada estava errada.

Instalei então o JDK e apontei o JAVA_HOME para ele e funcionou perfeitamente.

Pergunta: por que o TOMCAT precisa do JDK e não somente do JRE num pc q não será usado para desenvolvimento? Afinal, o *.war já tem os *.classes compilados.

Você leu na documentação dele o que ele precisa?

Não entendo pq estranhou tanto ele precisar da JDK…

Quando eu apontei o JAVA_HOME para o JRE, o tomcat retornou a seguinte mensagem:

[color=red]NB: JAVA_HOME should point to a JDK not a JRE[/color]

Ou seja, ele já canta a bola, dizendo que deveria apontar para uma JDK ao invés de uma JRE

Em seguida, apontei para o JDK, reiniciei o terminal, executei novamente o startup e funcionou na hora!

Minha estranheza é, a JDK não seria somente para desenvolvimento? Numa máquinha linux eu não precisei instalar o JDK. Ou o JDK já vem instalado default nas distribuiçoes linux?

Cara, blz?

posta o caminho das variaveis de ambiente…

você criou as duas?

JAVA_HOME e CATALINA_HOME

Quando você faz o deploy de um JSP, o Tomcat chama o Jasper (compilador de páginas JSP) para criar um fonte .java. Esse fonte .java requer o javac para ser compilado. No Windows o javac só vem no JDK. No Linux, pode ser que você tenha um javac já na sua máquina sei lá por que razão.

É possível você criar uma instalação do seu sistema sob o Tomcat que não deixa nenhuma página JSP “solta” - só teria os .class resultantes das compilações dos .java resultantes dos .jsp s, mas isso é bem chato de fazer.

Faz muito sentido o que você está dizendo, mas minha distribuição (openSUSE 11.2) não tem javac em nenhum lugar… (só um javac.vim em /usr/share/vim/vim72, será nem executável é…)

Como é que está funcionando lá e no windows eu precisei instalar a JDK completa?

Cara, quando vc configura o toncat vc deve utilizar o JDK e não o JRE

Exemplo: Na aba service vc clica com o botão direito + new server + escolha a versão + next + no browser vc seta o caminho do apache e no campo JRE vc escolhe JDK. Lembrando que o seu JDK deve estar instalado.

Abç!

[quote=alexandre.marques]Cara, quando vc configura o toncat vc deve utilizar o JDK e não o JRE

Exemplo: Na aba service vc clica com o botão direito + new server + escolha a versão + next + no browser vc seta o caminho do apache e no campo JRE vc escolhe JDK. Lembrando que o seu JDK deve estar instalado.

Abç![/quote]Acho que até agora você não entendeu o questionamento dele.

Ele ta falando que funcionou! >>>>funcionou<<<<

Ele quer saber pq precisa da JDK.

Atá, foi mau cara, eu entendi que ele estava configurando o toncat sem usar o JDK… rsrsrs

Então ta tudo certo.

Obrigado! :smiley:

Opa, pérai! rsrs… tdo certo, não! Tá tudo muito estranho, isso sim! :lol: :lol: Ainda não sei q mistério é esse, q no linux não preciso instalar a JDK e no windows sim…

Pra complicar mais a situação, olhem o q eu encontrei no wiki do apache:

“Tomcat 4 requires the full JDK. Tomcat 5.5 onwards will work with a JRE or a JDK.” (http://wiki.apache.org/tomcat/FAQ/Miscellaneous#Q20)

Ou seja, ele diz q o tomcat 5.5 pra frente funciona tanto com JRE ou JDK… Esse site é confiável?

[quote=ddso]Opa, pérai! rsrs… tdo certo, não! Tá tudo muito estranho, isso sim! :lol: :lol: Ainda não sei q mistério é esse, q no linux não preciso instalar a JDK e no windows sim…

Pra complicar mais a situação, olhem o q eu encontrei no wiki do apache:

“Tomcat 4 requires the full JDK. Tomcat 5.5 onwards will work with a JRE or a JDK.” (http://wiki.apache.org/tomcat/FAQ/Miscellaneous#Q20)

Ou seja, ele diz q o tomcat 5.5 pra frente funciona tanto com JRE ou JDK… Esse site é confiável?[/quote]Cara, se você for no teu linux e fizer javac aparece oq?

[quote=ddso]
Faz muito sentido o que você está dizendo, mas minha distribuição (openSUSE 11.2) não tem javac em nenhum lugar…[/quote]

Hum, é mesmo. Dependendo de como você baixa o Tomcat, ele vem com o Eclipse JDT Compiler, que é um substituto do javac:

http://tomcat.apache.org/tomcat-5.5-doc/RELEASE-NOTES.txt

Se eu digitar ‘javac’ no meu linux, não reconhece como um comando válido…

Se eu der um ‘locate javac’ no meu linux, são encontrados os seguintes arquivos:

/usr/share/vim/vim72/compiler/javac.vim
/usr/share/vim/vim72/syntax/java.vim

Eu acho que não tem nada a ver, até pq esses arquivos não estão marcados como executáveis…

Se eu digitar ‘javac’ no meu linux, não reconhece como um comando válido…

Se eu der um ‘locate javac’ no meu linux, são encontrados os seguintes arquivos:

/usr/share/vim/vim72/compiler/javac.vim
/usr/share/vim/vim72/syntax/java.vim

Eu acho que não tem nada a ver, até pq esses arquivos não estão marcados como executáveis…[/quote]então é pelo motivo que o entanglment citou acima.

Claro que é , é o site do fabricante :slight_smile:

A mesma coisa que eu perguntar se no site http://www.chevrolet.com.br as especificações técnicas do Chevrolet Spin são confiáveis.