Tomcat - Problema

31 respostas
ECO2004

Pessoal, estou percebendo que vira e mexe os meus arquivos de uma aplicação web estão sendo apagadas. Quando arrumo as minhas páginas (com o tomcat desligado) e verifico o meu xml na pasta Catalina, tento rodar a página e vejo que ela desapareceu. Aconteceu comigo muuuuitas vezes. Tantas vezes que até o meu backup está assim. Parece que quando mexo no .xml na pasta Catalina ou substituo algumas páginas jsp em minha pasta, mais tarde todos os arquivos no diretório estão apagados.

Já aconteceu isso com vcs? O que pode ser?

31 Respostas

V

Quais arquivos ? Quais diretorios ?
Arquivos de configuração ou da aplicação mesmo ?

[]´s

Victor_Neves

quando voce faz deploy no tomcat voce coloca os arquivos manualmente dentro das pastas ou voce gera um arquivo WAR e bota no tomcat?

ECO2004

Não coloco nada em webapp…nem mesmo .war.
Todos os arquivos são apagados, com exceção das pastas.

Eu crio um arquivo xml com o nome de meu projeto. Esse arquivo fica em C:\Program Files\Apache Software Foundation\Tomcat 7.0\conf\Catalina\localhost

Dentro desse arquivo, tem a localidade onde ficam as minhas páginas jsp, html e classes.

<Context path="/Intranet"
reloadable="true"
docBase="D:\Documents and Settings\User\Meus documentos\workspace\Intranet\WebContent"
workDir="D:\Documents and Settings\User\Meus documentos\workspace\Intranet\WebContent"/>

Assim, posso invocar as minhas páginas diretamente pelo browser http://localhost:8080/Intranet/minhaPagina.jsp

Engraçado que quando eu sobrescrevo uma página, tirando uma de meu backup e colocando no diretório onde se encontram as demais, todas foram apagadas automaticamente. As pastas continuam intactas. WebContent está lá. A pasta com, onde estão as minhas classes, tb está lá. Mas os conteúdo não!

Percebi que umas páginas minhas (jsp) não estavam em web content e a intranet não funcionava. Então, peguei as páginas que faltavam em meu backup e coloquei-as em web content. Depois, testei a intranet e funcionou. Até ai, nada de errado. Depois, no dia seguinte, dei um start no tomcat e fui acessar a página e dava que ela não existia.
Fui no diretório e nada de nenhuma página.

Esses arquivos foram feitos no eclipse versão 3. Copiei todas as páginas para outra localidade (o projeto inteiro) e fiz o meu xml em Catalina apontar para ele. Funcionou.

Antes já deu esses problemas. Essa semana, já é a terceira vez.

Se alguém souber o que pode ser, agradeço!

FernandoFranzini

Então amigo…fazer deploy via war funciona que é uma maravilha…agora vc ta usando essa GAMBIARRAAA de publicação kkkkk…nem sabemos como te responder…algum comportamento especifico do tomcat.

ECO2004

Onde tem gambiarra? Seu eu estou no meu ambiente de trabalho, transformando as páginas a todo momento, ficar criando .war toda hora faz perder tempo.

Quando você cria o seu .war? No final de seu projeto? Durante o seu projeto? Com que frequência?

FernandoFranzini

Onde tem gambiarra? Seu eu estou no meu ambiente de trabalho, transformando as páginas a todo momento, ficar criando .war toda hora faz perder tempo.
Quando você cria o seu .war? No final de seu projeto? Durante o seu projeto? Com que frequência?

Vc ta usando uma forma de publicação fora da especificação do web container JEE…vc ta usando uma extensão proprietária de um fornecedor de container para atender sua necessidade…
Minhas aplicações estão sendo usadas por 10 mil usuários + colaboradores de 15 agencias bancarias distribuídas no parana.
As atualização são testadas e homologadas em ambiente de oficial de homologação. Para atulizar o sistema on-line, usamos HOT-DEPLOY!! Jogamos o war novo dentro do web-app e o tomcat automaticamente mata todas as sessões…atualiza o sistema e todos as sessões são redirecionadas para o login inicial…Customizamos uma mensagem que avisa os usuários “Sistema foi atualizado, favor refazer login…”
A frequência é feita de acordo com a necessidade…mais ou menos 2 a 3 ao mês…

Victor_Neves

caracas! esse problema é muito interessante! nunca vi isso!
eu fiz um teste aqui, criei uma pasta fora do tomcat, criei um xml centro do conf/Catalina/localhost e subi o tomcat, fui no browser e acessei a JSP tranquilo.
depois desci o tomcat, alterei a JSP e subi de novo, quando fui acessar no browser lá estava minha JSP alterada… e também continuava na pasta…
só achei estranho um arquivo chamado SESSIONS.ser que ele gera, é um arquivo com uma extensão diferente. fui tambem na pasta work/Catalina/localhost pra ver o que o tomcat gerava de cache mas nao achei nada de anormal, no inicio eu pensei que o tomcat estivesse controlando inadequadamente o cache dos arquivos que estao fora do TOMCAT_HOME, mas nao parece ser esse o problema…

porém, eu testei com o tomcat6.0.33 no Debian6 64btis, fiquei com preguiça de baixar o tomcat 7 rsrsrs
mas nao creio que a plataforma do SO interfira tanto assim, talvez a versao do tomcat… NAO SEI… pode ser.

problema curioso e interessante…

Victor_Neves

nussa ja te responderam?! nem vi, fiquei sem atualizar a pagina rsrsr
entao, quando eu quero testar o projeto no tomcat, eu utilizo as teclas de atalho do Ecplise!! xD
gero o .WAR e jogo no tomcat em 5 segundos, CONTADOS já! hahahahahah

viva teclas de atalho!!

FernandoFranzini

Vai me dizer que essa gambiarra ai é pq vc não sabe fazer deploy para testes na sua IDE?

ECO2004

Vc ta usando uma forma de publicação fora da especificação do web container JEE…vc ta usando uma extensão proprietária de um fornecedor de container para atender sua necessidade…
Minhas aplicações estão sendo usadas por 10 mil usuários + colaboradores de 15 agencias bancarias distribuídas no parana.
As atualização são testadas e homologadas em ambiente de oficial de homologação. Para atulizar o sistema on-line, usamos HOT-DEPLOY!! Jogamos o war novo dentro do web-app e o tomcat automaticamente mata todas as sessões…atualiza o sistema e todos as sessões são redirecionadas para o login inicial…Customizamos uma mensagem que avisa os usuários “Sistema foi atualizado, favor refazer login…”
A frequência é feita de acordo com a necessidade…mais ou menos 2 a 3 ao mês…

Não perguntei com ironia. Perguntei para ver se vale a pena ficar fazendo .war. Com que frequência vc faz e toda vez que vc altera uma página jsp, vc cria um novo war, não é?

ECO2004

Der Meister:
entao, quando eu quero testar o projeto no tomcat, eu utilizo as teclas de atalho do Ecplise!! xD

viva teclas de atalho!!

Vc está com o plugin do tomcat no eclipse, né?

FernandoFranzini

Vc ta perguntando na atualização de desenvolvimento ou produção?

Victor_Neves

ECO2004:
Der Meister:

viva teclas de atalho!!

nao, nao estou usando plugin nenhum pra isso… é todo nas teclas de atalho do proprio eclipse, claro, eu tive que dar umas customizadas, nao existe no eclipse um atalho facil pra “export” , dai eu criei o atalho “shift+alt+Q E” dai ele abre a pagina de export, mas antes eu fui pra aba de packet explorer e selecionei o projeto – SEM UTILIZAR MOUSE E SO COM TECLAS DE ATALHO xD

é como naquelas manhas de teken3 cara! quanto mais voce usa o O+X nos jogos mais rapido e fera voce fica hahah … ja jogou teken, né? hahaha

– modificação 1
deaculpe, nao alterei tecla de atalho pra export, tive que alterar tecla de atalho pra abrir a aba “servers” por que eu perdia muito tempo usando o mouse pra ir ate la em baixo e selecionar a aba “servers” pra parar o tomcat, quando testo o tomcat pelo eclipse, utilize o atalho nativo pra export, é bom e rapido…

ECO2004

Vc ta perguntando na atualização de desenvolvimento ou produção?

Na atualização de desenvolvimento. Se, por exemplo, uma imagem ficou torta, vc tem que mudar as coordenadas dela. Quando vc muda essas coordenadas, vc nã recria o .war?

ECO2004

Der Meister:
ECO2004:
Der Meister:

viva teclas de atalho!!

nao, nao estou usando plugin nenhum pra isso… é todo nas teclas de atalho do proprio eclipse, claro, eu tive que dar umas customizadas, nao existe no eclipse um atalho facil pra “export” , dai eu criei o atalho “shift+alt+Q E” dai ele abre a pagina de export, mas antes eu fui pra aba de packet explorer e selecionei o projeto – SEM UTILIZAR MOUSE E SO COM TECLAS DE ATALHO xD

é como naquelas manhas de teken3 cara! quanto mais voce usa o O+X nos jogos mais rapido e fera voce fica hahah … ja jogou teken, né? hahaha

Saquei…

FernandoFranzini

Na atualização de desenvolvimento. Se, por exemplo, uma imagem ficou torta, vc tem que mudar as coordenadas dela. Quando vc muda essas coordenadas, vc nã recria o .war?

Não !! Impraticável !!Eu uso eclipse + WTP! ele faz automaticamente isso para mim…http://www.eclipse.org/webtools/
Vc usa oq?

ECO2004

FernandoFranzini:

Não !! Impraticável !!Eu uso eclipse + WTP! ele faz automaticamente isso para mim…http://www.eclipse.org/webtools/
Vc usa oq?

Depois que crio o meu xml, não preciso fazer mais nada. Se mudo qualquer coisa na página, aparece automaticamente. Não preciso fazer .war.

ECO2004

FernandoFranzini:

Vc usa oq?

Como é que funciona esse WTP?

FernandoFranzini

ECO2004:
FernandoFranzini:

Vc usa oq?

Vc integra o tomcat no eclipse e ele por debaixo dos panos vai gerando o WAR e atualizando dinamicamente sem vc ver!!

ECO2004

FernandoFranzini:
ECO2004:
FernandoFranzini:

Vc usa oq?

Vc integra o tomcat no eclipse e ele por debaixo dos panos vai gerando o WAR e atualizando dinamicamente sem vc ver!!

Mas isso gera overhead, né?

FernandoFranzini

Overhed em tempo de desenvolvimento?
claro q não…kkkkkk
Veja como fazer…http://www.eclipse.org/webtools/community/tutorials/BuildJ2EEWebApp/BuildJ2EEWebApp.html

ECO2004

FernandoFranzini:
Overhed em tempo de desenvolvimento?
claro q não…kkkkkk
Veja como fazer…http://www.eclipse.org/webtools/community/tutorials/BuildJ2EEWebApp/BuildJ2EEWebApp.html

Vlw pela dica. Vou ler…

FernandoFranzini

O tutorial é meio antigo…mas ainda é a mesma coisa…

1. Vc adiciona o tomcat para dentro do eclipse na aba “server”
  2. Vc usa o deploy automatica do eclipse - ele vai gerar o war automático e sincronizar…vc pode alterar paginas e que automaticamente ele sincroniza. Dai como navegador aberto vc consegue testar simultaneamente.
  3. Detalhe - unica coisa que vc não consegue testar é quando vc altera um .java ou xml ou outro arquivo…dai tem que reinicar o processo. Mas mesmo assim é mais produtivo q sua gambi ai…kkkkk Vc ainde pedir para o ide reiniciar automaticamente para vc! ele faz tudo…
phil.leroy

Já presenciei esse mesmo comportamento utilizando uma aplicação web proprietária da HP.

Como não tínhamos acesso aos códigos e tínhamos que dar o suporte mesmo assim (é a vida), vira e mexe faziamos esse mesmo esquema de atualizar sem gerar .war e esse problema ocorria.

A melhor maneira é evitar esse tipo de atualização.
Se quiser, você pode testar o comportamento criando uma outra instância do Tomcat (numa porta 8081) e verificar se o erro acontece também.

Abs.

ECO2004

FernandoFranzini:

2. Vc usa o deploy automatica do eclipse - ele vai gerar o war automático e sincronizar…vc pode alterar paginas e que automaticamente ele sincroniza. Dai como navegador aberto vc consegue testar simultaneamente.
  3. Detalhe - unica coisa que vc não consegue testar é quando vc altera um .java ou xml ou outro arquivo…dai tem que reinicar o processo. Mas mesmo assim é mais produtivo q sua gambi ai…kkkkk Vc ainde pedir para o ide reiniciar automaticamente para vc! ele faz tudo…

Não é gambiarra!!! kkkkkkk
Tem documentação e tudo de como fazer…procure na net…

ECO2004

FernandoFranzini:

Qual eclipse que vc usa? Eu uso o Europa.

ECO2004

FernandoFranzini:

Qual eclipse que vc usa? Eu uso o Europa.

FernandoFranzini

Helios…
Vc pode baixar o helios e abrir seu projeto tranquilamente.

ECO2004

FernandoFranzini:
Helios…

Uma coisa…eu já tenho o tomcat integrado ao meu eclipse…bobeira então baixar o WTP, né?

ECO2004

FernandoFranzini:
Helios…

Uma coisa…eu já tenho o tomcat integrado ao meu eclipse…bobeira então baixar o WTP, né?

FernandoFranzini

Pode usar o seu sim…mas faça deploy como indicado no tutorial.

Criado 30 de setembro de 2011
Ultima resposta 1 de out. de 2011
Respostas 31
Participantes 5