Tomcat só encontra jar se eu coloco na pasta lib dele T_T

Galera, to com um problema aqui. Estou utilizando o myfaces trinidad num projeto aqui.
Aí pra isso baixei o jar la no site e deixei em uma pasta randomica do meu pc.
Fui no eclipse, e criei uma User Library pra ele: Windows->Preferences->Java->Build Path->User Libraries. Dei um new e adicionei os 2 jar necessários.
Só que quando eu dou um start no tomcat pelo eclipse, recebo o seguinte:

java.lang.ClassNotFoundException: org.apache.myfaces.trinidadinternal.webapp.TrinidadListenerImpl

Não entendo por que isso acontece. Aí fui na mão mesmo, e adicionei os jar no diretório lib do Tomcat.
To com esse mesmo problema com os jars do JSF, só encontra se copio pro Tomcat
Existe alguma maneira de eu usar esse jar sem precisar copiar pra pasta do Tomcat? Imagino que deva ter

[]'s

Entao cara, em uma aplicacao WEB voce tem que adicionar seus jar’s em /WEB-INF/lib

Ate mais

Eu não posso deixar os jars em outra pasta e dar um “Add external jars”?

E se eu estiver utilizando Maven por exemplo, em que todos os jars ficam em 1 repositório separado?

[quote=Rafael FS]Eu não posso deixar os jars em outra pasta e dar um “Add external jars”?

E se eu estiver utilizando Maven por exemplo, em que todos os jars ficam em 1 repositório separado?[/quote]

seguinte… deixar os jar’s fora da pasta WEB-INF/lib, pode ateh funcionar durante o desenvolvimento através de muita gambiarra… mas quando vc for fazer o deploy da app e colocar em produção, o ideal é q os jar’s estejam na sua pasta… então por que nao fazer logo do jeito certo!!!

Cara, eu até entendi isso. Mas é como eu disse:

E se eu estiver utilizando Maven, já que o repositório dele com os jars fica num diretório fora do projeto até ?

e tipo, eu criei uma User Library pro JSF, com os jars dele, e gostaria de reaproveitar ela em outros projetos, então não gostaria de deixar o jar em WEB-INF/lib

Cara, usa o Maven para gerenciar suas dependencias, apenas isso! Agora, nao incluir suas dependencias em WEB-INF/lib eh romper com o padrao J2EE para aplicacoes WEB, mas nao apenas isso, voce perde portabilidade. Imagine o seguinte, toda vez que voce for implementar seu sistema em um cliente diferente voce vai ter que se preocupar com os classpath, etc. Que horrivel!

Ate mais

post errado

Concordo cara, tem q ficar na lib mesmo
Mas eu imagino que tenha uma maneira que faça com que o Eclipse pegue essa User Library e jogue no WEB-INF/lib do projeto, assim eu podendo reaproveitar as libraries
Mas não estou descobrindo como

Olha, imagino que ao exportar o arquivo para um .war o eclipse se encarrega de incluir as depencias gerenciadas pelo Maven no lib da aplicacao. Tente ai e depois me conte!

Ate

Pelo que entendi, do autor do tópico, o problema é simples. Vá nas propriedades do projeto, em Java EE Module Dependencies e marque as bibliotecas adicionadas e confirme. Pronto, agora funciona.

Ola Rafael

Colocando no add build path, quem ve as classes com certeza é o Eclipse. Na hora que voce liga o tomcat, o path definido no eclipse esta fora da jogada… ai ele so vai procurar no WEB-INF/lib (e nos outros lugares que o tomcat define, como no commons, etc)

Cara, é exatamente oq eu tava fazendo. Se vc for ver isso está até bem definido lá:

Mas por algum motivo não está funcionando. Eu criei um JSF Project, será que tem q ser um Dynamic Web Project pra funcionar ou algo do tipo? Bom, vou criar um novo workspace aqui e fazer um teste, e depois coloco a resposta aqui

Mas Paulo, você saberia então me dizer a utilidade de JAVA EE Module Dependencies citado anteriormente?

Bah, fiz o teste e me parece que é um bug do Eclipse mesmo

Criei um JSF Project, criei uma User Library com os 2 jars do JSF, adicionei essa library ao meu projeto e marquei ela no JEE ModuleDependencies.
Dei start no Tomcat e ele não reconheceu as classes.

Aí fiz o exato mesmo procedimento, mas criando um Dynamic Web Project. Dei start no Tomcat e ele reconheceu as classes normalmente.

Pqp, perdi metade do dia ontem tentando entender pq não tava funcionando T_T
Demorou mas descobri pelo menos =]

Mas como podemos fazer se eu tiver minhas libs na pasta c:/libs ??
Queria que o Eclipse encontrasse esses arquivos…

Só p evitar transferir as libs SEMPRE que for fazer um deploy!
Alguém sabe?

Ninguém sabe criar um .war (pelo eclipse) sem os jars na lib???

Toda vez que eu crio um .war as libs vão junto! Tudo bem se isso é normal, mas eu preciso que eles não entrem no .war

Olá pessoal, preciso criar uma caixa de diálogo em java para web. Quando o usuario criar no otão gravar a caixa deve aparecer, se o usuário confirmar a gravação ele grava, caso contrário, não faz nada.

Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

Abraço.

oOo O tópico é sobre lib amigo…
Se preferir pode abrir outra thread com sua dúvida! =D
Foi mau, mas foi inevitável! :smiley:

Alguém sabe fazer um .war sem os jars da lib???