talvez a pergunta seja imbecil. mas ela precisa ser feita : P
eu sei que ela nao esta totalmente ligada a java, mas vi posts aqui falando do tomcat, entao acho que eh valido.
tipo, ambos tomcat e apache sao servidores web, correto ? logo, eu poderia rodar php com o tomcat ?
Na verdade, não.
O tomcat é um servidor para jsp/servlets, já o apache é um servidor de PHP. Servidores diferentes, para tecnologias diferentes.
Abraços,
Adriano_Almeida
Pra rodar o PHP você vai precisar do Apache HTTPD Server, e pra rodar os servlets e jsp’s você vai precisar do Apache Tomcat. O que você consegue fazer é colocar ambos numa mesma máquina e até responder sob uma mesma porta. Mas eles são servidores diferentes e para fins (linguagens) diferentes.
mari_sm
valeu ; )
logo, supondo que eu por algum motivo quizesse ter uma pagina com partes do codigo em jsp e partes com php, eu vou precisar baixar os 2 servidores ?
Adriano_Almeida
Você não consegue ter um “mix” dos dois em uma única página! Ou é JSP ou é PHP!
mari_sm
achei que eu podia misturar qtas tecnologias eu pudesse, assim como dá pra misturar javascript, com flash, com css, com php, etc
o que impede entao a misturanca de jsp e php eh por causa dessa escolha de servidor entao ?
Adriano_Almeida
Acontece que PHP é uma linguagem interpretada e Java é uma linguagem compilada. Logo, ambos possuem mecanismos diferentes de trabalhar e funcionar que não se combinam. CSS, JavaScript e Flash você pode combinar com qualquer uma dessas tecnologias (PHP ou Java), pois, elas não dependem do que seu servidor faz. Mas como PHP e Java dependem de como SEUS servidores se comportam, eles não podem ser usados juntos, pois, Java trabalha de um jeito e PHP trabalha de outro.
Não sei se deu pra entender algo…rsrs… qualquer dúvida avisa!
mari_sm
deu pra entender sim.
eu entendo que todas essas linguagens ( php, jsp e asp ) tenham mecanismos diferentes, mas a principio elas se propoem a fazer a mesma coisa ( processamento do lado do servidor ).
nao sei pq sempre achei que pudessem rodar juntas com os softwares certos na mesma pagina.
valeu por sanar a duvida : )
F
FabricioWithTears
se quiser deixar o msn agente pode sanar outras coisas tb hehehehe
P
psevestre
mari_sm:
deu pra entender sim.
eu entendo que todas essas linguagens ( php, jsp e asp ) tenham mecanismos diferentes, mas a principio elas se propoem a fazer a mesma coisa ( processamento do lado do servidor ).
nao sei pq sempre achei que pudessem rodar juntas com os softwares certos na mesma pagina.
valeu por sanar a duvida : )
“Na mesma página” é meio relativo. Se vc. considerar a página final exibida pelo browser, ela pode, sim, ter partes geradas em PHP e outras em JSP.
Não que eu recomende esta abordagem, mas é comum uma intranet ser construída aos poucos, agregando sistemas in-house com pacotes de terceiros. No caso mais simples, temos os “inframes” mas vc. pode ter tb. SSIs e outros mecanismos.
Você consegue ter os 2 servidores ou mais na sua máquina, o Tomcat trabalha na porta 8080 por padrão e o Apache na 80, ou seja se os 2 servidores estiverem na ar, seriam acessados assim:
Nada te impede de trocar informações entre os 2 tipos de tecnologias, pois estamos trabalhando num protocolo HTTP.
otaviofcs
dbispo:
Na verdade, não.
O tomcat é um servidor para jsp/servlets, já o apache é um servidor de PHP. Servidores diferentes, para tecnologias diferentes.
Na verdade o apache não é um servidor de php, mas sim um servidor de páginas http. Ele permite, porém a inclusão de módulos que podem essas sim ser processadores dinâmicos de página, como o php, o cgi, o Tomcat. Sim, o Tomcat pode atuar como um módulo do Apache HTTP Server. O Apache pode ser configurado para que toda página com o nome tal (como jsp por exemplo) seja processado pelo Tomcat e toda página com nome outro_tal (como php, php4,…) seja processada pelo módulo do php. Nada impede que o php consuma um serviço java (webservice) e gere uma página com base em um processamento feito em java, mas não creio que seja isso que você queira.
Acho que o que você quer é compartilhar uma mesma sessão entre 2 aplicações. Deve ser possível se ambas forem chamadas através do Apache (até porque ele deve tratar do id da sessão para ambas as aplicações). Não me atrevo a passar desse ponto porém… :). Boa sorte
cleriston
Mas para rodar apenas sistemas com jsp e servlet, eu preciso do Apache + Tomcat ou só tomcat ?
fsquadro
cleriston,
Se for JSP e Servlet, só o tomcat.
S
sinval001
Java é uma linguagem compilada e interpretada.
Pesquise sobre servidor de aplicação e servidor de pagina ou servidor web mais especificamente que você saberá a diferença real.
Independente de linguagem.
adriano_si
sinval001:
Java é uma linguagem compilada e interpretada.
Pesquise sobre servidor de aplicação e servidor de pagina ou servidor web mais especificamente que você saberá a diferença real.
Independente de linguagem.
Sinval, acho que ela já pesquisou, já solucionou o problema, casou, teve filhos e nem está mais na TI, deve ser advogada ou coisa assim, afinal o tópico é de 2007.
Sem problemas, só tome mais cuidado da próxima vez que for comentar um tópico.