-
Porque o tomcat é considerado apenas container e não um servidor J2EE como o GlassFish ou JBoss?
-
Ele não suporta muitas conexões simultâneas?
-
Que tipo de vantagens são obtidas se for integrado com o apache?
Obrigado!
Porque o tomcat é considerado apenas container e não um servidor J2EE como o GlassFish ou JBoss?
Ele não suporta muitas conexões simultâneas?
Que tipo de vantagens são obtidas se for integrado com o apache?
Obrigado!
Ele não é considerado um Servidor de aplicações JEE porque ele não implementa toda a especificação JEE, mas somente a parte de Servlets, outros serviços de JEE como EJB, JMS, etc… não são implementadas pelo Tomcat.
Quanto à quantidade de conexões simultaneas que ele aceita está mais ligado ao seu equipamento (Hardware, rede, etc…) do que ao Tomcat especificamente…
As vantagens de ele ser integrado ao Apache é que o Apache lida melhor com arquivos estaticos, como imagens, CSS, JavaScript, etc… assim você tira essa responsabilidade do Tomcat e deixa pra ele tratar somente Servlets.
Resumindo, é pq ele só implementa as especificações de JSP/Servlets.
Sim, suporta.
O Tomcat foi feito para processar conteúdo dinâmico Java, integrando com o Apache, você pode separar o que é dinâmico do que é estático, deixando assim que cada lado faça o que sabe fazer de melhor, o Apache processando conteúdo estático e o Tomcat conteúdo dinâmico.
O tomcat é um container WEB.
Servidores JEE são compostos, entre outras coisas, de um container WEB e um container EJB.
Sim suporta. E isso não é um diferencial entre o Tomcat e um servidor JEE.
Por exemplo, o JBOSS que é um servidor JEE utiliza o Tomcat com container WEB. (Tambem existem versões do JBOSS que utilizam o Jetty como container WEB)
Ja o Apache é um servidor web.
Nele vc pode configurar modulos para que sejam executas outras tecnologias, tal como PHP.
Trabalhei em um projeto que utilizava Tomcat e Apache. No apache eram hospedados apenas o conteudo estatico (html,jpg,js).
Isso me deixa mais tranquilo, tenho um projeto feito em JSF que entrará em produção em breve que mandem certa de 400 conexões simultâneas durante o dia em um P4 3.2 GHz com 2 Gb de memória RAM. As configurações básicas do tomcat são suficientes para aguentar esse número de conexões simultâneas ou preciso fazer algum tipo de ajuste para que tudo funcione normalmente?
As únicas alterações que fiz no tomcat são em relação ao realm para controle de acessos de usuário e não mostrar a lista de arquivos de um diretório.
Obrigado!
Isso me deixa mais tranquilo, tenho um projeto feito em JSF que entrará em produção em breve que mandem certa de 400 conexões simultâneas durante o dia em um P4 3.2 GHz com 2 Gb de memória RAM. As configurações básicas do tomcat são suficientes para aguentar esse número de conexões simultâneas ou preciso fazer algum tipo de ajuste para que tudo funcione normalmente?As únicas alterações que fiz no tomcat são em relação ao realm para controle de acessos de usuário e não mostrar a lista de arquivos de um diretório.
Obrigado!
Há algumas coisas que você pode melhorar como por exemplo, adicionar um pool de conexões, etc…
Mas o pool de conexões pode ser controlado pelo tomcat ou tem que ser pela aplicação, até já tentei usar com hibernate que implementa o pool de conexões, mas sem o hibernate como poderia fazer?
Obrigado
Deixe que o tomcat gerencie suas conexões…
http://tomcat.apache.org/tomcat-5.0-doc/jndi-datasource-examples-howto.html
Mudando um pouco de assunto… Já tinha feito isso no firebird, mas estou precisando agora no sql server 2005, depois de muita insistência até quem fim consegui com o código abaixo, porém estou achando meio estranho.
<Resource name="jdbc/mydb" auth="Container" type="javax.sql.DataSource"
maxWait="5000" maxActive="10" maxIdle="5" username="sa" password="sa"
removeAbandoned="true" removeAbandonedTimeout="60" logAbandoned="true"
driverClassName="net.sourceforge.jtds.jdbcx.JtdsDataSource"
factory="org.apache.commons.dbcp.BasicDataSourceFactory"
url="jdbc:jtds:sqlserver://192.168.0.1:1433/Estoque"/>
No firebird quando eu iniciava o aplicativo verificando em propriedades tinha 10 conexões já iniciadas, e com o código acima verificando no activity monitor do sql server 2005 carrega apenas uma, é assim mesmo ou o código acima está com problemas? Qual seria a melhor configuração para pelo menos 400 conexões simultâneas?
Só por curiosidade. O que o JBoss utiliza como container EJB?