`
`
15 Respostas
Boa noite
Então, eu fiz minha monografia da pós gradução com o tema de engenharia de software, e um dos livros que utilizei como referência foi o do pressman intitulado: Engenharia de Software 6º edição.
Gostei bastante do livro, pelo menos nos assuntos que minha monografia abordava ajudou bastante, mas claro, tem algumas partes dele que são bem complexas, mas sobre o tema engenharia de software acho que é uma das melhores referências que você pode ter.
Falou.
Bom cara, eu particularmente gosto dos 2, são otimos autores.
Eu consegui levar bem apenas pegando na biblioteca da faculdade.
Mas, se fosse para comprar eu iria comprar do Pressman!
Abraços!!
xD~~
bom companheiro
Sinceramente gostei mais da forma da abordagem utilizada pelo Sommer .O vocabulário é muito mais didático e leve.O livro também aborda os mesmos tópicos do Livro do Pressman.
Comprei o livro do Sommer para realizar minha monografia da pós e gostei muito.
Durante o curtso utilizei um livro mais barato e simples , que é o do Tonsig (Engenharia de Software- Editora Ciencia Moderna) que aborda ainda vários conceitos como UML,Análise Estruturada ,Requisitos , etc . Além de ser bem mais barato do que os dois acima é só conferir www.litec.com.br .
Entre o Pressmman e Sommer , ficaria com o Sommer .
um abraço
hmm, o Sommer tem uma abordagem bem legal de explicacao, mas eu gosto mais do pressman, e as ultimas edicoes dele, tem realmente ficado muito show. Na epoca da monografia, eu conseguir desenvolver mais usando o pressman que o sommer.
Pega os dois na biblioteca da sua facul, vai lendo e ver qual vc acha melhor, foi assim que fiz antes de comprar, ja que nao sao baratinhos.
abracos,
Opa, obrigado pelas opiniões.
O pressman já tive bastante contato como comentei, mas sinto a necessidade de adquirir um livro de Eng. de Software e outro de UML, já que vou utiliza-los bastante daqui pra frente, e como tenho um desconto numa loja online, poderia comprar os dois por um preço razoável.
Acredito que eu vá comprar o pressman mesmo, mas se aparecer alguém e falar “compra o sommerville”, eu mudo de ideia hahahaha
E ai
Se vc quer o que é referencia em engenharia se software, compra o do Pressman mesmo, apesar de alto nivel como disseram, esse livro é a biblia da engenharia de software e introdução das ferramentas case.
Att.
É como o cara disse acima mesmo, o Pressman é a biblia da Engenharia de Software. Eu usei ele os 4 anos da faculdade, e provavelmente vou usar ele na pós que começo no ano que vem. O livro é perfeito. 
Estou lendo o livro do Pressman, é bom, mas é cansativo, estou +/- na página 80 e até agora tenho a impressão que estou lendo a introdução e lendo visao geral dos tópicos, parece não ir a fundo, também tem poucos exemplos… isso torna cansativo.
a edição que estou lendo é de 1995, há uma nova de 2006 se não me engano, alguém sabe me informar se há muita diferença ?
ontem dei uma lida por cima na livraria no livro do Sommerville e parece mais moderno, didático e ir mais a fundo, o que me dizem ?
Pressman, sem dúvidas.
não ajudou muito…
Se os tópicos são os mesmos e vc se identificou mais com o Sommerville, escolha esse então, ou faça uma mistura entre os dois dependendo de que tema vc pretende se aprofundar na sua monografia, eu por exemplo fiz sobre ferramentas case e pra isso o Pressman foi a melhor escolha.
Att.
Cara… quando fiz Eng. SW I e peguei o livro dos pressman nos primeiros meses eu viajava… mas vc acostuma rapidamente com os vocabularios e ai fica muito facil ler!
Eu diria Pressman, apesar de ter lido uma versão bem antiga
Quanto estava na faculdade eu comprei esse livro do Pressman, depois quando estava no último ano de faculdade vendi esse livro… O problema são os livros de análise numérica, cálculo diferencial e integral, Algebra linear e o diabo a quatro… hoje em dia acho que iria ser reprovado em todas essas matérias se fosse fazer a prova de novo, pois como diz aquele ditado: “O que não usa se atrofia” :lol:
Na boa, compre um livro prático de Pontos de Função ou UML que vai ser muito mais útil na sua vida prática. A não ser que isso sirva só para passar na prova… ou caso você queira ser professor…
Dica: Depois que você passar na prova, tente vender o livro bem rápido… ou senão tente comprar de um veterano que já recebeu a dica de alguém… se eu tivesse recebido essas dicas eu não teria um monte de tijolo de celulose no armário que só serve para entortar a prateleira(é incrível como a lei da gravidade funciona no longo prazo)… mas vou dizer que alguns livros serviram de comida para cupim…
Ano passado comprei este livro aqui:
Apesar de ser bem bobinho é mais útil que esses livros do pressman… bate bem com a realidade de uma empresa na prática…
E ai pessoal…
Eu gostaria da ajuda de vocês, no meu TCC eu vou “aplicar” algumas técnicas de engenharia como questões de documentação, vercionamento de código e documentos, metodologias de desenvolvimento(XP) e utilização de algumas ferramentas de gerenciamento de projeto em outros dois alunos que possuem Iniciação Ciêntifica e os seus projetos são interligados.
Sendo assim gostaria de saber um bom livro para poder obeter maior informação teorica e exemplos práticos para poder realizar o desenvolvimento desse projeto.
Como eu vi o pessoal fica muito entre o Pressman e o Sommerville, porém andei dando uma olhada no indice Use a cabeça - Desenvolvimento de Software e me parece que tem conhecimentos compatíveis com o que estou procurando.
Qual vocês aconselham???
Vlw