Vc conhece o Eric Raymond? Ele tem uns artigos deveras interessantes. Vou postar um trechinho do que está linkado em minha assinatura:
"Curvar-se não é um substituto para fazer o dever de casa
Algumas pessoas, quando percebem que não podem ser rudes ou arrogantes são o extremo oposto, submissos e suplicantes. ?Eu sei que sou um patético novato, mas…?. Isto não ajuda em nada. Pior ainda quando isto é acompanhado de informações vagas sobre o problema.
Não perca seu tempo, nem o nosso, com comportamento primata. Ao invés, apresente o histórico e os fatos da forma mais clara possível. Isto é bem melhor do que curvar-se.
Algumas vezes os fóruns web possuem áreas específicas para novatos. Se você acha que tem uma pergunta muito elementar, se encaminhe para lá. Mas também não chegue lá se curvando."
(…)
"Não mande seus deveres de casa
Hackers são bons em descobrir perguntas feitas nos deveres de casa; muitos de nós fizemos os nossos próprios deveres. Estas questões existem para que você faça o trabalho, para que você aprenda com a sua experiência. Tudo bem pedir dicas, mas não a resposta completa.
Se você suspeita de ter enviado uma questão do seu dever de casa, mas mesmo assim não souber resolvê-la, tente perguntar em um grupo de usuários ou (como último recurso) em uma lista usuários de um projeto. Mesmo que os hackers percebam este tipo de questão, alguns usuários avançados podem pelo menos lhe dar umas dicas."
huahuaha Boa…