`
`
5 Respostas
Hoje tava arrumando uma pilha de livros aqui, vendo quais eu ainda utilizava, quais não ia precisar mais, analisando a idade deles e me perguntando se daqui há 5 ou 10 anos eu ainda teria ou usaria algum deles. :lol:
Então fica a pergunta do título (vale responder que os bons livros duram pra sempre), e para o pessoal mais experiente::arrow: Qual o livro mais velho que ainda acompanha vocês?
Essa com certeza não é uma pergunta de fácil resposta, vai depender muito de qual o estilo de escrita do livro e ainda da tecnologia abordada.
Enfim, livros como SO, Engenharia de Software, Padrões de Projetos, Analise OO, etc. são livros de vida mais longa. Livros de Java, .Net, Ruby, etc. Tendem a serem úteis por um tempo menor (apesar de proporcionar um retorno mais rápido).
Cabe a você saber dosar suas necessidades.
PS: Um livro C completo e total vai durar muitos anos.
Este por exemplo:
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Mythical_Man-Month
1975! 
sobre livros de tecnologia é fácil responder.
Por exemplo, aprenda delphi em 21 dias. Não dura mais que 1 ano, a mesma coisa vale para o similar java, ou c++, ou qualquer outra linguagem que seja.
Já um livro de fundamentos não se perde nunca. Tenho um livro do rafael gonzales, processamento de imagens, de 2000, e ele será válido daqui a 300 anos. A mesma coisa para computação gráfica, inteligência artificial, algoritmos, etc…
“Tou” sabendo. Cada ano se inventam coisas novas; obviamente as coisas antigas “não se estragam” mas você também precisa ficar antenado com as novas. Na mesa do meu colega ao lado há um livro de Algoritmos do Cormen que lista um monte de algoritmos que não havia na minha época de faculdade (acho que tenho de estudá-lo para pelo menos passar na primeira fase da seleção do Google
)
Minha opinião:
Livro sobre uma tecnologia dura um bom tempo.
Livro sobre uma linguagem dura +/-.
Livro sobre um framework dura pouco tempo.