`

13 respostas
Jairo_Junior1

`

13 Respostas

drsmachado

Ao menos na empresa em que trabalho, não tem diferença nenhuma.

leoviniga

Acredito que a sua localização no sentido estado/cidade não é levado em conta não…no máximo eles vão te julgar pelo local onde você adquiriu experiência (empresa).

fabiocsilva

Não sei de casos relacionados a preconceito em relação a cidade, mas já vivi foi problemas ao me candidatar para vagas em São Paulo(sou de Salvador). Há pouco tempo me candidatei para vagas em São Paulo e estava recebendo pouquíssimas respostas. Depois de um tempo eu resolvi mudar o DDD do telefone que estava no CV de 71 para 11 e o que aconteceu? As ofertas finalmente apareceram. O que acontece é que o RH da maioria das empresas não está preparado para recrutar pessoal de outros estados, mesmo sendo pessoal qualificado. E das entrevistas que eu consegui, apenas uma foi remota, todas as outras eu era obrigado a ir na sede da empresa(o que é razoável).
Algumas vezes era engraçado. Me respondiam perguntando se eu estava em São Paulo e quando eu dizia que não mas que estava disposto a viajar para participar do processo seletivo o contato simplesmente sumia… :-o

B

Isso é porque muitas vagas são “para ontem” (sabe como é que é, as empresas normalmente deixam para contratar na última hora). Quando o cara é de outro estado ou cidade, (ou seja, você precisa dar um interurbano para contactar a pessoa), normalmente o pessoal do RH nem te chama, porque vai levar um certo tempo até você arranjar um lugar para ficar.

ViniGodoy

Acho que depende de que estado você saia, para que estado você vai, e para que cidade você vai.
Você vai ser bem visto se for do Sul indo para o Centro-Oeste e o Norte, e vai ser bem visto se for da capital indo para o interior.

Luiz_Aguiar

Acho que o único “problema” que pode ter é te oferecerem um salário maior que na sua região, mas menor que na região destino, se a sua de origem tiver um valor bem abaixo.

Imagine o exemplo, o cara vem do Acre onde o valor médio é R$2.000, para São Paulo onde é R$6.500, ai lhe oferecem R$4.500.

[]s

fabiocsilva

ViniGodoy:
Acho que depende de que estado você saia, para que estado você vai, e para que cidade você vai.
Você vai ser bem visto se for do Sul indo para o Centro-Oeste e o Norte, e vai ser bem visto se for da capital indo para o interior.

Acho que a questão da origem é mais relacionada com formação do que cidade. Um cara que se formou na USP ou Unicamp tem clara vantagem sobre outro formado pela UniFraude dos Comedores de Dinheiro. E quem estudou fora tem certa vantagem sobre quem nunca viajou(dependendo do tempo fora, é claro).

Por falar nisso, o que eu achava mais engraçado nos processos seletivos de São Paulo é que as empresas pediam inglês fluente mas quando você mandava o currículo em inglês elas respondiam “por favor, mande uma versão em português”. Eu não sabia se eu ria ou chorava kkkk

luiz_renato

Pergunta meio boba pro pessoal que tem se candidatado pra vagas fora de sua cidade:

No curriculo vc’s têm colocado a disponibildiade de mudar de estado no ato do envio do curriculo ou só depois ?

pinto

O pessoal de RH geralmente ignora solenemente candidatos de outros estados/cidades, porque é grande a chance de ter o seu tempo desperdiçado.
Na maioria da vezes o candidato está só testando o mercado e a sua própria empregabilidade, e poucos chegam a marcar e comparecer a uma entrevista pessoal, e destes quase todos na hora “H” dão pra trás.
E nem é por mal, o cara pode realmente estar muito a fim de mudar, mas isto não é brincadeira, envolve muitos fatores - moradia, família, estudos, escola das crianças, etc.

Jairo_Junior1

Obrigado pelas respostas, foram muito utéis.

pinto:
O pessoal de RH geralmente ignora solenemente candidatos de outros estados/cidades, porque é grande a chance de ter o seu tempo desperdiçado.
Na maioria da vezes o candidato está só testando o mercado e a sua própria empregabilidade, e poucos chegam a marcar e comparecer a uma entrevista pessoal, e destes quase todos na hora “H” dão pra trás.
E nem é por mal, o cara pode realmente estar muito a fim de mudar, mas isto não é brincadeira, envolve muitos fatores - moradia, família, estudos, escola das crianças, etc.

O ideal então seria mudar primeiro e depois procurar emprego? O que eu realmente queria ouvir era a história das pessoas que passaram por essa experiência.

pinto

Pode ser uma boa idéia. Planeje-se, economize, e passe um mês no seu estado Y. Se você trabalha, faça isto nas férias. Literalmente bata na porta das empresas. Duvido que você não seja levado a sério.

Eu passei, sou do RS, e moro hoje em Curitiba. Mas o meu caso não serve muito bem como exemplo, na época o mercado estava bem favorável, pude inclusive escolher entre São Paulo e Curitiba. Optei pela segunda. Hoje creio que escolheria SP, é um mercado muito legal e dinâmico.

josenaldo

Eu passei por essa experiência, saindo de Ilhéus, na Bahia, para Uberlândia.

No processo, notei que as empresas de SP tratam um pouco diferente sim. Muita gente diz que não existe preconceito, mas quando trabalhei em SP, vivi o preconceito na pele. Infelizmente, muita gente associa baiano a preguiça.

Bem, azar desse tipo de empresa, porque não apenas vim para Uberlândia, após fazer entrevista remota e aceitar uma proposta, como também já trouxe um colega, que trouxe outro, que trouxe outro… E nessa brincadeira já trouxemos mais de 10 baianos (sem contar as esposas, namoradas e noivas)… ssrsr

Enfim, mais alguns anos e Uberlândia vai ser conhecida como a capital dos programadores baianos. srsrsrsrsr

W

josenaldo:
Eu passei por essa experiência, saindo de Ilhéus, na Bahia, para Uberlândia.

No processo, notei que as empresas de SP tratam um pouco diferente sim. Muita gente diz que não existe preconceito, mas quando trabalhei em SP, vivi o preconceito na pele. Infelizmente, muita gente associa baiano a preguiça.

Bem, azar desse tipo de empresa, porque não apenas vim para Uberlândia, após fazer entrevista remota e aceitar uma proposta, como também já trouxe um colega, que trouxe outro, que trouxe outro… E nessa brincadeira já trouxemos mais de 10 baianos (sem contar as esposas, namoradas e noivas)… ssrsr

Enfim, mais alguns anos e Uberlândia vai ser conhecida como a capital dos programadores baianos. srsrsrsrsr

Eu nao acho que tem preconceito, afinal somos todos brasileiros!
Sao Paulo hoje em dia tem mais pessoas do norte e nordeste do que no norte e nordeste em si. :slight_smile:
Da pra “contar nos dedos” as familias que sao realmente paulistanas, mas esse eh o lado bom e ruim de Sao Paulo que nenhum outro lugar tem. :roll:

Como ja disseram as vezes as empresas nao tem tempo para esperar o candidato mudar pra SP, arrumar lugar pra morar (o que nao eh facil) e etc etc etc etc… eh muito mais facil contratar alguem que ja esta no lugar que a vaga eh oferecida.
A mesma coisa acontece com vagas no exterior, tem um monte de empresas que descartam canditados porque eles nao querem esperar todo o processo de imigracao, visto, mudanca, etc.

[off-topic], mas eu concordo com vc o povo brasileiro eh muito chato nesse aspecto, falamos mal de Argentinos, de gringos em geral e da mesma forma que as pessoas de SP as vezes usam termos pejorativos com pessoas do Norte e Nordeste, as pessoas do Nordeste tb nao sao santinhos, duas vezes que eu fui pro Nordeste ouvi gente de la me insultando simplesmente pelo fato de eu ser de SP. Muito chato quando isso acontece numa regiao que literalmente vive do turismo e deveria tratar melhor os turistas, especialmente os estrangeiros que amam o Brasil e o povo Brasileiro. :slight_smile:

//Daniel

Criado 23 de maio de 2011
Ultima resposta 24 de mai. de 2011
Respostas 13
Participantes 11