.
.
32 Respostas
Faça o programa de certificações, pode te livrar desses processos chatos.
Já tive que enfrentar isso, hoje me recuso por já ter passado várias horas na prometric e ninguém melhor q eles para avaliar Java, pq tem cada prova de consultoria, empresa…que vou contar !!
Foda é você fazer um processo seletivo pra Analista Pleno e ter que reponder :
“O que são tipos primitivos?” heheheh, é dose.
Cara, eu ja fiz algumas provas chatas…
tinha uma que me perguntava até sobre young generation, Permgen.
Concordo com o que o kenobi disse, e acho que chega uma hora que chega a ser desrespeito aplicar provas como esta, e as certificações tão ae para isto.
Mês passado recusei uma oportunidade para uma empresa que estava querendo aplicar uma prova de 4horas, depois de todo estudo e ralação que passei com certificações e experiência em projetos me senti até desrespeitado, pois me pareceu que não acreditavam em minha capacidade.
Voltando ao tópico, já fiz várias provas, desde questões de lógica, comandos java, padrões, frameworks, uma loucura só, em alguns casos o entrevistador não sabia o que ele realmente queria, provavelmente foi enrolado por alguma consultoria 8)
Concordo com o que o kenobi disse, e acho que chega uma hora que chega a ser desrespeito aplicar provas como esta, e as certificações tão ae para isto.Mês passado recusei uma oportunidade para uma empresa que estava querendo aplicar uma prova de 4horas, depois de todo estudo e ralação que passei com certificações e experiência em projetos me senti até desrespeitado, pois me pareceu que não acreditavam em minha capacidade.
Voltando ao tópico, já fiz várias provas, desde questões de lógica, comandos java, padrões, frameworks, uma loucura só, em alguns casos o entrevistador não sabia o que ele realmente queria, provavelmente foi enrolado por alguma consultoria 8)
Certa vez fiz uma entrevista pra trabalhar numa empresa X, ela veio com uma puta prova, o carinha veio falando:
- AH … pega a caneta pro candidato!! (Nem meu nome o filha da puta leu no cv).
Aí falou pra mim, olha, você faz a prova e depois te chamamos numa segunda rodada.
Cara esse foi o fim da picada. Eu me levantei e fui embora, o cara não entendeu nada.
Quando sou tratado assim me lembro logo do filme Hellraiser( o cara cheio de corrente pelo corpo que sai matando todo mundo), ele chama todo mundo de “pedaço de carne”.
Concordo com o que o kenobi disse, e acho que chega uma hora que chega a ser desrespeito aplicar provas como esta, e as certificações tão ae para isto.Mês passado recusei uma oportunidade para uma empresa que estava querendo aplicar uma prova de 4horas, depois de todo estudo e ralação que passei com certificações e experiência em projetos me senti até desrespeitado, pois me pareceu que não acreditavam em minha capacidade.
sinceramente, acho que não tem problema nenhum aplicar uma prova, mas concordo que esta pode ser dispensada se o cara ja tiver uma certificação.
uma coisa legal que fiz durante a entrevista para onde estou trabalhando hoje,
me pediram para escrever um trecho de código, não me lembro qual era o problema proposto agora, mas em um quadro branco 
e depois fizeram perguntas sobre o por que de eu ter escrito daquela forma.
Eu passei por uma avaliação no começo do ano, na qual teria de implementar uma árvore (não lembro mais com detalhes qual era…) seguindo padrão JavaBeans e Design patterns quando possível. Depois deveria expor a mesma para interação com o usuário em ambiente WEB com JSp e Javascript, (Não lembro do resto da avaliação hehehe), mas o detalhe é q a avaliação era para estágio, havia uma hora para concluir o exame (havia uma segunda parte…) e deveria ser escrito à caneta… hehehe phodinha…
Em algumas entrevistas eles pedem provas semelhantes as certificações SCWCD e SJCP baseadas no javarunch e Whizlabs, e acreditem em alguns lugares eles colocam algo que esta atrasado para os candidatos resolverem, exigem também modelagem de dados, diagramas UML.
Usei pair programming para testar as ultimas pessoas que entrevistei, mas com problemas mais proximos do dia-a-dia. O que vcs acham desse tipo de avaliação?
valeuz…
bom… se eu fosse certificado… rejeitaria… uma prova por essas conultorias… que muitas vezes sao ridiculas as perguntas… como perguntar sobre tipo primitivo… claro que depende da vaga… mas para cargos como programador e talz… a experiencia e a certificacao prova que vc é um profissional na area… acho que um cara q tem certificacao ou uma experiencia ja na area nao precisa provar nada a respeito do cargo. O problema que vejo… é o seguinte: " ta la vaga para programador java" uma concultorias ainda diz se é necessario conhecer outras linguaguens para ta dentro do perfil de seleção… eu jamais vou mim candaditar a uma vaga ontem tem Java, e ajax tb como pre-requisito ja que nao sei nada de ajax… a maneira de aceita acho flexivel… eu ja fiz um apenas… mas foi na skol para area de Ti mais qdo me chamaram… ja tava em outro… ai deixei pra la… mais fiz um teste… ridiculo ate… das questoes 4 deles tinha duas respostas… e ainda com erro… sendo que era de multipla escolha… ai marquei e fiz correções no teste. uhauha… nao lembro o nome da conultoria que tava fazendo a seleção…
A menos que o candidato tenha aquele bafinho de onça, é uma boa. 
Usei pair programming para testar as ultimas pessoas que entrevistei, mas com problemas mais proximos do dia-a-dia. O que vcs acham desse tipo de avaliação?valeuz…
Eu acho muito boa. Mais do que conhecimento técnico você vai avaliar a postura diante de problemas reais. Eu iria além, colocando o candidato pra fazer pair programming com outros da equipe, pra já checar as afinidades entre eles…
Duro é a vida de quem tá procurando estagio, eles sempre fazem prova de lógica nessas seleções… isso não seria um problema se não fosse o fato da prova de “lógica” ser de matemática.
O pior teste que eu fiz foi pra uma vaga com ASP.NET (quando o desespero bate vc começa a tentar de tudo kkk), das 2 horas pra fazer o teste pratico perdi uma hora com o entrevistador tentando fazer o Visual Studio funcionar.
Sem um teste / prova como ele vai saber o resultado de todo eu estudo, ralação, certificação, etc? Em discussões neste forúm já foram apresentados diversos casos de programadores com certificações mas ineficientes no ofício. Sobre duvidar da capacidade, qualquer empregador duvida (e com razão) até que se prove o contrário. Ou ele já te conhece?
Eu ainda não tirei certificação em java e acho que tenho muito o que aprender (já que estou no ramo ha 2 anos apenas), mas eu acho que ter certificação ou não é relativo e não comprova experiência.
Eu passei em dezenas de disciplinas na faculdade sem saber nada…“Decorei” os conceitos e na hora apenas apliquei.
Eu já vi aqui no fórum pessoas falando que usaram a certificação para entrar no mercado de trabalho. Tipo, o cara nunca trabalhou com java, não tem nenhuma experiência e decorou o que tava nos livros. Se você pedir para ele desenvolver uma aplicação simples, o cara nào vai saber como começar…
Não nem conseguir compilar uma classe.
Sendo assim, eu acho que os testes são validos, mesmo para quem tem certificação. Lógico que o teste deve ser direcionado e deve ser levado em consideração o tempo de experiência do candidato.
Hoje com a popularização da contratação PJ, é dificil você comprovar a experiência de um candidato.
Trabalhei numa empresa onde os caras já tinham se lascado muito devido a profissionais que diziam manjar java e que no fim não sabiam nada.
Só voltando a pergunta original:
Eu já fiz testes teóricos, testes lógicos em ingles, e até já me propuseram o desenvolvimento de uma aplicação pra ser feita em casa.
Na empresa onde trabalho nós passamos um teste, tb para ser feito em casa, que compreende uma aplicação web simples (crud). Isso para os casos de candidatos para estágio ou junior…A idéia não é só ver se o cara sabe tudo, mas principalmente ver se o cara sabe correr atras e pega as coisas rápido.
Nossa, quanta frescura do tipo “Se for assim eu não faço”.
Se eu fosse um empregador, e um cara chegasse com um currículo com os certificados dele de faculdade e certificações dessas aí de 5 estrelinhas (do tipo Sun), pegaria seu currículo e rasgaria na frente dele e falaria: “Você já provou pros seus pais que é capaz de ter uma faculdade e já provou pra Sun que é capaz de fazer suas provinhas. Agora, é hora de você provar pra mim que merece esse emprego.”
Eu simplesmente adoraria fazer isso.
Alguém já se perguntou por que os melhores programadores não são caras que tem faculdade? Não só vejo isso no dia-a-dia, como também no mundo dos famosos (da computação).
Um dia, eu assisti o programa Ídolos. Tinha uns caras que iam lá, que não cantavam merda nenhuma e achavam que os jurados eram errados por ignorá-los. Alguns até xingavam para as câmeras os jurados. A mãe desses caras devia ter falado: “como canta bem meu filhinho”. E o cara foi. Não é muito diferente do ramo da computação. O que muda, é você trocar o termo mãe ali, por certificação.
duvidante , CARA TU É O MAIS BRUTO QUE EU JÁ VI AQUI… Adorei o que tu disse, parabens tu e brutal…kkkkkkk
Grande abraço para você.... muito bom mesmo..............
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 
Uma dúvida que tenho é a seguinte, se você trabalha por exemplo com struts para desenvolvimento web e, em uma entrevista o entrevistador te perguntar detalhes por exemplo do struts-config, mas você não sabe de cabeça até porque utiliza uma ferramenta como eclipse que gera e atualiza este tipo de arquivos e você faz apenas pequenos ajustes diretamente…
isto é apenas um exemplo, existem mais casos em que isto ocorre, enfim, no seu dia-a-dia você não se apega a detalhes da linguagem, framework ou o que seja…e mesmo com experiência de 2, 3 anos não saberá responder questões na ponta do lápis, simplesmente porquê você não faz isso no seu cotidiano…
seria interessante expor isto no momento de fazer uma avaliação? o que fazer em uma situação destas?
Nossa, quanta frescura do tipo “Se for assim eu não faço”.Se eu fosse um empregador, e um cara chegasse com um currículo com os certificados dele de faculdade e certificações dessas aí de 5 estrelinhas (do tipo Sun), pegaria seu currículo e rasgaria na frente dele e falaria: “Você já provou pros seus pais que é capaz de ter uma faculdade e já provou pra Sun que é capaz de fazer suas provinhas. Agora, é hora de você provar pra mim que merece esse emprego.”
Eu simplesmente adoraria fazer isso.
Alguém já se perguntou por que os melhores programadores não são caras que tem faculdade? Não só vejo isso no dia-a-dia, como também no mundo dos famosos (da computação).
Um dia, eu assisti o programa Ídolos. Tinha uns caras que iam lá, que não cantavam merda nenhuma e achavam que os jurados eram errados por ignorá-los. Alguns até xingavam para as câmeras os jurados. A mãe desses caras devia ter falado: “como canta bem meu filhinho”. E o cara foi. Não é muito diferente do ramo da computação. O que muda, é você trocar o termo mãe ali, por certificação.
Concordo.
Já passei por vários processos que são muito piores que uma simples provinha de 2-3 horas. Alguns envolveram 2-3 entrevistas por telefone de 1h ou mais e depois 1 dia inteiro de entrevistas e provas onsite. Outra envolveu resolveu um probleminha de casa que me custou 2 semanas de esforço a 3 horas por dia. Foram as empresas nas quais eu mais me interessei em trabalhar até hoje, por sinal.
Concordo que provinhas escritas são algo completamente arcano e inutil a partir do momento que você deixa de ser estagiario. Boa parte das empresas apelam para isso pois não tem mão de obra qualificada, ou disponivel, para conduzir uma entrevista técnica boa e desafiadora.
Acabei de me lembrar do livro Como Mover o Monte Fuji, que fala sobre as perguntas aplicadas pela Microsoft nas entrevistas de emprego.
Alguém já leu ele?
Uma vez fiz um teste que acredito ser o mais eficiente:
Conversei com o arquiteto Java sobre tudo o que eu ja tinha feito e sobre outras coisas relativas à desenvolvimento na frente do Diretor da empresa. A conversa foi fluindo e o Diretor apenas perguntou pro arquiteto:
" - Nao entendo merd4 nenhuma de desenvolvimento mas sei que a conversa de vcs foi legal. Qual sua posição?"
" - Quero ele na equipe." - Responde o arquiteto
Parece estúpido, mas eu já estive dos dois lados dessa situação e posso dizer que dá pra saber muito sobre o cara por uma pergunta simples como “dê um exemplo de design pattern” ou “escreva um algoritmo que verifica se dois números são primos entre si”. Você consegue ver quem é o cara que responde “eu conheço singleton!” e quem é o cara que descreve Abstract Factory e explica quando não usar o pattern. Só pelas entrelinhas dá pra ver quem tem confiança no que diz e quem está caindo de para-quedas.
Mas concordo com o Fabio, nada melhor que perguntar sobre projetos anteriores.
Sem um teste / prova como ele vai saber o resultado de todo eu estudo, ralação, certificação, etc? Em discussões neste forúm já foram apresentados diversos casos de programadores com certificações mas ineficientes no ofício. Sobre duvidar da capacidade, qualquer empregador duvida (e com razão) até que se prove o contrário. Ou ele já te conhece?
Não disse que sou contra provas, apenas que estas provas escritas em certo ponto em nossa carreira acabam se tornando um desrespeito. Eu mesmo aplico provas em meus candidatos atualmente, mas sigo um modelo mais real, normalmente agendo uma conversa por telefone e faço algumas perguntas que apenas a experiência pode levar a pessoa a responder corretamente, e também peço que o cara me dê solução para problemas do mundo real, pois não importa quantas certificações a pessoa tenha, a experiência só pode ser alcançada na prática.
E realmente acho algo horrivel um cara com 10 anos de experiencia fazer uma prova sobre logica de programação e coisas do tipo, prefiro deixar estas para os iniciantes na area e checar as referencias da pessoa, a pratica me levou a crer que são as fontes mais confiaveis, seguidas de uma boa entrevista telefonica com questoes do mundo real.
Minha metodologia entrevistas esta baseada no link em minha assinatura, caso alguem sinta curiosidade 
No meu emprego atual eu passei por quatro fases, foram ± assim:
1 - Na primeira fase teve questões de certicação (multipla escolha + dissertativa) + questões sobre desenvolvimento de software + perguntas sobre a área que estou trabalhando + alguns puzzles (esses foram bem legais).
2 - Na segunda fase entrevista com o lider/arquiteto do projeto.
3 - Na terceira fase entrevista com o diretor de TI.
4 - Entrevista final com o RH.
No meu emprego atual eu passei por quatro fases, foram ± assim:1 - Na primeira fase teve questões de certicação (multipla escolha + dissertativa) + questões sobre desenvolvimento de software + perguntas sobre a área que estou trabalhando + alguns puzzles (esses foram bem legais).
Já passei pro algo semelhante, e no final a moça so RH me disse: “Parabens, você foi aprovado no processo, vamos assinar o contrato, o valor é X + beneficios.”
Sendo que o valor que ela me ofereceu era minha pretensão salarial (que passei no inicio do processo) dividida por 2 e quando me propus a negociar aumentaram 200 reais. Lamentei pela “confusão” que fizeram e pelo tempo perdido em ambos os lados(3 semanas) e fui embora.
No dia seguinte me ligaram oferecendo o valor que pedi.
No meu emprego atual eu passei por quatro fases, foram ± assim:1 - Na primeira fase teve questões de certicação (multipla escolha + dissertativa) + questões sobre desenvolvimento de software + perguntas sobre a área que estou trabalhando + alguns puzzles (esses foram bem legais).
Já passei pro algo semelhante, e no final a moça so RH me disse: “Parabens, você foi aprovado no processo, vamos assinar o contrato, o valor é X + beneficios.”
Sendo que o valor que ela me ofereceu era minha pretensão salarial (que passei no inicio do processo) dividida por 2 e quando me propus a negociar aumentaram 200 reais. Lamentei pela “confusão” que fizeram e pelo tempo perdido em ambos os lados(3 semanas) e fui embora.
No dia seguinte me ligaram oferecendo o valor que pedi.
É complicado … processos demorados é um grande teste para a paciência … o ideal antes de qualquer entrevista é já negociar o valor hora, dessa forma evita-se a perda de tempo de ambos os lados.
certo dia fiz uma entrevista onde responsável pelo projeto, cheio de correntinhas de ouro, começou a falar q a empresa tinha “moral” para pegar licitações e nem precisava de cliente privado. depois desse chá de canalhiçe ele contou como o framework próprio deles era foda e isso foi a gota d’água.
A entrevista foi em agosto desse ano… só em dezembro essa empresa me liga dizendo que passei
Graças a Deus já estava em outra.
fiz aprova, mas o teste mesmo foi aguentar esse gerente de projetos 
++ EDITADO ++
gerente estilo marcelo D2 é foda :lol:
Uma vez fiz um teste que acredito ser o mais eficiente:Conversei com o arquiteto Java sobre tudo o que eu ja tinha feito e sobre outras coisas relativas à desenvolvimento na frente do Diretor da empresa. A conversa foi fluindo e o Diretor apenas perguntou pro arquiteto:
" - Nao entendo merd4 nenhuma de desenvolvimento mas sei que a conversa de vcs foi legal. Qual sua posição?"
" - Quero ele na equipe." - Responde o arquiteto
Pelo menos o Diretor da empresa foi sincero. Eu teria gostado de entrar na equipe, mesmo recebendo pouco e sendo PJ, opz, PedaçodeCarne.
Só fiz um teste, com questões sobre java tipo as de certificação; Algumas coisas de UML; Testes de lógica;
Só fiz uma vez, tirei 10!!! :lol:
Agora não faço mais provas; essa fase passa!!!
Eu já tive que desenhar uma quadrados e bolas :shock:
O entrevistador deve ter pensado que eu era retardado ou algo do tipo
:?