Tópico trancado por assunto diferente

O assunto da thread que não consigo encontrar mais aqui era “a diferença entre uma idéia e uma implementação” onde era estabelecido que uma idéia, o conhecimento, é livre e portanto não há nenhum problema em distribuí-la livremente, tanto que escritores de livros fazem issso. A implementação é o trabalho envolvido em transformar uma idéia em uma realidade, e isso não é a mesma coisa que distribuir conhecimento.

A outra thread fala sobre “open source como mão de obra barata” onde estabelece-se o interesse de grandes corporações em incentivar o open source afim de afundar ainda mais os salários dos desenvolvedores, usar trabalho dos outros sem precisar pagar pelo projeto, etc.

As duas threads são assuntos completamente distintos. Exijo que a minha thread sobre idéia e implementação seja devolvida.

Bem, não foi nem o contexto, e nem o rumo que ambas as threads tomaram. Especialmente se você ler o conteúdo. Só como exemplo, você começa citando explícitamente o open source, e termina com um questionamento especificamente sobre cobrança do código fonte.

Além disso, também tranquei a thread por ter alto potencial de gerar discussões e brigas no GUJ, como bem observado inclusive por outros colegas de forum.

Thiago, vc está criando tópicos unicamente para Flames… não sei se intencionalmente, mas está… Você ataca o Open Source, muitas vezes com exemplos simplórios que ambas as empresas já quebraram sua crítica com Modelo Open Source, você pega um exemplo e detona todo um modelo com base em um case, você ainda tem “cabeça-dura” para Open Source e ainda vive no mundo da Paranóia onde só existem ladrões de código querendo te roubar… Então véio… sei que é OFF-Topic, mas não espere aplausos, você está em um Fórum Java onde existem programadores (ou curiosos) que programam em uma plataforma com base nesse modelo… Onde vários aqui trabalham com modelo Open Source e como você pode ver, ninguém está morrendo de fome ou chorando porque teve seu trabalho intelectual roubado. Quer provar que modelo Open Source não presta ?? Rouba o código de alguém e faz um sistema igual fechado e melhor… PRONTO, vais ficar rico e tua teoria estará provada… enquanto isso, deixa o fórum em paz a não ser que seja pŕa contribuir com uma discurssão que realmente venha agregar algo para a comunidade e não apenas gerar Flameware. Aqui a maioria já enxergou os benefícios do Open Source frente ao modelo de Negócios $$$…

Foi mal cara, na boa mesmo… impossível concordar com a maioria das coisas que falas… porque simplesmente já saímos dessa paranóia toda e vivemos no mundo da colaboração e não da ladroagem…

Falows :wink:

[EDIT] Aproveitei o espaço, não quer dizer que concordo com o trancamento do seu tópico… Falows…

Só lamento o fato de pessoas sem base ou conhecimento prévio criticarem o Software Livre. Pesquise, estude o assunto para ter base para argumentar.

Né por nada não, mas mesmo não concordando com muita coisa que o Thiago diz eu acho que ele levanta uns questionamentos interessantes.
O problema é que ele não tem a capacidade de argumentar sem ridicularizar seus interlocutores.

Se as discussões fossem debates saudáveis ao invés de competições de quem sabe mais e quem conhece mais xingamentos nenhuma thread seria censurada.

Agora voce chegou no PONTO da coisa, isso acontece em muitas threads por aqui, nao há argumento técnico entao atacam os outros.

[quote=dlt]Né por nada não, mas mesmo não concordando com muita coisa que o Thiago diz eu acho que ele levanta uns questionamentos interessantes.
O problema é que ele não tem a capacidade de argumentar sem ridicularizar seus interlocutores.

Se as discussões fossem debates saudáveis ao invés de competições de quem sabe mais e quem conhece mais xingamentos nenhuma thread seria censurada.[/quote]

Só porque eu mando tomarem maracujina? Haha. Ou vocês aprendem a conversar feito gente grande sem rodar a baiana por qualquer coisinha ou merecem ouvir gracinhas mesmo.

[quote=adriano_si]Thiago, vc está criando tópicos unicamente para Flames… não sei se intencionalmente, mas está… Você ataca o Open Source, muitas vezes com exemplos simplórios que ambas as empresas já quebraram sua crítica com Modelo Open Source, você pega um exemplo e detona todo um modelo com base em um case, você ainda tem “cabeça-dura” para Open Source e ainda vive no mundo da Paranóia onde só existem ladrões de código querendo te roubar… Então véio… sei que é OFF-Topic, mas não espere aplausos, você está em um Fórum Java onde existem programadores (ou curiosos) que programam em uma plataforma com base nesse modelo… Onde vários aqui trabalham com modelo Open Source e como você pode ver, ninguém está morrendo de fome ou chorando porque teve seu trabalho intelectual roubado. Quer provar que modelo Open Source não presta ?? Rouba o código de alguém e faz um sistema igual fechado e melhor… PRONTO, vais ficar rico e tua teoria estará provada… enquanto isso, deixa o fórum em paz a não ser que seja pŕa contribuir com uma discurssão que realmente venha agregar algo para a comunidade e não apenas gerar Flameware. Aqui a maioria já enxergou os benefícios do Open Source frente ao modelo de Negócios $$$…

Foi mal cara, na boa mesmo… impossível concordar com a maioria das coisas que falas… porque simplesmente já saímos dessa paranóia toda e vivemos no mundo da colaboração e não da ladroagem…

Falows ;)[/quote]

Vocês tem sérios problemas de lógica, e sempre caem para o emocional. Não sou eu quem precisa provar que opensource não presta, são vocês que precisam provar que ele presta. Existem diversos exemplos de desenvolvedores opensource passando dificuldades, empresas falindo, etc. A IBM, Oracle, Sun não contam pelos motivos que já disse em outras threads.

Ninguém consegue explicar em termos claros como opensource ajuda desenvolvedores ou o mercado.

É sabe de uma coisa Thiago, você tem razão. Vamos imediatamente demitir todo mundo que trabalha com opensource. Aí vamos torcer para essa galera desistir de programar e se tornar médico, advogado entre outros. Dessa forma o mercado ficará restrito a meia duzia tecnologias, claro, sem contar aqueles que com certeza irão piratear a rodo. Dessa forma, quanto você acha que vai valer a hora de um programador, com certeza menos que a de um servente de obra. Você talvez não saiba, mas existem regras básicas no mundo capitalista. Algo como oferta e procura. Você que defende tanto o software fechado devia se interar mais sobre indenizações recordes pagas por essas empresas por quebra de direitos básicos da livre concorrência. A Microsoft já foi condenada, por exemplo, a pagar alguns milhões para SUN. Camarada dentro da sua lógica “inteligente” você só se afunda. Monopólio, cartel, oligarquias e outras coisas do genêro nunca foram boas e nunca serão. Se você acha que os caras são tão bons então pague para ter tudo. Espero que pelo menos, ao contrário de muitos desenvolvedores de tecnologias pagas, você não tenha pirateado sua IDE de desenvolvimento, um da borland custa o olho da cara.

Práticas monopolistas nada tem a ver com licenciar software. Tanto a Microsoft, quanto a IBM entre outras foram processadas por isso.

Pagar pela licença é uma forma de dar incentivo para o desenvolvimento de mais softwares. Isso ajuda o mercado em forma de mais recursos disponíveis.

Ser remunerado pelo tempo e recursos investidos no desenvolvimento de um produto não é cartel, nem oligarquia, nem nada do gênero.

Em qualquer ramo com um número pequeno de empresas existe essa tendência, ou melhor, esse fato. Porque então os governos criam mecanismos para impedir fusões, ou ao menos julgar se o mercado não irá se concentrar na mão de poucos. Com certeza existe muito mais gente empregada hoje graças às tecnologias open source. Elas deram muita força às áreas de TI de pequenas e médias empresas. Você não faz idéia do quanto é caro licenças window cliente-servidor, fora que tem pagar separadamente pela licença dos OS do cliente e do servidor. Um depende do outro, quem decide é o mercado. Se open source fosse ruim você não estaria tão desesperado com as diversas fatias de mercado que muito programas pagos vem perdendo. Mas tudo bem, para você fica o ditado de Carlos Drummond de Andrade …

É exatamente o que estou dizendo, o mercado decidiu. Decidiu usar algo sem pagar, e empresas que dependem de software livre vão à falência ou apenas sobrevivem.

Essa história de fazer consultoria é o maior disparate. Se eu investi algumas milhares de horas em um produto então quero reaver o tempo investido naquele desenvolvimento. A consultoria é algo totalmente a parte e o valor recebido dela é para reaver o tempo investido na consultoria, e não em outro lugar.

Faço das palavras do Dalto as minhas.

Thiago, não é questão de levar para o lado emocional, é questão de respeito e nenhuma pessoa vai querer debater com alguém que fale gritando, ou fique falando “palavrões” ou que a mande tomar maracujina. “Ou você aprende a conversar feito gente grande…” ou ninuém mais vai querer conversar com você. :wink:

Posso dar meu conselho? Lembrando que: Se conselho fosse bom… blá blá ???

Eu pediria para algum administrador remover este post, visto que você criou um tópico, onde todos nós estamos “chamando” a sua atenção e você continua retrucando. Isso não é bom para sua imagem no GUJ e para o mercado. :wink:

Abraços.

Ok, acho que esse tópico aqui não está levando a nada.