Tópicos com títulos inúteis

82 respostas
Luca

Olá

Nós todos construímos o GUJ diariamente com nossas perguntas e respostas. É claro que cada um de nós antes de perguntar dá uma busca no GUJ para saber se nossa dúvida já foi respondida antes. Mas como a turma fará isto no futuro se agora virou moda no GUJ tópicos com títulos sem nenhuma serventia para futura busca? Vejam os tópicos abaixo:

:arrow: dúvida curiosa pra mim

:arrow: Erro muito estranho

:arrow: uml dúvida

:arrow: O que vocês utilizam?

:arrow: Ajuda me!!! POR FAVOR!!! jar

:arrow: Lista

:arrow: Não sei onde está o erro dessa CONSULTA

:arrow: Qual é sua opinião?

:arrow: ajudinha básica !

:arrow: duvida !?

:arrow: alguem ja viu esse problema ?

:arrow: [URGENTE] Preciso de ajuda!!

:arrow: diferenças

Listei estes só nos últimos 7 dias.

[size=18][color=red]Será que é tão difícil assim colocar um resumo da dúvida ou pelo menos o assunto no título para ajudar quem vai responder ao tópico?[/color][/size]

[]s
Luca

82 Respostas

jack_ganzha

Faltaram os classicos:
:arrow: SOCORRO!!!
:arrow: ME AJUDEM, PELO AMOR DE DEUS!!!

Assim mesmo, com letras garrafais e exclamações alem da conta. Eu sinceramente não leio esses topicos e, como vc bem disse, atrapalha quando faço uma busca e vejo esses titulos.

valeuz…

ateubh

Mas de vez em quando nos deparamos com algo assim:

:arrow: JÁ TEM 10 MINUTOS QUE POSTEI ISSO AQUI, KD A RESPOSTA?

T

Só não há tópicos sem título porque o software do fórum não deixa postar sem título.

Além dos tópicos onde você tem de adivinhar qual é o problema do cara - e rápido, para ele não ficar nervoso porque ninguém consegue entendê-lo…

thiago.correa

Tem uma outra também que eu já reparei, se ninguém responde a dúvida do cara, o tópico vai sai da lista dos mais recentes, ou ele responde ao próprio tópico, ou ele cria um novo!

T

Eu também faço isso :stuck_out_tongue: - e é por isso que não reclamo.

ateubh

que dureza :shock:

Z

O famoso up (sobe). O problema eh quando o up eh feito 30 minutos depois do post original. E tem alguns que chegam ao extremo de postar 2:30 da madrugada e 3:00 jah querem que alguem tenha respondido!

thiago.correa

Responder o próprio tópico tudo bem, mas eu não vejo a necessidade de criar um outro!

T

Nem a Sun faz isso - se você pagar US$ 99,00 (Sun Developer Expert Assistance) eles até respondem perguntas, mas é necessário fazê-lo em dias de semana e no horário comercial DELES.

If you're a software engineer working on Sun developer tools and technologies, we invite you to use our new Sun Developer Expert Assistance service. Ask us a question about any aspect of our developer tools or the Java Platform, Standard Edition, and an engineer will respond to you by email within 24 hours, either with an answer or a commitment to track down the information. Through this program, you can get such help as:
* Diagnostic advice
* Sanity check on coding approach
* Workarounds to current problems
* Best practice guidance
* Pointers to relevant sample applications and documentation that address the issue

$99 USD

Supported Products and Technologies

* Sun Studio 11 for Solaris
* Netbeans 5
* Java Studio Creator 2
* J2SE 1.4.2/5
* Sun Studio 10 for Solaris
* Java Studio Enterprise 7/8
Beren

Nao custa pedir pro pessoal ler com calma o que escreve, consertar um ou outro erro de gramatica, pontuacao e o c**** a quatro, pq senao eh foda.

daqui a pouco vai ter neguinho colando o jsp inteiro dele e perguntando pq nao funciona… vc vai ver e eh erro de fechamento de tag… aff… convenhamos!

thiago.correa

Para quem acha que o Luca está mentindo

http://www.guj.com.br/recentTopics/showTopicsByUser/8468.java

bandrade

auhauhahuaa… noooossa… essa foi a melhor de TODAS!!

louds

Nem a Sun faz isso - se você pagar US$ 99,00 (Sun Developer Expert Assistance) eles até respondem perguntas, mas é necessário fazê-lo em dias de semana e no horário comercial DELES.

If you're a software engineer working on Sun developer tools and technologies, we invite you to use our new Sun Developer Expert Assistance service. Ask us a question about any aspect of our developer tools or the Java Platform, Standard Edition, and an engineer will respond to you by email within 24 hours, either with an answer or a commitment to track down the information. Through this program, you can get such help as:
* Diagnostic advice
* Sanity check on coding approach
* Workarounds to current problems
* Best practice guidance
* Pointers to relevant sample applications and documentation that address the issue

$99 USD

Supported Products and Technologies

* Sun Studio 11 for Solaris
* Netbeans 5
* Java Studio Creator 2
* J2SE 1.4.2/5
* Sun Studio 10 for Solaris
* Java Studio Enterprise 7/8

Fico pensando se não rolaria criar um serviço assim, versão pt-br. Alguém aqui acha que uma empresa pagaria para ter acesso a esse tipo de serviço?

T

Bom, muitas empresas têm contratos desse tipo com a Microsoft (contrato “MSDN”). Parece que funciona bem.

Ironlynx

Eu já tive essa idéia(até pq seria uma forma do GUJ arrecadar grana…), mas acho que seria complicado em "aplicar na prática".Imagine: teríamos que escalonar o pessoal com tempos, área de atuação, essas coisas.Por exemplo:->Eu ficaria de 1h ás 5h(da manhã) para tirar dúvidas de swing para empresa TAL S.A. e vc das 10h a 14horas para tirar dúvidas de criptografia. Seria complicado, teríamos que ter um esquema "profissa" para fazer algo assim.

Rubem_Azenha

Pior é aqueles que acham que MSN é HelpDesk…

J

Não tenho nada contra os títulos malucos dos posts. Eu só acho que deveriam fazer uma busca antes pra tentar achar se alguém já solucionou o problema do cara. A pesquisa seria feita por palavras chave e não teria nada a ver com o título e sim com o conteúdo do post.

Deixa a galera escrever maiúsculo, pedir socorro à vontade. Só não gosto é do estilo “aki”, “tmb”, “mais” no lugar do “mas”, coisas do gênero, é um terror ter que ler isso.

Eu já desisti de ler alguns posts por causa dessa maneira de escrever esdrúxula.

Kenobi

thiago.correa:

Repararam que é praticamente o mesmo usuário, o criador dos topics ?

Talvez devamos criar uma premiação, ele já está indicado à concorrer:-)

Prêmio: "Tópico esdruxulo += inútil do ano! "

oliveirarenan

Acho que esses são os piores…rs

:smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

1112

Kenobi:
thiago.correa:

Repararam que é praticamente o mesmo usuário, o criador dos topics ?

Talvez porque o link seja para a listagem de tópicos criados por aquele usuário? :XD:

K

ateubh:
Mas de vez em quando nos deparamos com algo assim:

:arrow: JÁ TEM 10 MINUTOS QUE POSTEI ISSO AQUI, KD A RESPOSTA?

Essa foi a melhor :smiley:

_fs

“gente sou eu de novo” é tenso mesmo hehe

já fez isso
XD

A

Pedindo licença para participar da discussão.

Bom, eu acredito que os fóruns podem ser considerados uma faca de dois gumes. Eles realmente ajudam bastante, principalmente usuários que, como eu, possuem noções mas não experiência em Java.

Por outro lado, muitos(pra não dizer todos) programadores, de qualquer nível de conhecimento, quando deparam com algum “problema”, já abrem o browser e nem ao google vão, vão direto ao fórum e, o pior, não fazem uma pesquisa em tópicos, já clicam em NOVO TÓPICO, colocam um título muito bem elaborado como os supracitados, postam a dúvida e, ficam clicando F5 na página, contando os minutos.

Aí aparecem alguma alma caridosa e gente boa, responde o tópico do cara, solucionando o problema dele e o carinha não altera o título para RESOLVIDO e nem agradece.

O mais legal, algum tempo depois, o cara se depara com o mesmo problema e o que ele faz? Vem aqui e posta outra mensagem.

Eu já me comportei dessa maneira algumas vezes e me policio para não repetir essas gafes.

Aplaudo de pé a boa vontade e o trabalho de toda a comunidade aqui e agradeço imensamente pois já salvaram-me (mesmo que indiretamente pois leio outros tópicos) inúmeras vezes.

Obrigado mesmo, um dia ainda serei capaz de ajudar o pessoal também.

Abraços,

ps: O mais dureza pra mim é quando se pede para fazer um trabalho inteiro de faculdade, como já vi acontecer algumas vezes.

1112

Posts como esse provam que o problema existe de verdade e não é chatice dos usuários veteranos. :mrgreen:

A

Resolvi postar a mensagem quando lembrei de um caso:

Quando trabalhei em outra empresa, estávamos com um prazo apertadíssimo (pra variar) as máquinas lentíssimas e a grana baixíssima (novidade pra alguém?). Aí lembro que dividimos as tarefas para dar um gás final e, quando olhei no meio do dia, umas 5 horas após a divisão das tarefas, um dos caras estava lá, tranquilo, jogando um joguinho (nem lembro o nome do jogo).

Putz, eu fiquei muito indignado e fui indagar com o cara:

“Pô, já terminou o negócio? Porque tu tá jogando então?”

Eis que ele me responde, com tranquilidade, sem perder a concentração na árdua tarefa de jogar:

“Não terminei, postei a dúvida e estou esperando um reply no fórum”.

Cara, fiquei bem chateado com isso.

Obviamente, não caguetei o morcego pro chefe pois isso seria patético mas, passei a observar que o cara realmente morcegava muito.

Pedi demissão dois meses depois do ocorrido, “coincidentemente” um dia após o caboclo receber uma promoção e virar nosso gerente.

É dureza…

Rubem_Azenha

putz… ai é fogo!

Leozin

quando o desespero bate o cara além de criar um tópico com o título mais paia, os “ups” ou “pleases” ou “ahhh QUERO RESPOSTA” huahuaa

uma vez criei um tópico 4x e ninguém conseguiu me ajudar, que foi sobre um lookup de um datasource externo huahauauh, criei no guj, javafree, portaljava e no site da sun, desespero total :frowning:

J

AdrianoPalm !!!

ME PASSA O NOME DO JOGO LÁ DO TEU AMIGO !!!

ELE JÁ TERMINOU??? ZEROU??? É RPG?? DOOM?? QUAKE???

PASSA AÍ !!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

F

Leozin:
quando o desespero bate o cara além de criar um tópico com o título mais paia, os “ups” ou “pleases” ou “ahhh QUERO RESPOSTA” huahuaa

uma vez criei um tópico 4x e ninguém conseguiu me ajudar, que foi sobre um lookup de um datasource externo huahauauh, criei no guj, javafree, portaljava e no site da sun, desespero total :(

O pior quando o cara faz isso ainda com cross-post em todos os fóruns.

kuchma

Pura dor-de-cotovelo. O cara teve todos os requisitos pra preencher a vaga de gerente e voce fica reclamando?

Ele delega as tarefas e fica esperando os comandados terminarem. :lol:

Marcio Kuchma

1112

Pura dor-de-cotovelo. O cara teve todos os requisitos pra preencher a vaga de gerente e voce fica reclamando?

É o famoso princípio Dilbert: quando tiver alguém ruim na área técnica, leve-o para onde causará menor dano: para a gerência.

T

Tinha um tempo em que respondia a uma pergunta com outra pergunta.
Isso para saber qual era o ambiente do cara, e outras coisas.
Só que depois percebi que os caras nem entendiam a minha pergunta.
Agora pego aquela bola de cristal Tabajara, chuto alguma coisa, e se não for aquilo, pelo menos economizo um post.

renatosilva

Por faalr em gerente, existe gerente decente?

Z

Muita calma nessa hora. :stuck_out_tongue: Eu não tenho nada do que reclamar do meu.

Acho que é por que ele não se intromete em questões técnicas, somente em administrativas. O que pra mim é o papel ideal de gerente.

Beren

ZehOliveira:
Muita calma nessa hora. :stuck_out_tongue: Eu não tenho nada do que reclamar do meu.

Acho que é por que ele não se intromete em questões técnicas, somente em administrativas. O que pra mim é o papel ideal de gerente.

Tem o inverso, o cara que se intromete em questoes tecnicas e nao administrativas, o arquiteto… alias, atualmente eu nao consigo entender completamente a hierarquia da area de desenvolvimento de software, algumas empresas tem gerente de projeto como uma linha de crescimento na carreira e o arquiteto como equivalente soh que na area tecnica, como eh a experiencia de vcs a respeito? se alguem tiver algum link Wikipedia e tal melhor… =D

Z

Não sei pq, mas eu tenho uma certeza implicância com esse nome de cargo “arquiteto”.

Pra mim, arquitetos de software são ótimos programadores que conhecem muito bem a ferramenta mas não querem mais serem chamados assim, pq programador é nome de cargo de estagiário. :stuck_out_tongue:

Tudo questão de ter um nome mais bonito pro cargo. :mrgreen:

Z

Ou ter um nome mais bonito pro cargo pra exigir um salário maior. Whatever…

Rafael_Nunes

O que eu creio que seja. E que provavelmente faria/farei sem demais peso na consciência… :wink:

Z

Me too. :mrgreen:

J

Aqui na empresa, do maior cargo ao menor, é o seguinte:

CEO
Diretores
Consultores
Gerentes de Projeto
Coordenadores de Projeto
Analistas de Sistemas
Projetistas de Sistemas
Programadores
Estagiários

Mas o cargo de Projetista e Programador fundirá no de Desenvolvedor de Sistemas por que depois de tanto tempo com essa hierarquia notou-se que o Projetista e o Programador já estavam fazendo a mesma coisa.

E eu me encaixo nessa fusão aí…

:twisted:

Z

Na minha:
Chefe
Peão

E eu me encaixo em peão.

Beren

ZehOliveira:
Na minha:
Chefe
Peão

E eu me encaixo em peão.

Na minha:
Chefe
Diretor de TI
Consultores (vide, todo o mundo)
Peão

E soh eu me encaixo em peão…

but anyway,

o modelo atual de negocios nao permite que vejamos a area simplesmente um caminho reto, ou todo mundo aqui quer ser CEO? acho que nao, entao, o que acontece eh que normalmente as empresas dividem em paths (que nem certificacao, hehe) para vc se especializar e finalmente galgar a posicao que tanto deseja, por exemplo, muito, mas muito improvavel mesmo que a carreira de qq programador tenha como objetivo final o cara se tornar CEO da empresa, algumas vezes o cara gosta disso, outras nao, por isso que estou falando.

Pessoal, se quiserem eu posso abrir um topico sobre o assunto pra nao fugir TANTO assim deste topico, que acham?

1112

ZehOliveira:
Na minha:
Chefe
Peão

E eu me encaixo em peão.

++

J

Chefe e Peão??

auahuahauhau boa…

vocês trabalham em Ocas? Tribos?

Não vai me dizer que existe chicote também?

Hehehe :shock:

danieldestro

O nível hierárquico aqui é:

Dono - Presidente - Diretor - Gerente - Peão

Eu sou todos eles. kkkkkkkkkkkk :twisted:

A

Marcio Kuchma

Poxa vida rapaz,

Não é dor de cotovelo não, mesmo porque o cara “ganhou” um tanto de nova responsabilidade e necas de aumento de salário que, aliás, era ótimo.

Claro que a promoção do caboclo não foi a única causa de meu pedido de demissão. Ajudou, mas o maior quesito de decisão foi o salário mesmo. (600 reais - 44 horas semanais - CLT).

Eita nóis… aí sim é chicotada!
:lol:

Rafael_Nunes

Pra ganhar 10/20 k por mês?Er, hun…acho que eu aceito!

1112

Ouch, já vi estagiários que ganhavam mais. :frowning:

klarq

thiago.correa:

Putz, são sempre os mesmos… :shock: :shock:

Po igson mendes da silva melhora ai o assunto dos seus post. :wink: :frowning:

Beren

Pra ganhar 10/20 k por mês?Er, hun…acho que eu aceito!

Isso eh salario de CIO, CEO que eh CEO ganha 20k-30k fora do eixo Rio-Sao Paulo…

Ouch, já vi estagiários que ganhavam mais. :(

Eu antigamente… tah certo que quando mudei para CLT continuei com o mesmo salario, ateh reclamar do aumento da mensalidade da Faculdade pro meu chefe, pior que eh verdade, consigo meus aumentos baseado nisso :roll:

Z

Bom pessoal… Não se se aceitam opiniões de pessoas que começaram a programar agora ou mesmo pessoas que começaram a usar o fórum agora… Mas que qualquer jeito…
Algumas vezes (creio que a maioria delas) as pessoas que começam a lidar com programação ficam realmente desesperadas, ou mesmo não conseguem se expressar de uma maneira que desenvolvedores mais experientes desejam.
A situação fica mais complicada quando o prazo começa a estourar, tanto no trabalho quanto na faculdade.
Claro que a pessoa entende que precisa estudar mais (tendo dificuldades ou não, por que não podemos parar de estudar nunca nessa área), mas isso o professor ou chefe não quer saber, só quer saber do resultado e no prazo.
Cada pessoa tem seu próprio ritmo para aprender, não podemos ficar forçando…
Sei lá… pelo menos é a minha opinião, participo de alguns fóruns que não tem a ver com programação, sempre surge uma pergunta bem básica mesmo, mas acredito que essa é a essência dos fóruns… Ajudar os compaheiros…
Eu mesmo sou o autor do post “Qual é a sua opinião?” e acredito que diversas pessoas se encontram na minha situação, ainda não ter conhecimento suficiente para poder se expressar corretamente e expor sua dúvida…
Ah… Acredito que já passaram por isso, ou já nasceram programando Java muito bem? Se coloquem um pouco no lugar da outra pessoa…
Quanto ao MSN Help Desk, só dar um toque na pessoa de maneira educada, ou então não deixar o MSN disponível no usuário, acho que não demais para ninguém.
Um abraço…

marcelomartins

Lucas Zingano:
ZehOliveira:

Tem o inverso, o cara que se intromete em questoes tecnicas e nao administrativas, o arquiteto… alias, atualmente eu nao consigo entender completamente a hierarquia da area de desenvolvimento de software, algumas empresas tem gerente de projeto como uma linha de crescimento na carreira e o arquiteto como equivalente soh que na area tecnica, como eh a experiencia de vcs a respeito? se alguem tiver algum link Wikipedia e tal melhor… =D

http://erainfo.blogspot.com/2006/04/o-arquiteto-de-software.html

ZehOliveira:
Não sei pq, mas eu tenho uma certeza implicância com esse nome de cargo “arquiteto”.

Pra mim, arquitetos de software são ótimos programadores que conhecem muito bem a ferramenta mas não querem mais serem chamados assim, pq programador é nome de cargo de estagiário. :stuck_out_tongue:

Tudo questão de ter um nome mais bonito pro cargo. :mrgreen:

Tu ta confundindo um pouco as coisas. Se o cara é um otimo programador, e está desenvolvendo algum sistema, ele continua sendo um programador. Se essa mesma pessoa acumula a função de arquiteto, e implementa os requisitos não funcionais do sistema. Então ora tu diz que ele está fazendo o papel de arquiteto, e ora diz que ele está fazendo o papel de programador. Olha o link acima.

1112

Concorda que este título não ajuda muito? Pense bem, o tópico vai ficar disponível no forum para sempre (ou pelo menos, até o próximo crash na base de dados) e, quando alguém tiver o mesmo problema que você teve e expôs no tópico, não vai poder aproveitar a resposta que foi dada no tópico, pois o título não indica sobre o que o tópico trata. Também não ajuda a conseguir respostas, já que alguém que tenha o conhecimento sobre o assunto do tópico não vai necessariamente entrar no tópico, pois o título não ajuda a pessoa a saber sobre o quê é o tópico.

Bons títulos ajudam quem faz o tópico, quem pode responder e quem tiver a mesma dúvida no futuro, branqueiam os dentes e fazem bem para a pele.

Z

Claro que concordo, o título do tópico é horrível, mas o que digo é que de vez em quando estamos tão perdidos que postamos o tópico com esses títulos…
Como eu disse: Talvez por falta de conhecimento não conseguimos expressar exatamente nossa dúvida.
Mas convenhamos, o sistema de busca do fórum realiza a pesquisa também por conteúdo do post, se um cara fizer uma busca por “JFormattedTextField” por exemplo, o tópico “Qual é a sua opinião” vai aparecer listado.
Complica um pouco mais para quem vai responder a dúvida, claro que reconheço que é bem mais prático colocar uma descrição do problema no título para que a pessoa que for responder nem abra o post se não souber opinar. Mas para quem for pesquisar depois, isso é indiferente.

Um abraço

1112

Se a dúvida não for expressada corretamente, dificilmente alguém vai conseguir solucioná-la satisfatoriamente.

E de fato, o sistema de busca do forum pesquisa nos conteúdos. Mas quem buscar vai olhar os títulos. Seria um tanto quanto inconveniente alguém entrar em todos os tópicos correspondentes à dúvida, afinal até este apareceria listado numa busca por JFormattedTextField. Daí, se alguém vê que um resultado veio com o título “Tópicos com títulos inúteis” vai presumir que o tópico é sobre os tópicos que tem títulos inúteis. Se ver “Qual é sua opinião?”, pode presumir que trata-se de uma comparação sobre Struts e Spring, ou sobre a situação política do país ou até mesmo se usar prendedores de gravata tá na moda.

F

zerotanker:
#@®®¡$:

Concorda que este título não ajuda muito?

Claro que concordo, o título do tópico é horrível, mas o que digo é que de vez em quando estamos tão perdidos que postamos o tópico com esses títulos…
Como eu disse: Talvez por falta de conhecimento não conseguimos expressar exatamente nossa dúvida.
Mas convenhamos, o sistema de busca do fórum realiza a pesquisa também por conteúdo do post, se um cara fizer uma busca por “JFormattedTextField” por exemplo, o tópico “Qual é a sua opinião” vai aparecer listado.
Complica um pouco mais para quem vai responder a dúvida, claro que reconheço que é bem mais prático colocar uma descrição do problema no título para que a pessoa que for responder nem abra o post se não souber opinar. Mas para quem for pesquisar depois, isso é indiferente.

Um abraço

Para quem vai pesquisar não é indiferente, não…
Por que o que acontece qdo alguem for pesquisar e a pesquisa retornar 1.000 tópicos ele já pode olhar e entrar para ler apenas os que possam ter uma grande chance de ter o que ele procura…
Não custa nada para quem for postar algo, fazer bem feito…

Z

#@®®¡$:
Se a dúvida não for expressada corretamente, dificilmente alguém vai conseguir solucioná-la satisfatoriamente.

E de fato, o sistema de busca do forum pesquisa nos conteúdos. Mas quem buscar vai olhar os títulos. Seria um tanto quanto inconveniente alguém entrar em todos os tópicos correspondentes à dúvida, afinal até este apareceria listado numa busca por JFormattedTextField. Daí, se alguém vê que um resultado veio com o título “Tópicos com títulos inúteis” vai presumir que o tópico é sobre os tópicos que tem títulos inúteis. Se ver “Qual é sua opinião?”, pode presumir que trata-se de uma comparação sobre Struts e Spring, ou sobre a situação política do país ou até mesmo se usar prendedores de gravata tá na moda.

Hehehe!!! é verdade…
Bom… só posso falar por mim… Faço a busca pela palavra chave da minha dúvida, depois olho os posts listados e verifico de que fórum pertencem, se for off-topic claro que vou presumir que não possui nada do que quero, mas se for Java Básico por exemplo… acesso numa boa…

Z

O Shoes deixou um comentário lá falando exatamente o que eu quis dizer, só que com mais eloquência: a maioria dos arquitetos são desenvolvedores sêniors, e eu fiz uma piadinha em cima disso (se usa arquiteto pra não dizer que é desenvolvedor e se misturar com os iniciantes). :wink:

Aliás, a definição de arquiteto de software é linda, mas na prática a teoria é outra.

Z

flaleite:
Por que o que acontece qdo alguem for pesquisar e a pesquisa retornar 1.000 tópicos ele já pode olhar e entrar para ler apenas os que possam ter uma grande chance de ter o que ele procura…

Ué… Será que eu não me expressei bem? O lance não é sobre fazer bem feito ou não… Mas sim estar tão perdido que não consegue colocar o post com a dúvida corretamente.
Acho que todos os colaboradores do fórum que respondem dúvidas já leram algum post que pediram para a pessoa repetir de uma maneira mais detalhada o processo para poder ajudar. O mesmo ocorre com o os títulos dos posts.
Somos todos humanos (acredito eu, hahahaha!!!) e erramos galera.
Só isso…

1112

E é por isso que estamos postando aqui, para que menos pessoas errem e poucas repitam os erros. Faça uma analogia, se você precisa pedir informações sobre localização na rua, você pergunta sobre a localização aproximada da rua ou do bairro ou pergunta se a pessoa sabe onde fica a casa do Fulano, que tem um boxer no quintal?

F

zerotanker:
flaleite:

Ué… Será que eu não me expressei bem? O lance não é sobre fazer bem feito ou não… Mas sim estar tão perdido que não consegue colocar o post com a dúvida corretamente.
Acho que todos os colaboradores do fórum que respondem dúvidas já leram algum post que pediram para a pessoa repetir de uma maneira mais detalhada o processo para poder ajudar. O mesmo ocorre com o os títulos dos posts.
Somos todos humanos (acredito eu, hahahaha!!!) e erramos galera.
Só isso…

Para alguem ajudar a resolver o problema, primeiro a pessoa tem que saber pelo menos que tem um problema, depois tem que saber qual é o problema…
O problema dos tópicos com títulos inuteis é que a pessoa posta de qualquer jeito e quer que ajudem, rápido, e que façam o trabalho para ele… Isso é a grande maioria dos posts com títulos do tipo “Help!!”, “O hibernate não funciona”,…
Se o cara não sabe nem qual é o problema como alguem vai poder ajuda-lo.

Z

Louvável atitude… Mas isso é uma coisa que a pessoa aos poucos vai adquirindo conhecimento e começa a falar a mesma lingua que vocês.
É complicado cobrar conhecimento avançado do cara que começa hoje por exemplo.

F

Vejam esse tipo de situação…

http://www.guj.com.br/posts/list/31687.java

1. Problema com o Titulo “Bibliotecas”, eu abri pensando que era sobre o assunto recorrente no off-topic de criar uma biblioteca “Brazilian Commons”.

2. O cara posta no Fórum de off-topic, deveria ter postado no Java Básico.

3. Custa procurar no Google antes? Ou mesmo no fórum?

Z

flaleite:
Para alguem ajudar a resolver o problema, primeiro a pessoa tem que saber pelo menos que tem um problema, depois tem que saber qual é o problema…
O problema dos tópicos com títulos inuteis é que a pessoa posta de qualquer jeito e quer que ajudem, rápido, e que façam o trabalho para ele… Isso é a grande maioria dos posts com títulos do tipo “Help!!”, “O hibernate não funciona”,…

Algumas vezes o camarada não sabe… Vai se fazer o que? Algumas vezes a pessoa simplesmente sabe que o negócio não tá funcionando, nesse caso acho melhor dar uma orientação ao cara do que simplesmente esperar que ele aprenda tudo sobre a dúvida que lhe aflige e dê um up no tópico explicando exatamente depois de 2 semanas.
Não custa falar pro cara: Olha meu, sua dúvida não tá muito bem explicada, dá uma lida nisso e nisso que vai te dar uma base e depois posta aqui pra gente te ajudar, ok?
Agora quanto a pedir para fazer o trabalho, aí não tem o que falar…
Abraço…

T

Níveis de solicitação de “help” diferentes - veja onde você se enquadra como “paciente” (ou seja, quem pede ajuda no fórum) e “médico” (ou seja, quem consegue responder corretamente à pergunta no fórum).

Digamos que o paciente tenha uma gastrite.

Nível 1)
Paciente = Animal
Médico = Veterinário

Nível 2)
Paciente = Criança
Médico = Pediatra

Nível 3)
Paciente = Leigo

Nível 4)
Paciente = Leigo com doença crônica

Nível 5)
Paciente = Hipocondríaco

Nível 6)
Paciente = Médico de outra especialidade

Nível 7)
Paciente = Médico da mesma especialidade

Z

flaleite:
Vejam esse tipo de situação…

http://www.guj.com.br/posts/list/31687.java

1. Problema com o Titulo “Bibliotecas”, eu abri pensando que era sobre o assunto recorrente no off-topic de criar uma biblioteca “Brazilian Commons”.

2. O cara posta no Fórum de off-topic, deveria ter postado no Java Básico.

3. Custa procurar no Google antes? Ou mesmo no fórum?

Acontece de vez em quando né? A garota tava perdida, vai que teve um problema com o browser, ou ela estava lendo um off-tópic e não percebeu que postou ali…
Pô… isso acontece, no meu caso já postei tópicos em “Java Básico” e depois foram movidos para “Interface Gráfica”, tinha certeza que tinha postado certo por que na definição do fórum está escrito: “Se você começou agora com Java, ou então tem dúvidas em uma API que você ainda é novato, utilize esse fórum.”
Se sou novato… Acho que esse é o correto não?
Um abraço…

F

zerotanker:
flaleite:

Algumas vezes o camarada não sabe… Vai se fazer o que? Algumas vezes a pessoa simplesmente sabe que o negócio não tá funcionando, nesse caso acho melhor dar uma orientação ao cara do que simplesmente esperar que ele aprenda tudo sobre a dúvida que lhe aflige e dê um up no tópico explicando exatamente depois de 2 semanas.
Não custa falar pro cara: Olha meu, sua dúvida não tá muito bem explicada, dá uma lida nisso e nisso que vai te dar uma base e depois posta aqui pra gente te ajudar, ok?
Agora quanto a pedir para fazer o trabalho, aí não tem o que falar…
Abraço…

Aqui sempre o pessoal responde a pessoa e dá uns toques para que a pessoa tente melhorar o nivel dos post, não em conteudo e sim na criação do post.

Se o cara está com um problema no JBoss que não gera nenhum erro no log, o cara já deu uma sapeada no Forum e no Google e realmente ele não sabe nada, ele tem que tentar ao máximo ajudar a quem vai ajuda-lo. Nada impede do cara colocar um titulo coerente no topico, concorda?

Todos os foruns tem alguns tópicos fixos com dicas básicas ao pessoal, duvidas recorrentes e também de etiqueta no forum, basta o cara se esforaçar e ler.

O problema é do pessoal que não quer ter esforço nenhum, apareceu o erro o cara nem pensa um segundo para ver o que é, não procura no Google, nem na documentação da API, nem no proprio GUJ. Esse cara na verdade quer passar o trabalho dele para outro fazer… É muito mais comodo postar e deixar o cara do outro lado se virar para entender o que o quer dizer o texto do post…

jaboot

Eu acho que esse tópico a gente pode cadastrar novamente no mês que vem. Com certeza novas pessoas vão se cadastrar e não vão saber se expressar bem.

Isso é problema de cultura(1), preguiça(2),ansiedade descontrolada(3) ou auto-estima baixa(4) ?

1 - Ah, todo mundo faz, vou fazer também.
2 - Vou colocar de qualquer jeito porque vão resolver o meu problema de qualquer jeito também.
3 - Tenho que postar rápido para rapidamente resolverem o meu problema. E agora!
4 - Socoooorro! Eu tenho um problema! Será que ninguém vê?

Z

Olha cara… sinceramente já lí alguns posts que o cara não responde, simplesmente dá um coiçe no cabloco que perguntou…
PELAMORDEDEUS… disse que são alguns e não todos… um ou outro quer que o cara que postou a dúvida saiba mais que o cara que vai responder… e se não sabe!!! SHORYUKEN!!! Hahahaha!!!
A grande maioria realmente dá uns toques sim… e que ajudam muito…

Claro, claro… O que eu acho é que simplesmente o cara não sabe e acha o conhecimento aqui mesmo. Comigo aconteceu de estar com problemas no layout de um form e o cara me falar que o Matisse é meio complicado, aí que pesquisei no fórum mesmo e li sobre Matisse… Nem sabia que isso tinha nome antes.

Sim… Mas o ponto que tento abordar é a falta de conhecimento sobre o Java por exemplo que o cara tem, nesse caso não tem etiqueta ou dica que ajude Hahahaha!!!

Hehehhe!!! Quanto a isso não tenho o que falar, os caras não querem aprender e vocês estão certos de não fazer para eles…

Um abraço…

Z

balarini:
Eu acho que esse tópico a gente pode cadastrar novamente no mês que vem. Com certeza novas pessoas vão se cadastrar e não vão saber se expressar bem.

Isso é problema de cultura(1), preguiça(2),ansiedade descontrolada(3) ou auto-estima baixa(4) ?

1 - Ah, todo mundo faz, vou fazer também.
2 - Vou colocar de qualquer jeito porque vão resolver o meu problema de qualquer jeito também.
3 - Tenho que postar rápido para rapidamente resolverem o meu problema. E agora!
4 - Socoooorro! Eu tenho um problema! Será que ninguém vê?

Olha… Não tô querendo arrumar confusão nem nada, mas quando você começou usava algum fórum? Se usava você pensava alguma dessas coisas acima?
Acho que a maioria pensa o nº 4, bate um desespero no cara sim…
Mas fazer o que? O cara tem que se esforçar…
De forma alguma eu estou defendendo os caras que querem ficar na boa, sem fazer nada, postar um lance para alguém resolver para ele e depois o cara vai colher os louros da vitória com o chefe ou professor.
Mas só estou defendendo a galera que por falta de conhecimento ou intimidade com o Java, não consegue se expressar direito…

David

Na maioria das vezes é apenas questão de português e bom senso, então não acho que falta de conhecimento ou desespero seja desculpa. O cara pode não saber de nada e descrever bem a sua dúvida.

1112

No final das contas, a resposta é 42. O problema é a pergunta.

David

#@®®¡$:
No final das contas, a resposta é 42. O problema é a pergunta.
O melhor post do tópico! :lol:

F

zerotanker:

Com certeza, tem um pessoal que pega pesado, isso eu concordo… Tem os intelectuloides que quando alguem posta um problema muito foda o cara some e quando o cara posta uma duvida básica o cara escracha.

O mínimo que a pessoa tem que fazer é procurar no fórum antes e no google também antes de postar qq. coisa.

O cara não pode saber nada de Java e se souber postar isso já é o suficiente.

Exemplo:
Titulo :arrow: Dicas de livros básicos de Java
Post :arrow: Pessoal, estou iniciando no Java e gostaria de saber alguns livros para inciantes

Errado:
Titulo :arrow: Livros

Isso independe do conhecimento em Java da pessoa, simplesmente mostra boa vontade em fazer bem feito.

Z

Sei lá… Se vocês conseguem identificar isso é uma boa… Sei que se uma pessoa faz uma coisa por muito, por exemplo um operador de telemarketing, quando você fala bom dia o cara já sabe o problema (Hahaha!!! Exagerando um pouco, mas quando você fala a primeira frase e o cara é experiente isso rola).
Se vocês identificam isso na lata… Se o cara é um chupim (Hahahaha) ou não sabe mesmo mas é esforçado… Isso é bem legal…
Mas eu ainda estou no estágio de perguntar muito… então…

jmp

geralmente quando coloco uma duvida é por que eu já “joguei a toalha”. As vezes a situação está “desesperadora” e acaba saindo algum erro de portugues ou texto ininteligivel… ehhehe normal.

[]s

jaboot

De forma alguma eu vou levar isso como um desaforo. Realmente, para quem está desesperado, acho que qualquer ajuda é válida.
Eu sou membro do fórum faz pouco tempo, quando eu comecei, eu realmente usava fóruns - e utilizava a maldita busca. Sinceramente, 80% das minhas dúvidas são resolvidas em posts passados.

Sabe qual o problema zerotanker? Eu acredito que a maioria das pessoas não se dão nem ao luxo de procurar no Google. Isso é uma falta de respeito com o pessoal dos fóruns, que tem que desperdiçar (isso mesmo, desperdiçar, porque poderia estar resolvendo o problema de outros que ainda não está no Google) o seu tempo com coisas que qualquer um poderia ter encontrado.

Bom, essa é a minha opinião.

Z

Que ótimo!!! Hehehe!!! :smiley:

balarini:

Sabe qual o problema zerotanker? Eu acredito que a maioria das pessoas não se dão nem ao luxo de procurar no Google. Isso é uma falta de respeito com o pessoal dos fóruns, que tem que desperdiçar (isso mesmo, desperdiçar, porque poderia estar resolvendo o problema de outros que ainda não está no Google) o seu tempo com coisas que qualquer um poderia ter encontrado.

Bom, essa é a minha opinião.

Concordo 100% com você… Infelizmente enquanto ainda estivermos fazendo perguntas, os novatos são confundidos com os aproveitadores…
Isso é triste…

marcelomartins

Tu ainda ta confundindo mas tudo bem ;).

Não entendo quando tu diz que usa o nome arquiteto pra não dizer que é desenvolvedor. Pra mim são duas coisas COMPLETAMENTE diferentes, e não tem como misturar. Arquiteto é arquiteto, desenvolvedor é desenvolvedor.

Tua frase é igual ah:

hehe… pra mim não faz sentido.

Z

Marcelo, você que tá confundindo as coisas.

Eu não tou dizendo que arquiteto de software é um rótulo de desenvolvedor senior, estou dizendo que muita gente usa assim.

Podem ser coisas completamentes diferentes, mas atuam na mesma área e “arquiteto” é algo mais “chique” que “desenvolvedor”, por isso gera um retorno financeiro maior. Aí está o interesse em se chamar de arquiteto invés de desenvolvedor.

Minha mãe (e muitas outras) chama a moça que trabalha aqui em casa de secretária, mas na verdade ela é empregada doméstica. São coisas totalmente bem diferentes (bem mais diferente do arquiteto e desenvolvedor), mas se você perguntar a qualquer empregada ela prefere ser chamada de secretária. :wink:

O meu ponto é esse: Muita gente usa o termo “arquiteto” pra ter um cargo mais chique, nao tou dizendo que arquiteto de software eh soh isso. :wink:

Aliás, nem a comunidade de desenvolvedores chega a uma conclusão do que é arquiteto de software, imagine as empresas!

marcelomartins

Então tá, se tu entende que são coisas diferentes tudo bem, então eu que não tinha entendido a piada! :slight_smile: Um faz os requisitos funcionais e o outro os não funcionais. Claro como agua!

:wink:

jmp

Minhas experiencias off-off-topic foram:

• o contexto é tão complexo que fica dificil exemplificar o problema (aconteceu num post meu com hibernate), e acaba sendo inócuo perguntar no forum, são muitos atores envolvidos, por isso, pelo menos no caso de hibernate, eu uso o forum do hibernate, ou fico arrancando meus cabelos algumas horas para descobrir que era erro bobo ou “caracteristica maléfica” da ferramenta.

• http://www.guj.com.br/posts/list/31545.java - Puta merda, eu ODEIO swing. Eu faço coisas lindas e altamente “interativas” em SWING, mas meu chefe sabe que é pedreira. A documentacao do swing é ridicula, e muiiiiitas vezes inútil (olhem o topico acima). Esses gaps no swing enchem o saco. Tive que catar no código fonte do netbeans como eles fizeram aquele tabbedpane bonitinho, quase 4 mil linhas de código para criar um tabbedpane, depois ainda perguntam por que netbeans é tão lento…

Daqui um tempo o netbeans vai ter mais linha de código que o windows vista.

Sobre o papo aí de arquiteto… a diferença entre arquiteto e desenvolvedor é óbvia. Mas qual a diferença entre engenheiro e arquiteto?

Para mim, independente dos labels, exitem:

• pessoas que testam
  • pessoas que programam e testam
  • pessoas que além de programar e testar, “arquitetam o software” (com tudo que isso envolve)
  • pessoas que decidem o que deve ser arquitetado

Só acho que se a distancia entre o arquiteto e o desenvolvedor for muito grande, existem conflitos. Ninguem arquiteta nada sem desenvolvedores ao lado, e nenhum desenvolvedor faz nada que preste sem um arquiteto.

A questão não tem nada a ver com nível de conhecimento. Só com divisao dos trabalhos (e “aptidão”). Empresas CLT que pagam valores diferenciados para desenvolvedores e arquitetos não conseguem o melhor dos profissionais, já vi varias brigas internas por causa disso.

[]s

Criado 16 de abril de 2006
Ultima resposta 27 de abr. de 2006
Respostas 82
Participantes 30