Eu não tou dizendo que arquiteto de software é um rótulo de desenvolvedor senior, estou dizendo que muita gente usa assim.
Podem ser coisas completamentes diferentes, mas atuam na mesma área e “arquiteto” é algo mais “chique” que “desenvolvedor”, por isso gera um retorno financeiro maior. Aí está o interesse em se chamar de arquiteto invés de desenvolvedor.
Minha mãe (e muitas outras) chama a moça que trabalha aqui em casa de secretária, mas na verdade ela é empregada doméstica. São coisas totalmente bem diferentes (bem mais diferente do arquiteto e desenvolvedor), mas se você perguntar a qualquer empregada ela prefere ser chamada de secretária.
O meu ponto é esse: Muita gente usa o termo “arquiteto” pra ter um cargo mais chique, nao tou dizendo que arquiteto de software eh soh isso.
Aliás, nem a comunidade de desenvolvedores chega a uma conclusão do que é arquiteto de software, imagine as empresas!
Então tá, se tu entende que são coisas diferentes tudo bem, então eu que não tinha entendido a piada! Um faz os requisitos funcionais e o outro os não funcionais. Claro como agua!
o contexto é tão complexo que fica dificil exemplificar o problema (aconteceu num post meu com hibernate), e acaba sendo inócuo perguntar no forum, são muitos atores envolvidos, por isso, pelo menos no caso de hibernate, eu uso o forum do hibernate, ou fico arrancando meus cabelos algumas horas para descobrir que era erro bobo ou “caracteristica maléfica” da ferramenta.
http://www.guj.com.br/posts/list/31545.java - Puta merda, eu ODEIO swing. Eu faço coisas lindas e altamente “interativas” em SWING, mas meu chefe sabe que é pedreira. A documentacao do swing é ridicula, e muiiiiitas vezes inútil (olhem o topico acima). Esses gaps no swing enchem o saco. Tive que catar no código fonte do netbeans como eles fizeram aquele tabbedpane bonitinho, quase 4 mil linhas de código para criar um tabbedpane, depois ainda perguntam por que netbeans é tão lento…
Daqui um tempo o netbeans vai ter mais linha de código que o windows vista.
Sobre o papo aí de arquiteto… a diferença entre arquiteto e desenvolvedor é óbvia. Mas qual a diferença entre engenheiro e arquiteto?
Para mim, independente dos labels, exitem:
pessoas que testam
pessoas que programam e testam
pessoas que além de programar e testar, “arquitetam o software” (com tudo que isso envolve)
pessoas que decidem o que deve ser arquitetado
Só acho que se a distancia entre o arquiteto e o desenvolvedor for muito grande, existem conflitos. Ninguem arquiteta nada sem desenvolvedores ao lado, e nenhum desenvolvedor faz nada que preste sem um arquiteto.
A questão não tem nada a ver com nível de conhecimento. Só com divisao dos trabalhos (e “aptidão”). Empresas CLT que pagam valores diferenciados para desenvolvedores e arquitetos não conseguem o melhor dos profissionais, já vi varias brigas internas por causa disso.