E é por isso que estamos postando aqui, para que menos pessoas errem e poucas repitam os erros. Faça uma analogia, se você precisa pedir informações sobre localização na rua, você pergunta sobre a localização aproximada da rua ou do bairro ou pergunta se a pessoa sabe onde fica a casa do Fulano, que tem um boxer no quintal?
[quote=zerotanker][quote=flaleite]Para quem vai pesquisar não é indiferente, não…
Por que o que acontece qdo alguem for pesquisar e a pesquisa retornar 1.000 tópicos ele já pode olhar e entrar para ler apenas os que possam ter uma grande chance de ter o que ele procura…
Não custa nada para quem for postar algo, fazer bem feito…
[/quote]
Ué… Será que eu não me expressei bem? O lance não é sobre fazer bem feito ou não… Mas sim estar tão perdido que não consegue colocar o post com a dúvida corretamente.
Acho que todos os colaboradores do fórum que respondem dúvidas já leram algum post que pediram para a pessoa repetir de uma maneira mais detalhada o processo para poder ajudar. O mesmo ocorre com o os títulos dos posts.
Somos todos humanos (acredito eu, hahahaha!!!) e erramos galera.
Só isso…[/quote]
Para alguem ajudar a resolver o problema, primeiro a pessoa tem que saber pelo menos que tem um problema, depois tem que saber qual é o problema…
O problema dos tópicos com títulos inuteis é que a pessoa posta de qualquer jeito e quer que ajudem, rápido, e que façam o trabalho para ele… Isso é a grande maioria dos posts com títulos do tipo “Help!!”, “O hibernate não funciona”,…
Se o cara não sabe nem qual é o problema como alguem vai poder ajuda-lo.
Louvável atitude… Mas isso é uma coisa que a pessoa aos poucos vai adquirindo conhecimento e começa a falar a mesma lingua que vocês.
É complicado cobrar conhecimento avançado do cara que começa hoje por exemplo.
Vejam esse tipo de situação…
http://www.guj.com.br/posts/list/31687.java
-
Problema com o Titulo “Bibliotecas”, eu abri pensando que era sobre o assunto recorrente no off-topic de criar uma biblioteca “Brazilian Commons”.
-
O cara posta no Fórum de off-topic, deveria ter postado no Java Básico.
-
Custa procurar no Google antes? Ou mesmo no fórum?
[quote=flaleite]Para alguem ajudar a resolver o problema, primeiro a pessoa tem que saber pelo menos que tem um problema, depois tem que saber qual é o problema…
O problema dos tópicos com títulos inuteis é que a pessoa posta de qualquer jeito e quer que ajudem, rápido, e que façam o trabalho para ele… Isso é a grande maioria dos posts com títulos do tipo “Help!!”, “O hibernate não funciona”,…
[/quote]
Algumas vezes o camarada não sabe… Vai se fazer o que? Algumas vezes a pessoa simplesmente sabe que o negócio não tá funcionando, nesse caso acho melhor dar uma orientação ao cara do que simplesmente esperar que ele aprenda tudo sobre a dúvida que lhe aflige e dê um up no tópico explicando exatamente depois de 2 semanas.
Não custa falar pro cara: Olha meu, sua dúvida não tá muito bem explicada, dá uma lida nisso e nisso que vai te dar uma base e depois posta aqui pra gente te ajudar, ok?
Agora quanto a pedir para fazer o trabalho, aí não tem o que falar…
Abraço…
Níveis de solicitação de “help” diferentes - veja onde você se enquadra como “paciente” (ou seja, quem pede ajuda no fórum) e “médico” (ou seja, quem consegue responder corretamente à pergunta no fórum).
Digamos que o paciente tenha uma gastrite.
Nível 1)
Paciente = Animal
Médico = Veterinário
Nível 2)
Paciente = Criança
Médico = Pediatra
Nível 3)
Paciente = Leigo
Nível 4)
Paciente = Leigo com doença crônica
Nível 5)
Paciente = Hipocondríaco
Nível 6)
Paciente = Médico de outra especialidade
Nível 7)
Paciente = Médico da mesma especialidade
[quote=flaleite]Vejam esse tipo de situação…
http://www.guj.com.br/posts/list/31687.java
-
Problema com o Titulo “Bibliotecas”, eu abri pensando que era sobre o assunto recorrente no off-topic de criar uma biblioteca “Brazilian Commons”.
-
O cara posta no Fórum de off-topic, deveria ter postado no Java Básico.
-
Custa procurar no Google antes? Ou mesmo no fórum?[/quote]
Acontece de vez em quando né? A garota tava perdida, vai que teve um problema com o browser, ou ela estava lendo um off-tópic e não percebeu que postou ali…
Pô… isso acontece, no meu caso já postei tópicos em “Java Básico” e depois foram movidos para “Interface Gráfica”, tinha certeza que tinha postado certo por que na definição do fórum está escrito: “Se você começou agora com Java, ou então tem dúvidas em uma API que você ainda é novato, utilize esse fórum.”
Se sou novato… Acho que esse é o correto não?
Um abraço…
[quote=zerotanker][quote=flaleite]Para alguem ajudar a resolver o problema, primeiro a pessoa tem que saber pelo menos que tem um problema, depois tem que saber qual é o problema…
[/quote]
Algumas vezes o camarada não sabe… Vai se fazer o que? Algumas vezes a pessoa simplesmente sabe que o negócio não tá funcionando, nesse caso acho melhor dar uma orientação ao cara do que simplesmente esperar que ele aprenda tudo sobre a dúvida que lhe aflige e dê um up no tópico explicando exatamente depois de 2 semanas.
Não custa falar pro cara: Olha meu, sua dúvida não tá muito bem explicada, dá uma lida nisso e nisso que vai te dar uma base e depois posta aqui pra gente te ajudar, ok?
Agora quanto a pedir para fazer o trabalho, aí não tem o que falar…
Abraço…[/quote]
Aqui sempre o pessoal responde a pessoa e dá uns toques para que a pessoa tente melhorar o nivel dos post, não em conteudo e sim na criação do post.
Se o cara está com um problema no JBoss que não gera nenhum erro no log, o cara já deu uma sapeada no Forum e no Google e realmente ele não sabe nada, ele tem que tentar ao máximo ajudar a quem vai ajuda-lo. Nada impede do cara colocar um titulo coerente no topico, concorda?
Todos os foruns tem alguns tópicos fixos com dicas básicas ao pessoal, duvidas recorrentes e também de etiqueta no forum, basta o cara se esforaçar e ler.
O problema é do pessoal que não quer ter esforço nenhum, apareceu o erro o cara nem pensa um segundo para ver o que é, não procura no Google, nem na documentação da API, nem no proprio GUJ. Esse cara na verdade quer passar o trabalho dele para outro fazer… É muito mais comodo postar e deixar o cara do outro lado se virar para entender o que o quer dizer o texto do post…
Eu acho que esse tópico a gente pode cadastrar novamente no mês que vem. Com certeza novas pessoas vão se cadastrar e não vão saber se expressar bem.
Isso é problema de cultura(1), preguiça(2),ansiedade descontrolada(3) ou auto-estima baixa(4) ?
1 - Ah, todo mundo faz, vou fazer também.
2 - Vou colocar de qualquer jeito porque vão resolver o meu problema de qualquer jeito também.
3 - Tenho que postar rápido para rapidamente resolverem o meu problema. E agora!
4 - Socoooorro! Eu tenho um problema! Será que ninguém vê?
Olha cara… sinceramente já lí alguns posts que o cara não responde, simplesmente dá um coiçe no cabloco que perguntou…
PELAMORDEDEUS… disse que são alguns e não todos… um ou outro quer que o cara que postou a dúvida saiba mais que o cara que vai responder… e se não sabe!!! SHORYUKEN!!! Hahahaha!!!
A grande maioria realmente dá uns toques sim… e que ajudam muito…
Claro, claro… O que eu acho é que simplesmente o cara não sabe e acha o conhecimento aqui mesmo. Comigo aconteceu de estar com problemas no layout de um form e o cara me falar que o Matisse é meio complicado, aí que pesquisei no fórum mesmo e li sobre Matisse… Nem sabia que isso tinha nome antes.
Sim… Mas o ponto que tento abordar é a falta de conhecimento sobre o Java por exemplo que o cara tem, nesse caso não tem etiqueta ou dica que ajude Hahahaha!!!
Hehehhe!!! Quanto a isso não tenho o que falar, os caras não querem aprender e vocês estão certos de não fazer para eles…
Um abraço…
[quote=balarini]Eu acho que esse tópico a gente pode cadastrar novamente no mês que vem. Com certeza novas pessoas vão se cadastrar e não vão saber se expressar bem.
Isso é problema de cultura(1), preguiça(2),ansiedade descontrolada(3) ou auto-estima baixa(4) ?
1 - Ah, todo mundo faz, vou fazer também.
2 - Vou colocar de qualquer jeito porque vão resolver o meu problema de qualquer jeito também.
3 - Tenho que postar rápido para rapidamente resolverem o meu problema. E agora!
4 - Socoooorro! Eu tenho um problema! Será que ninguém vê?[/quote]
Olha… Não tô querendo arrumar confusão nem nada, mas quando você começou usava algum fórum? Se usava você pensava alguma dessas coisas acima?
Acho que a maioria pensa o nº 4, bate um desespero no cara sim…
Mas fazer o que? O cara tem que se esforçar…
De forma alguma eu estou defendendo os caras que querem ficar na boa, sem fazer nada, postar um lance para alguém resolver para ele e depois o cara vai colher os louros da vitória com o chefe ou professor.
Mas só estou defendendo a galera que por falta de conhecimento ou intimidade com o Java, não consegue se expressar direito…
Na maioria das vezes é apenas questão de português e bom senso, então não acho que falta de conhecimento ou desespero seja desculpa. O cara pode não saber de nada e descrever bem a sua dúvida.
No final das contas, a resposta é 42. O problema é a pergunta.
[quote=#@®®¡$]No final das contas, a resposta é 42. O problema é a pergunta.[/quote]O melhor post do tópico! :lol:
[quote=zerotanker][/quote]
Com certeza, tem um pessoal que pega pesado, isso eu concordo… Tem os intelectuloides que quando alguem posta um problema muito foda o cara some e quando o cara posta uma duvida básica o cara escracha.
O mínimo que a pessoa tem que fazer é procurar no fórum antes e no google também antes de postar qq. coisa.
O cara não pode saber nada de Java e se souber postar isso já é o suficiente.
Exemplo:
Titulo :arrow: Dicas de livros básicos de Java
Post :arrow: Pessoal, estou iniciando no Java e gostaria de saber alguns livros para inciantes
Errado:
Titulo :arrow: Livros
Isso independe do conhecimento em Java da pessoa, simplesmente mostra boa vontade em fazer bem feito.
Sei lá… Se vocês conseguem identificar isso é uma boa… Sei que se uma pessoa faz uma coisa por muito, por exemplo um operador de telemarketing, quando você fala bom dia o cara já sabe o problema (Hahaha!!! Exagerando um pouco, mas quando você fala a primeira frase e o cara é experiente isso rola).
Se vocês identificam isso na lata… Se o cara é um chupim (Hahahaha) ou não sabe mesmo mas é esforçado… Isso é bem legal…
Mas eu ainda estou no estágio de perguntar muito… então…
geralmente quando coloco uma duvida é por que eu já “joguei a toalha”. As vezes a situação está “desesperadora” e acaba saindo algum erro de portugues ou texto ininteligivel… ehhehe normal.
[]s
De forma alguma eu vou levar isso como um desaforo. Realmente, para quem está desesperado, acho que qualquer ajuda é válida.
Eu sou membro do fórum faz pouco tempo, quando eu comecei, eu realmente usava fóruns - e utilizava a maldita busca. Sinceramente, 80% das minhas dúvidas são resolvidas em posts passados.
Sabe qual o problema zerotanker? Eu acredito que a maioria das pessoas não se dão nem ao luxo de procurar no Google. Isso é uma falta de respeito com o pessoal dos fóruns, que tem que desperdiçar (isso mesmo, desperdiçar, porque poderia estar resolvendo o problema de outros que ainda não está no Google) o seu tempo com coisas que qualquer um poderia ter encontrado.
Bom, essa é a minha opinião.
Que ótimo!!! Hehehe!!!
[quote=balarini]
Sabe qual o problema zerotanker? Eu acredito que a maioria das pessoas não se dão nem ao luxo de procurar no Google. Isso é uma falta de respeito com o pessoal dos fóruns, que tem que desperdiçar (isso mesmo, desperdiçar, porque poderia estar resolvendo o problema de outros que ainda não está no Google) o seu tempo com coisas que qualquer um poderia ter encontrado.
Bom, essa é a minha opinião.[/quote]
Concordo 100% com você… Infelizmente enquanto ainda estivermos fazendo perguntas, os novatos são confundidos com os aproveitadores…
Isso é triste…
Tu ainda ta confundindo mas tudo bem ;).
Não entendo quando tu diz que usa o nome arquiteto pra não dizer que é desenvolvedor. Pra mim são duas coisas COMPLETAMENTE diferentes, e não tem como misturar. Arquiteto é arquiteto, desenvolvedor é desenvolvedor.
Tua frase é igual ah:
hehe… pra mim não faz sentido.