TOTVS Joinville

Saudações galera,

Gostaria de saber qual a visão empresarial de vocês referente a TOTVS, com relação ao ambiente de trabalho, prazos, tolerâcia nos prazos, particularidades da empresa, estou pensando de ir pra região mas gostaria de saber um pouco a respeito, já procurei e não encontrei muita coisa.

Não tenho tenho muita experiência na área, ainda estou aprendendo, gostaria de saber também a tolerância da empresa neste quisito.

E falando em salários também, como começam, do baixo, tem sua linha de vida muito longa, como chegar a um salário bom, sei que é claro que em todos os lugares depende do rendimento da pessoa de sua força de vontade e afins.

Sei que é uma empresa promissora, multinacional e grande in.fluência na economia do mercado de Software

Desde já obrigado.

Cara, quanto a tolerância da empresa isso é uma coisa que não tem nada a ver.

Se você for contratado como estagiário logicamente vai ser mais tolerado, pois estágio justamente foca no aprendizado e menos no trabalho em si.

Já se você for contratado pra programador Junior Java, pelo menos aqui na região o mínimo necessário pra área é ter noções consolidades de Swing, JPA, MVC, Servlets, JSP/JSF…

Acima de tudo você deve ser franco na entrevista de emprego, porque com certeza a empresa não vai te cobrar pelo que você não sabe, e se precisarem que você estude uma nova tecnologia vão te dar um prazo pra estudar com certeza…

Acho que aqui no Sul essa cultura de empresa mercenária no TI é bem menor que em outras áreas do país…

[quote=Ruttmann]…

Acima de tudo você deve ser franco na entrevista de emprego, porque com certeza a empresa não vai te cobrar pelo que você não sabe, e se precisarem que você estude uma nova tecnologia vão te dar um prazo pra estudar com certeza…

Acho que aqui no Sul essa cultura de empresa mercenária no TI é bem menor que em outras áreas do país…[/quote]
Não quero desvirtuar o tópico, mas vendo essa afirmação e comparando com algumas empresas que trabalhei em São Paulo, fico com vontade de ir pro Sul :smiley:

[quote=digaoneves][quote=Ruttmann]…

Acho que aqui no Sul essa cultura de empresa mercenária no TI é bem menor que em outras áreas do país…[/quote]
Não quero desvirtuar o tópico, mas vendo essa afirmação e comparando com algumas empresas que trabalhei em São Paulo, fico com vontade de ir pro Sul :smiley: [/quote]

Pois é… :lol:

O que mais vejo por aí é empresa que fecha projeto sem montar as equipes antes, e aí jogam um monte de rabiscos sem nexo na mesa dos desenvolvedores e ele que se virem…

Depois reclamam de bugs, os clientes reclamam que pagam caro por um produto ruim, a empresa se queima E PIOR: a área de TI se queima. Aqui onde trabalho e em algumas outras empresas que conheço existe todo um processo de organização antes da equipe assumir um projeto, são coisas que não vejo em outras empresas das quais já pesquisei a respeito…

O pessoal trata muito nas coxas uma área onde a organização e pontualidade são o principal ponto forte, e digo mais: a área de TI é uma das que mais demanda organização, desde o geral até a mínima das especificações, mas a maioria das empresas do Brasil acha isso bobeira, e queima todo um mercado onde existem empresas competentes e organizadas…

[quote=digaoneves][quote=Ruttmann]…

Não quero desvirtuar o tópico, mas vendo essa afirmação e comparando com algumas empresas que trabalhei em São Paulo, fico com vontade de ir pro Sul :smiley: [/quote]

Não esquece que o salário é bem menor… 8) … pelo menos em SC e PR

Sobre a pergunta, o salário inicial deve ser de 1000 até 2000(no máximo). Se vc nao cair de paraquedas no meio do incendio acredito que a tolerancia seja um pouco maior. Mas como foi dito, seja honesto na entrevista e diga o que sabe de java, procure saber o que eles esperam de vc, quais conhecimentos procuram …

[quote=everjava][quote=digaoneves][quote=Ruttmann]…

Não esquece que o salário é bem menor… 8) … pelo menos em SC e PR

Sobre a pergunta, o salário inicial deve ser de 1000 até 2000(no máximo). Se vc nao cair de paraquedas no meio do incendio acredito que a tolerancia seja um pouco maior. Mas como foi dito, seja honesto na entrevista e diga o que sabe de java, procure saber o que eles esperam de vc, quais conhecimentos procuram …[/quote]

O salário é menor, mas o custa de vida é menor também…

Esses dias um colega de fórum de SP disse que a feira mais barata de lá cobra 5 reais numa pêra. Aqui com 5 reais tu sai com uma sacola cheia da feira…

E se tratando de início de carreira como é o caso do criador do tópico, nenhuma empresa vai pagar bem mesmo, no começo é osso e com o tempo da pra ir melhorando…

:wink:

[quote=javanovice]Saudações galera,

Gostaria de saber qual a visão empresarial de vocês referente a TOTVS, com relação ao ambiente de trabalho, prazos, tolerâcia nos prazos, particularidades da empresa, estou pensando de ir pra região mas gostaria de saber um pouco a respeito, já procurei e não encontrei muita coisa.

Não tenho tenho muita experiência na área, ainda estou aprendendo, gostaria de saber também a tolerância da empresa neste quisito.

E falando em salários também, como começam, do baixo, tem sua linha de vida muito longa, como chegar a um salário bom, sei que é claro que em todos os lugares depende do rendimento da pessoa de sua força de vontade e afins.

Sei que é uma empresa promissora, multinacional e grande in.fluência na economia do mercado de Software

Desde já obrigado.[/quote]

Você já sabe em que área vai trabalhar? Qual a linguagem pretende trabalhar?

Tenho alguns amigos lá em diversas áreas.

Única problema que é comum em todas as partes é a questão de aumento de salário, por ser uma empresa grande é muito burocrático.

Tenho um amigo que trabalha na TOTVS daqui de alphaville.

O cara ganha 14°, 15° salário e ainda tem PLR. Pelo que diz é uma boa empresa,
mas não sei te dizer se é a mesma coisa na TOTVS de joinville.

Sobre salário bom lá, esqueça, se quer ganhar dinheiro venha para são paulo. Se for para lá se prepare
em ganhar pouco e sempre a mesma coisa e tendo poucas empresas para mudar. Sobre custo de vida,
lá é mais barato sim em relação à Sp, mas não muito. Mercado eu acho idêntico os preços de SC e SP, somente casas
e aluguéis que os preços são mais caros em Sp.

Só não esqueça de levar o quesito “qualidade de vida” em consideração… normalmente o cara foca no salário e esquece de colocar esse item importantíssimo na balança. Pra fazer eu me mudar pra São Paulo, teriam que me pagar um salário realmente muito absurdo lol

[quote=johnny quest]Tenho um amigo que trabalha na TOTVS daqui de alphaville.

O cara ganha 14°, 15° salário e ainda tem PLR. Pelo que diz é uma boa empresa,
mas não sei te dizer se é a mesma coisa na TOTVS de joinville.

Sobre salário bom lá, esqueça, se quer ganhar dinheiro venha para são paulo. Se for para lá se prepare
em ganhar pouco e sempre a mesma coisa e tendo poucas empresas para mudar. Sobre custo de vida,
lá é mais barato sim em relação à Sp, mas não muito. Mercado eu acho idêntico os preços de SC e SP, somente casas
e aluguéis que os preços são mais caros em Sp.[/quote]

Quem te deu estas informações ?
Como “esqueça” ganhar dinheiro aqui ? Quanto tu acha que ganham arquitetos, engenheiros seniors aqui em Joinville ?
E não tem poucas empresas. TI está muito forte em SC, em particular na região norte. A IBM vai abrir um escritório aqui em Joinville, você acha que não tem bom motivos para eles investirem aqui ?

E só para te falar, um aluguel de um lugar muito bom aqui custa no máximo 1 mil reais. Em SP, qualquer lugar é mais de 1500. E o custo de alimentação é bem inferior, enquanto tu acha buffet a kg aqui por R$24,90 (de excelente qualidade), em SP é normal achar por R$39,90 ou mais. Sem falar no custo de descolamento, tráfego, qualidade de vida e bla bla bla. É lógico que em SP pagam melhor, lá é tudo mais caro.

Só tenha certeza do que está dizendo quando for dar informações sobre localidade.

Calma nel.

desculpe se falei algo que te irritou. Somente comentei minha experiência nas semanas que estive hospedado nessa bela cidade.
O que eu falei foi em comparação com SP, que joinville tem menos empresas e o salário é inferior.
Eu não gosto de SP, mas nem tudo aqui é mais caro do que em SC.
E a qualidade de vida é infinitamente superior em SC do que em SP.

Custo de vida maior em SC do que em SP? Que cachaça foi essa que tu andou tomando, cara… huahua a menos que tuas referências seja Floripa à beira do mar e um lugar chinelão de SP… lol

[quote=johnny quest]Calma nel.

desculpe se falei algo que te irritou. Somente comentei minha experiência nas semanas que estive hospedado nessa bela cidade.
O que eu falei foi em comparação com SP, que joinville tem menos empresas e o salário é inferior.
Eu não gosto de SP, mas nem tudo aqui é mais caro do que em SC.
E a qualidade de vida é infinitamente superior em SC do que em SP.
[/quote]

Não me irritou, peço desculpas caso eu tenha lhe passado essa impressão.
Sim, mas isso é normal. Não há como compararmos em termos populacional e territorial SP com Joinville. Mas tem tido um crescimento forte em TI na região, assim como na região de Porto Alegre, Caxias do Sul e outras cidades do RS. O mais importante, é que tenho visto que a área de TI te crescido no Brasil e no resto do mundo, o que é bom a todos.

Mas veja, se tu consegue se adaptar ao estilo de vida de SP ou simplesmente quer passar uns anos lá, vai sim encontrar melhores salários e etc. Particularmente, gosto do estilo de vida que levo aqui, é uma cidade com bastante atrativos e ao mesmo tempo tranquila. É isso.

Abraços !

Bom, eu sou catarinense e digo que os salários não são proporcionais, pra ser sincero, se fizermos uma comparação:
Salário em SP = 2x a 4x mais do que em SC
Custo em SP = menos de 2x o de SC

E sim, o que muda, basicamente, de SP pra SC é o aluguel. Alimentação nem tem taaaaanta diferença assim, mas os salários são absurdamente diferentes.

Eu pago R$ 1.500,00 por mês pra morar no Jardins aqui em SP, tenho um colega que paga a mesma coisa em Florianópolis.

Joinville deve ser um pouco mais barato.

O que vale aí no sul é a qualidade de vida, isso sim é totalmente diferente, mas de resto, sinceramente não tem muita diferença de preço, custos e afins.

O que é complicado em SP é que aqui tu tens MUITA variedade de lugares pra gastar, tu sempre vai querer ir num restaurante diferente, num show, teatro e afins. Então se tu não fores alguém controlado, irá gastar bastante aqui.

Mas também, vim pra SP pra não aproveitar, melhor nem vir rs :stuck_out_tongue:

[quote=BrunoSC]
Você já sabe em que área vai trabalhar? Qual a linguagem pretende trabalhar?

Tenho alguns amigos lá em diversas áreas.

Única problema que é comum em todas as partes é a questão de aumento de salário, por ser uma empresa grande é muito burocrático.[/quote]

Em primeiro lugar obrigado pela dica galera, então já trabalho como Java dev, pretendo partir pra análise e arquitetura, mas acho que preciso ganhar mais experiência na área.

[quote]Não me irritou, peço desculpas caso eu tenha lhe passado essa impressão.
Sim, mas isso é normal. Não há como compararmos em termos populacional e territorial SP com Joinville. Mas tem tido um crescimento forte em TI na região, assim como na região de Porto Alegre, Caxias do Sul e outras cidades do RS. O mais importante, é que tenho visto que a área de TI te crescido no Brasil e no resto do mundo, o que é bom a todos.

Mas veja, se tu consegue se adaptar ao estilo de vida de SP ou simplesmente quer passar uns anos lá, vai sim encontrar melhores salários e etc. Particularmente, gosto do estilo de vida que levo aqui, é uma cidade com bastante atrativos e ao mesmo tempo tranquila. É isso.

Abraços !
[/quote]

Legal Nel, que bom que não te irritou, acho que entendi errado o tom das palavras :lol:

Mas o que eu queria falar e talvez não tenha expressado de forma tão clara como o leozin, é que proporcionalmente se ganha muito mais dinheiro em sp e o custo de vida não é tão absurdamente caro em relação à sc, e foi por essa razão que disse que se quer ganhar dinheiro mesmo, melhor ir para sp.

Mas o que desanima no começo é estar acostumado a ganhar uns 6k como pleno/senior em sp, e ao se mudar para uma cidade no interior pagando no máximo 3.5K. Em joinville, uma vaga de senior que vi uns meses atrás que mais pagava bem era na faixa de 4K, mas a maioria era abaixo disso.

Nel, com o crescimento de TI no norte catarinense, e o maior número de emprego, o salário médio de TI tem subido ultimamente ?

Mas o que adianta ganhar 6k e não ter qualidade de vida? É isso q eu prezo também igual falaram ai. Prefiro ganhar menos e “viver” mais do que viver pra trabalhar, só vou para SP se me pagarem MUUUITO bem também. Essas coisas de acordar 6 horas pra chegar as 8 no trabalho, depois chegar as 8 em casa, nao der tempo de almocar em casa tranquilo, dar aquela dormidinha do almoco. Chegar em casa cedo e ainda ter ânimo pra ir ao shopping, passando em casa, tomando um bainhu, sem precisar ir direto do trabalho faz bastante diferença pra mim.

Já vi reportagem que tem gente que acorda as 5 pra pegar metro lotado e chega depois das 8 em casa ainda. Imagina a vida dessas pessoas, chegam as 8 cansado (mais da “viagem” do que realmente do trabalho), só pensa em jantar e dormir, ai já chega o outro dia e tudo de novo. Só consegue aproveita no fim de semana mesmo, isso quando não trabalha no sabado (nossa sorte na area de TI)

Mas temos que ver que o conceito de qualidade de vida pode variar de pessoa para pessoa, para alguns pode ser não enfrentar engarafamentos residir perto do trabalho, etc, para outros pode ser ter uma grande opção cultural, uma variedade de bons restaurantes etc , portanto tudo depende do que a pessoa no momento prioriza.

Sim claro, com certeza! Expressei minha opinião apenas =P

Tem gente que preza ganhar dinheiro e sente satisfeito com isso, pode ter uma vida amorosa ruim, e uma família desunida, mas ganhando seus dindin fica satisfeito e se sente realizado. (Mas também tem outros que não enxergam o que é melhor pra si mesmo - não estou julgando ninguém - )

Tem tido um bom crescimento, vide investimento de algumas empresas na região. Tem empresas de vários portes, desde pequenas, médias e grandes. Como está tendo uma maior demanda por profissionais, o salário acaba aumentando também, tendo em vista que há uma “disputa” entre empresas.

É que um exemplo simples, você comentou dos 6k correto ? Conheço pessoas que gastam facilmente R$500,00/mês só em combustível e pagam aluguel acima de R$1500,00/mês morando em SP. É por essas e outras que o profissional é obrigado a ganhar mais mesmo. Eu praticamente atravesso toda a cidade para vir trabalhar e não levo mais de 20 minutos de trânsito. O aluguel tu encontra um excelente lugar por R$600,00…R$700,00.

De qualquer forma, vai do objetivo de cada um, o que ele quer para o futuro, para seu estilo de vida e etc.
Pode ter certeza que tem gente que mora em SP e não quer sair por nada e lá rsrs…

Mas é isso rapaziada, o importante é nos mantermos atualizados, buscando melhorar nossa experiência profissional, melhor colocação no mercado e salário e torcer para que a área de TI continue em plena evolução.

Abraços.