Trabalar com Tabelas

8 respostas
theneto.pro

Boa tarde a todos! estou precisando da ajuda de vcs… se tiver alguem q possa e ajudar ficarei feliz!

seguinte to fazendo uma agenda para cadastrar reunuioes(é uma agenda simples). a questao é estou usando uma JIntenalFrama onde coloquei os botoes para manipular os dados ja cadastrados (“Novo”,“Remover”, “Fechar”) e quero q nessa mesma janela seje exibido a tabela com os dados q cadastrei. a tabela é so de 4 colunas (Codigo , Pauta, Data, Hora), gotaria que na hora q eu cadastrasse um novo evento de runiao assim q eu confirmasse ele ja exibisse na tabela o novo evento.

toda dica é bem vinda…

Obrigado!

8 Respostas

jessetsilva

cria uma funcao pra atualizar a tabela e chama ela sempre que vc cadastrar um novo item

theneto.pro
jessetsilva:
cria uma funcao pra atualizar a tabela e chama ela sempre que vc cadastrar um novo item
eu tenho o seguinte metodo:
public void atualizaTabela(String[] dados){
		int linha = tabela.getSelectedRow();

tabela.setValueAt(dados[0], linha, 0);
		tabela.setValueAt(dados[1], linha, 1);
		tabela.setValueAt(dados[2], linha, 2);
		tabela.setValueAt(dados[3], linha, 3);
		//tabela.setValueAt(dados[4], linha, 4);
	}//atualizaTabela
porem quando vou fazer a chamada do metodo da o seguinte erro: Exception occurred during event dispatching: java.lang.NullPointerException at FormularioAgendaCad.botaoGravarActionPerformed(FormularioAgendaCad.java:93) at FormularioAgendaCad.access$0(FormularioAgendaCad.java:80) at FormularioAgendaCad$1.actionPerformed(FormularioAgendaCad.java:61) at javax.swing.AbstractButton.fireActionPerformed(Unknown Source) at javax.swing.AbstractButton$Handler.actionPerformed(Unknown Source) o metodo que faz essa chamada é:
private void botaoGravarActionPerformed(ActionEvent e){
		int resp;

if (edicao == false){
			resp = JOptionPane.showConfirmDialog(this, "Incluir Registro?", "Inclusão", JOptionPane.OK_CANCEL_OPTION, JOptionPane.QUESTION_MESSAGE);

if (resp == JOptionPane.OK_OPTION){
				Reuniao r = new Reuniao(textPauta.getText(), textData.getText(), textHora.getText());

Principal.minhaAgenda.add(r);

JOptionPane.showMessageDialog(this, "Inclusão Efetuada","Inclusão",JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);

JanelaAgendaPai.atualizaTabela(new String[]{r.getCodigo(),r.getPauta(),r.getData(),r.getHora()});
				this.dispose();

}
		}
jessetsilva

pelo que percebi do teu codigo voce esta tentando inserir valores numa linha que ainda nao existe na tabela.

Tente usar este metodos ao inves do que vc usou:

((DefaultTableModel) tabela.getModel()).addRow(dados); //pego o modelo da tabela e mando adicionar os dados, assim ele gera autimaticamente uma nova linha

}//atualizaTabela
theneto.pro

jessetsilva:
pelo que percebi do teu codigo voce esta tentando inserir valores numa linha que ainda nao existe na tabela.

Tente usar este metodos ao inves do que vc usou:

((DefaultTableModel) tabela.getModel()).addRow(dados); //pego o modelo da tabela e mando adicionar os dados, assim ele gera autimaticamente uma nova linha

}//atualizaTabela

oi jessetsilva vc sabe me dar uma dica de como eu faço pra tabela mostrar a nova linha em tempo de execução?

jessetsilva

Experimenta colocar a função dentro de uma Thread.

Deixa ela executando de tempo em tempo, ai voce tera a impressao de tempo real.

Alguma duvida de como criar avisa ai que tento te ajudar.

theneto.pro

jessetsilva:
Experimenta colocar a função dentro de uma Thread.

Deixa ela executando de tempo em tempo, ai voce tera a impressao de tempo real.

Alguma duvida de como criar avisa ai que tento te ajudar.

como eu faria isso??

jessetsilva

Cara, de uma estudada em Threads, aqui no forum mesmo tem alguns topicos bem bacanas sobre o uso de threads.

Da uma pesquisada , tenta e depois posta o que não deu certo.

valeu.

theneto.pro

Galera resolvi trabalhar com o table model porem ele ta apresentando uns erros ai dei continuidade nas minhas perguntas em outro topico ja existente http://www.guj.com.br/java/225793-exemplo-de-tablemodel#1228183

quem puder me ajudar ficarei grato!

Criado 27 de março de 2011
Ultima resposta 6 de abr. de 2011
Respostas 8
Participantes 2