Bom, no curso q fiz era mais desktop, então minha dominação maior é no Desktop, e não tanto na web, mas pretendo dominar o java web, para programas não muito grandes, na minha opinião java Desktop não morreu, vai depender da necessidade e de onde vc trabalha! sempre vai ter a galera do pós e contra cara, isso vc vai da de cara mesmo! um amigo meu só programa em C e C++ até agr e fica falando q java não presta e é ruim, sem nem mesmo ter usado! até na faculdade meus professores de C# e Java não se concordava um com o outro, e eu como estava começando ficava louco kkkkk Mas smp digo pelo oq eu aprendi, vai depender do caso de uso. Como vc pretende fazer umas aplicações para lojinha, estude oq o cliente necessita e vc verá qual é a melhor, mas geralmente, em boa parte das lojinhas aqui, java Desktop dava conta de boa e sem muitas complicações 
Obs: não faça como um colega meu faz, ele fica indo pela opinião dos outros e fica mudando de linguagem, ai não aprende nem uma nem outra, pq ele nao pega a logica, aprenda uma primeiro, aprenda a logica, depois arrocha nas outras, mas smp tenha uma dominante!