Trabalhadores de TI em SP decidem entrar em greve?

26 respostas
juniorsatanas

Trabalhadores do setor de tecnologia da informação do Estado de São Paulo decidiram neste sábado, em assembleia, entrar em estado de greve, informou o Sindpd, sindicato da categor

Os profissionais, cuja negociação salarial foi interrompida em janeiro após quatro rodadas de debates entre os sindicatos patronal e de trabalhadores, reivindica 11,9% de aumento salarial linear, desenvolvimento de plano de Participação em Lucros e Resultados (PLR), auxílio-refeição de R$ 15 por dia e ampliação de pisos salariais. O sindicato patronal oferece reajuste salarial de 6,47% e refuta todas as outras solicitações, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores de Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo.

O sindicato informou que, pela lei de greve, deve publicar anúncio em jornal de grande circulação para informar as empresas envolvidas com os serviços de TI. Após 72 horas da publicação, os trabalhadores podem dar início às paralisações, que podem ser pontuais ou generalizadas.
Participaram da assembleia trabalhadores de Santos, Ribeirão Preto, Sorocaba, Campinas e Araraquara. O maior número de trabalhadores presentes foi da capital e região metropolitana.

fontes: http://www.opovo.com.br/app/economia/2011/03/12/noticiaeconomia,2112686/trabalhadores-de-ti-em-sp-decidem-entrar-em-greve.shtml

26 Respostas

M

Alguem vai aderir?

marvinla

Aqui em Ribeirão Preto não conheço ninguém que vá aderir, até porque o sindicato nem apareceu pra falar nada.
Teve até um dia que tinham alguns representantes na porta da empresa mas ficaram lá sentados, sem cartazes e sem abordar ninguém pra falar porque estavam ali.

Vamos ver o que vai acontecer.

juniorsatanas

Aqui em Fortaleza nos ganhamos menos que as putas da Beira Mar, logo aqui seria em massssssa !

Jr.
zoren

Eu não conheço ninguém que vai aderir a greve.

Acho que depende se a empresa é associada a esse sindicato.

Também não sei se existe algum outro.

juniorsatanas

zoren !

Esse é problema, por isso que não temos conselho, Brasil e foda… se todo mundo parar paramos o mundo !

jr.

carlos.e.a

juniorsatanas:
Aqui em Fortaleza nos ganhamos menos que as putas da Beira Mar, logo aqui seria em massssssa !

Jr.</blockquote>

Desculpa, mas eu nao concordo. Nao estao pagando tao mal em Fortaleza. Só para eu saber, a qual funcao em especifico voce esta se referindo?

juniorsatanas

Eu trabalho para o Estado do Ceará :

Nosso programador que tem 30 anos tira R$ 1.000 (RPPS)(sênio)

Programador Junior                               R$ 1.200 (RGPS)

Programador Pleno                                R$  2.000(RGPS)

Analista OeM                                        R$ 2.800 (RGPS) Nível 1

Analista OeM                                        R$ 3.200 (RGPS) Nível 2

Analista OeM                                        R$ 3.800 (RGPS) Nível 3

Essa tabela ta no site da ETICE, e do sindicato !

Para mim eu precisaria no mínimo de 6 mil por mes, pos tenho 2 filhas, e curso de TI são caros !

CURSO DE ANDROID EM FORTALEZA DA CAELUM : $ 2.100...

COMO EU VOU ESTUDAR ? COMO EU VOU ME ATUALIZAR ? COMO VOU FAZER CUROSOS ?
1 LIVRO DE JAVA BOM E DE 200 PRA CIMA !

s4nchez

Ai que voce se engana. Enquanto tem gente contando com greve para conseguir uns trocados, tem muita gente dentro e fora do Brasil disposta a assumir essa demanda.

Com o real valorizando do jeito que esta e com a quantidade absurda que jah se paga de imposto por empregado por ai, nao demora muito para ficar mais barato contratar empresas estrangeiras pra tocar projetos. Soh quem tem visao apenas de curto prazo pra apoiar esse tipo de greve. Mesmo que consigam tudo que estao pedindo agora, nao estao fazendo nada para melhorar o futuro da industria de TI como um todo.

juniorsatanas

s4nchez Concordo em partes !

Mas ficar parado esperando cair do céus ? Aqui no meus trabalho somos 8, o projeto que nos estamos fazendo SIGI, de 16 meses vai ser uma economia de 1 milhãozinho , foi isso que a empresa cobrou para fazer (facada nos cofres públicos), Ai, que resolvemos fazer em casa ´com VRaptor, ai vai sair por bacatela !

COMPRAR SEMPRE SAI CARO, IMPORTAR DE FORA TBM !
http://www.nutec.ce.gov.br/categoria2/centauro-apresenta-resultados-de-projetos
Compramos um Robô caríssimo da Alemanha, para projetos todo fechado não se pode nem trocar um parafuso… hahah agora estamos desenvolvendo um por preços módicos…

Resumindo : Fazer em casa, com mão de obra nacional e mais barato…

(minha opinião)!
Abraço !

jr

carlos.e.a

juniorsatanas:

Para mim eu precisaria no mínimo de 6 mil por mes, pos tenho 2 filhas, e curso de TI são caros !

</blockquote>

Sem duvida estao pagando mal nesse caso que voce citou. Fato.
Mas ja vi muita oportunidade boa aqui em Fortaleza pagando muito bem.

W

juniorsatanas:

</blockquote>

Porra, 6 conto em Fortaleza??!!! Voce quer comprar o Ceara ou o que ???

Eu acho dificil essa greve dar em alguma coisa, porque os trabalhadores de TI nao sao organizados e nao sao unidos, tem muita gente que trabalha como PJ ganha “bem” e nao da a minima pros outros.
Quero so ver neguinho chegar na empresa e falar que vai entrar em greve, tipo sozinho… vai ser mandado embora sem choro nem vela.

//Daniel

RafaFloripa

tá ganhando mal
pede demissão

muda de estado

outra coisa greve em empresa privada é uma piada
a empresa vai aumentar o salario de meia duzia de funcionarios importantes
e contratar outra meia duzia de peão

juniorsatanas

RafaFloripa Boa Tarde !

Concordo, mas tem programador satisfeito aqui… imagina ? o cara rala para aprender, custa olho da cara os livros ! para ganhar merrrrrrrrrrreca !

Abraço.

douglaskd

a vida é difícil, sorte que ta chegando 2012 :lol:

juniorsatanas

douglaskd o que tem 2012 ?

douglaskd

fim do mundo!! :shock:

L

juniorsatanas:

</blockquote>

caramba vcs ganham mal pra caramba ai hein!

bom eu tiro 2.8 como jr

isso vai de empresa para empresa tbm

juniorsatanas

lokit"s boa tarde !
Esse salário quem paga são as empresas que ganhÂAAAAAAAAAAAAAAAAo milhões do ESTADO DO CEARÁ, são as tercerizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzadas !

hehe

D

Vão nas principais empresas fazer barulho, CPM Braxis, Sonda Procwork, T-Systems, dentro outras.

Aqui onde trabalho dificilmente virão.

Pra mim ninguém para não, foi como disseram ai, quem parar vai servir de boi de piranha.

Na moral a área de TI ainda paga bem pq tem muita demanda, um dia essa bolha vai estourar como aconteceu com todas as profissões, aqui em SP nego programador Jr. acha que tem que ganhar 3000 reais, coisa que gerente em outras áreas não tira.

Acho bom essa galera investir em educação e especialização pq um dia vai acabar essa mamata, daqui 10 anos a área de entrada na programação vai estar pagando igual suporte a usuário, por volta de 800 conto. Aliás sei de empresas que já estão oferecendo 1300 para Jr. Eu ganhava isso quando era estagiário 3 anos atrás.

Luiz_Aguiar

TODOS os bons desenvolvedores que conheço ganham bem e nenhum deles se submete a trabalhar nessas empresas exploradoras, não sei do que esse povo tanto reclama.

Não ta satisfeito com o salário? procure outra empresa! não ta satisfeito com a profissão? Mude de profissão oras.

[]s

O

O brasileiro de modo geral tem muito o que aprender sobre negociação coletiva de trabalho.

Todo país de primeiro mundo possui sindicatos fortes.

Toda democracia reconhece o direito a greve.

Não está satisfeito procure outra empresa? Entendo o ponto de vista e eu já pensei assim. Mas eu era ingênuo.

As boas empresas querem remunerar adequadamente seus profissionais, mas são obrigadas a praticar a média de mercado, senão perdem espaço competitivo em relação às concorrentes que são as empresas ruins.

Empresas organizam carteis o tempo todo. Na área de TI mesmo, a Google, Apple, Adobe Systems, Intel, Pixar, etc, fizeram um acordo ilegal entre elas para evitar competição direta por funcionários. http://info.abril.com.br/noticias/carreira/empresas-de-ti-nao-podem-barrar-contratacoes-24092010-35.shl.

Isso no berço do neoliberalismo, imagine no nosso Brasilsilsil…

Eu sou a favor das greves justas porquê elas são uma ferramenta legítima de negociação, são boas para as empresas e são boas para os mercados.

L

Daniel_MV:
Vão nas principais empresas fazer barulho, CPM Braxis, Sonda Procwork, T-Systems, dentro outras.

Pra mim ninguém para não, foi como disseram ai, quem parar vai servir de boi de piranha.

Na moral a área de TI ainda paga bem pq tem muita demanda, um dia essa bolha vai estourar como aconteceu com todas as profissões, aqui em SP nego programador Jr. acha que tem que ganhar 3000 reais, coisa que gerente em outras áreas não tira.

Acho bom essa galera investir em educação e especialização pq um dia vai acabar essa mamata, daqui 10 anos a área de entrada na programação vai estar pagando igual suporte a usuário, por volta de 800 conto. Aliás sei de empresas que já estão oferecendo 1300 para Jr. Eu ganhava isso quando era estagiário 3 anos atrás.

1.3k prA JR é boqueta esse emrpesa então, qq fiz estagio dentro desse ano tirava isso como estagio, pq vc reclama que um jr não pode ganhar 3.0 k , mas ja falei isso vai de empresa.
Se vc trampa numa boqueta não reclame do salário vc entro pq quiz…

Luiz Aguiar

+++

juniorsatanas

lokit"s bom dia !

GRANDE PROBLEMA NÃO É SALÁRIO: MAS SIM O CARTEL PARA ESTIPULAR ESSE SALÁRIO !
Edufa

Luiz Aguiar:
TODOS os bons desenvolvedores que conheço ganham bem e nenhum deles se submete a trabalhar nessas empresas exploradoras, não sei do que esse povo tanto reclama.

Não ta satisfeito com o salário? procure outra empresa! não ta satisfeito com a profissão? Mude de profissão oras.

[]s

+1
Perfeito não tem o que acrescentar

D

lokit"s:
Daniel_MV:

1.3k prA JR é boqueta esse emrpesa então, qq fiz estagio dentro desse ano tirava isso como estagio, pq vc reclama que um jr não pode ganhar 3.0 k , mas ja falei isso vai de empresa.
Se vc trampa numa boqueta não reclame do salário vc entro pq quiz…

Traduza para o Português por favor, não consegui entender o seu ponto. Não estou falando do meu salário, estou falando de mercado.

Mas vamos lá.

Primeiro que 1.300 é um péssimo salário sim para Prog. Jr. Nunca disse o contrário ou concordei com essa prática.

Mas também não creio que 3.000 seja um salário justo ou compatível para o que é um Jr hoje em dia (praticamente um estagiário) , mesmo aqui em SP. Quem paga hoje isso para Jr, com certeza paga com cotas, ou seja lá qual for o esquema trabalhista, menos CLT.

O meu ponto, é que é muito mais negócio para o mercado como um todo, você ter por exemplo um salário de Jr. “fixo” rolando no mercado a ± 2.400 CLT + alguns benefícios interessantes, do que essa gangorra de salários com as mais absurdas formas de contratação que é o que ocorre hoje.

O sindicato está batendo nesses 12%, mas se rolar vai ter corte e o mercado vai decair ainda mais os salários contratando esses negos desesperados por aí que aceitam qualquer coisa. É o famoso tiro no pé.

M

Salário de Jr. nunca vai ser alto, porque é o salário inicial, por isso que chamam o profissional de Junior, oras! :lol:
Quando conseguir atingir Pleno, a tendência é o salário subir.

Sobre salário, não existe mágica: se dobrar seu salário, esse custo tem de partir de algum lugar. As empresas tem margem reduzidas, eles vão repassar aos clientes o valor do custo ou cortar de outras despesas. Será que o cliente pagaria tão a mais pra receber o mesmo serviço no mesmo prazo?

Capitalismo é isso, gente. Ou melhor, concorrência é isso. Antigamente as empresas pra definir o preço de um produto, calculava o custo unitário, jogava uma margem de x% e pronto. Hoje a primeira coisa que ela tem é o preço: o que o mercado pratica. Daí ela tem de adequar seu custo a ele e o que sobra é o lucro. Isso vale tanto pra software quanto pra lâmpadas.

Mas o sindicato está certo na briga e na greve: o mercado é formado por empregados, empregadores, fornecedores e clientes. Se as empresas fazem sua parte achatando os salários, os sindicatos e os trabalhadores fazem a contraparte pressionando o salário pra cima. É assim que se chega a um valor justo. Apoio a iniciativa e quem pretende aderir a ela, visto que se eles conseguirem nem que seja 1% a mais, o aumento não vai ser só pros grevistas, mas a todos os que estão filiados ao sindicato.

Falta no Brasil uma legislação que dê mais força pros sindicatos e iniba as práticas ruins destes. Até nos EUA e Japão existem sindicatos e funcionam bem.

Criado 13 de março de 2011
Ultima resposta 15 de mar. de 2011
Respostas 26
Participantes 14