Trabalhando com Array

11 respostas
P

Pessoal,

estou estudando sobre arrays no java…
Gostaria de esclarecer uma dúvida:

Tenho o seguinte código:

Dog [][] dog = new Dog [3][]; dog [0][1] = new Dog(); dog [1][2] = new Dog(); dog [2][3] = new Dog();

ele está lançando um erro de compilaçao…Exception NullPointerException…
gostaria de saber o pq…
Dog [][] dog = new Dog [3][];
o [3] indica o numero de referencias q eu desejo q tenha …penso eu q o [] após seja “infinito”…rs
alguem poderia me ajudar?!

11 Respostas

Grinvon

Um array é um conjunto de objetos, sendo objetos se eles não estiverem instanciados provocamente não terão referência.

Sendo esse um array multidimensional, ao tentar compilar ele conseguirá acessar a primeira dimensão, mas ao tentar acessar pela segunda, ex: [1][3], provocará erro, pois não foi instanciado.

Tente fazer por exemplo:

Object [][] dog = new Object [3][10];

Você poderá acessar até 11 unidades na segunda dimensão, já que corre de 0 até 10.

P

Grinvon,

vlw pela resposta cara…
mas a questao eh: o que seria esse segundo []? O q acontece qnd eu nao informa o total de elementos?! fica infinito?

Grinvon

Não, não fica infinito já que arrays em Java você sempre deve informar pelo menos a quantidade de elementos de uma dimensão, para os objetos serem instanciados na memória.

Infelizmente devido a isso os arrays se tornam “presos” em termos de flexibilidade, e por isso a depender da necessidade usamos as chamadas Collections para nos dar mais liberdade.

Como você precisa informar ao menos um, só poderemos acessar e atribuir valores a um array caso o objeto nele estiver instanciado.

Andre_Brito

Não fica. Acho que é porisso que dá NullPointerException.

P

Grinvon:
Não, não fica infinito já que arrays em Java você sempre deve informar pelo menos a quantidade de elementos de uma dimensão, para os objetos serem instanciados na memória.