Trabalhando com Banco de dados

9 respostas
henry.everton

Pessoal nao encontrei nenhum tópico sobre isso mas la vai:

eu percebi q pra montar uma classe de conexão com banco de dados e criação de tabelas e demais sao simples. Agora eu gostaria de saber dos expertes como vcs fazem pra criação de tabelas, conexões e variaveis. Digo
assim ex:

eu quero criar um sisteminha de help desk por exemplo, como voces montam isso, digo em termos de classes com conexão com banco, criação de tabelas e variaveis, selects no banco… digo como vcs montam a UML disso, é somente uma classe este tipo de coisa… só pra me dar uma noção de como comecar a desenvolver legal… pra nao sair montando um monte de classes e outras atoa e ficar ridicula a programação.

9 Respostas

vanzella

Henry, procura sobre MVC, DAO, BEAN em padrões de projeto, tem muito conteudo no forum.

henry.everton

hum legal legal… valeu… vou procurar sobre!!!

henry.everton

eu recebi uma dica de programação em 3 camadas, alguem tem algum tutorial sobre isso?

Jair_Rillo_Junior

Como o amigo já disse, procura sobre MVC (Model View Controller).

Aconselho você a dar uma boa olhada em orientação a objetos (na pratica mesmo, nao apenas aquelas conversinhas de faculdade que em OO existe herança, polimorfismo, etc etc etc).
Dar uma estudada em Java a fundo, desde as sintaxes básicas de IF, While, etc, mas principalmente em nomenclaturas de métodos, encapsulamento, etc…
Estuda o padrao DAO (para banco de dados) e se possivel, procura alguma aplicaçao open source e dê uma estudada em algum código pronto.

Todas as respostas acima podem ser encontradas no proprio GUJ e no máximo no google

vanzella

Da uma olhada ai, muito bom.

Guto_Magalhaes

Cara, vc manja manipulação de xml? Se manjar, usa o ojb, pq ai o seu codigo fica bem mais limpo. Vc configura o banco no xml e as classes ficam apenas com o processamento e a conexão.

Ve ai:

http://www.penguin-soft.com/penguin/developer/struts/userGuide/dev_validator.html

Falow ae.

Guto_Magalhaes

foi mal cara, colei o link errado:

é esse aqui: http://ojbc.sourceforge.net/guide/index.html

Falow

Guto_Magalhaes

Aqui vai mais um material bem basico sobre o que é programação em 3 camadas. Divirtam-se.

Guto_Magalhaes

2º parte do material

Criado 8 de junho de 2007
Ultima resposta 11 de jun. de 2007
Respostas 9
Participantes 4