Trabalhando com bases legadas!

5 respostas
W

Ai galera blz? Esse é um problema que muitos bancos hoje enfretam… a maioria dos seus dados e aplicações estão em bases e sistemas legados e a necessidade de migração desses sistemas é cada vez mais necessária… como realizar essa migração?
Vcs conhecem algum artigo ou livro que tratem desse problema??

5 Respostas

plentz

Você quer migrar de qual ‘base legada’ para qual? De qual ‘sistema legado’ para qual?

W

Base e o Sistema estão em Mapper uma linguagem propietária da Unisys… só que a questão não é essa… eu to procurando um bibliografia que abstraia isso… não importando a linguagem… mais sim procedimentos a serem tomados na questão da migração…

Grinvon

Estamos usando um processo para “migrar” dados de um legado para um outro sistema. Na verdade não seria uma imigração, apenas o nosso sistema consulta dados provindos de um outro sistema em um determinado formato, então nós o processamos, e também poderemos enviar dados para outros sistemas.

Uma solução interessante para isso é o uso do Web Service, você pode “fundir” esses sistemas, ou até mesmo migrar as bases!

cv1

Bom, no meu tempo nao se usava WebServices pra migrar dados, mas vai saber, do jeito que a galera do XML anda moderninha :mrgreen:

Uma das dicas mais preciosas que eu posso te dar eh se familiarizar MUITO bem com os utilitarios de manipulacao de texto e linguagens de script do mundo Unix. As de sempre… cat, cut, grep, sort, uniq, tac, tail, head, sed ja dao pra fazer um bom estrago. Se vc tiver um tempinho, aprender Awk, Python, Perl, Ruby ou alguma outra linguagem do genero tambem eh uma otima pedida. Pq afinal, sempre acaba se tendo que fazer umas coisas manuais ou uns “ajustes” nos dados, e pra isso nada melhor do que trabalhar com texto puro - e, pra manipulacao pesada de dados em texto puro, nada melhor do que os text-utils e shell-utils.

chaos

Pra migrar o principal mesmo é saber o que está migrando, pra que servem aqueles dados, como funciona a regra de negócio, etc.

Com isso vc consegue entender o que fazer pra não perder dados importantes.

Fora isso é muito trabalho mesmo.
Não é tão simples fazer um “de para”, mas um esboço sempre serve como guia.

Só não se esqueça de uma coisa, arrume espaço na sua nova base pra TODAS informações que encontrarna base atual, por mais irrelevante que possa parecer pra vc, sempre vai aparecer um engraçadinho dizendo: “Mas no sistema velho tinha isso…”

Outro ponto muito importante de migração de sistemas e bases é o usuário.
Treinamento, dicas, treinamento, truques, tempo pra assimilar o sistema, truques e treinamento.
Depois repete isso até ele fazer isso com menos dificuldade (sim, vc pode sair de um sistema shell *nix-like pra uma interface desktop ou web que o usuario ainda vai achar mais fácil apertar ESC pra confirmar igual ele fazia antes)

O entendimento da regra de negócio vai ser muito util na hora de fazer um passo-a-passo das funções mais usuais e/ou importantes, pra evitar que a TI vire pastelaria oficialmente.

Criado 1 de agosto de 2005
Ultima resposta 2 de ago. de 2005
Respostas 5
Participantes 5