Trabalhando com Exception

1 resposta
igor_felix

Olá pessoal, eu estou desenvolvendo um pequeno projeto, com o intuito de aprender mais Java Desktop, utilizando MVC

Nas minhas classes DAO os métodos seguem mais ou menos o padrão abaixo:

public void alterarCliente(Cliente cliente) throws SQLException { PreparedStatement pStatement = ... .... }
Nas minhas classes Controller os métodos também seguem mais ou menos o mesmo padrão:

public void alterarCliente(Cliente cliente) throws SQLException {
          minhaClasseDAO.alterarCliente();
}

E, caso ocorra alguma excessão, eu trataria na view…
tipo:

try{
    minhaClasseController.alterarCliente(cliente);
} catch (SQLException ex) {
    JOptionPane.....("Ocorreu um erro.");
}

Eu li vários artigos sobre o MVC, passou a entender que fosse dessa maneira, mas, eu estava vendo muitos posts no GUJ e no JavaFree, que não pode fazer tratamento de fluxo de dados no view, alguém poderia me explicar porque?? o que eles querem dizer com não pode???

Se eu não posso tratar no view, como eu vou informar a partir do Controller para o view que ocorreu um erro se não por tratamento de exceção???

vlw

1 Resposta

D

Tratamento de fluxo de dados nada tem a ver com Exception. Tratamento de fluxo de dados se relaciona com onde cada dado, que veio da sua view, será armazenado, como ele será manipulado, validações e etc.

Tratamento de exceptions na view pode e deve ser feito, de modo a mostrar mensagens de erro mais amigáveis ao usuário! =)

Espero ter ajudado. Até.

Criado 5 de fevereiro de 2009
Ultima resposta 5 de fev. de 2009
Respostas 1
Participantes 2