Trabalhando com Import no Bloco de Notas

Boa noite pessoal, estou iniciando meus estudos para tentar uma certificação em java OCA e estou com uma dúvida aqui, quando tento trabalhar com imports no bloco de notas. Em todos os testes que realizei recebo a seguinte mensagem de erro ao tentar compilar: “error: package does not exist”.

Tentei fazer esta compilação de diferente maneiras e todas me retornaram o mesmo erro. Para ficar mais claro o problema colocarei abaixo a atual estrutura do projeto:

##########################################
package financeiro;

class Pedido{
String n_conta;
}

#########################################
package modelo;

import financeiro.Pedido;

class Pessoa{
public static void main (String[] args){
Pedido ped = new Pedido();
ped.n_conta = “1234-5”;
System.out.println("N conta: "+ped.n_conta);
}
}

Para compilar ambas as classes estou utilizando o seguinte comando:

javac -d c:\certificacao\import\ Pedido.java (esta compilação não da erro, além de criar a pasta “financeiro” com o arquivo “Pedido.class” dentro);

javac -d c:\certificacao\import\ -cp c:\certificacao\import Pessoa.java (neste da a mensagem de erro no import)

Os dois arquivos .java estão dentro da pasta c:\certificacao\import

Gostaria de saber oq estou fazendo de errado para não conseguir compilar minha classe principal e fazer com que ela visualize a classe “Pedido” que se encontra em outro Pacote.

Abraços

O pacote refere-se a uma pasta.

Você precisa criar sua classe dentro da pasta marcada no pacote, ou seja, precisa criar a classe Pedido dentro do financeiro e etc…

A classe pacote está como default. Tente colocar public , se não ela estará disponível apenas dentro do pacote. Da mesma forma a variável n_conta ela esta default tente colocar como public ;

[quote=alexmonassa]A classe pacote está como default. Tente colocar public , se não ela estará disponível apenas dentro do pacote. Da mesma forma a variável n_conta ela esta default tente colocar como public ; [/quote]A mensagem diz que o pacote não existe. A visibilidade da classe não influencia em nada isso.

[quote=estevanmp]Boa noite pessoal, estou iniciando meus estudos para tentar uma certificação em java OCA e estou com uma dúvida aqui, quando tento trabalhar com imports no bloco de notas. Em todos os testes que realizei recebo a seguinte mensagem de erro ao tentar compilar: “error: package does not exist”.

Tentei fazer esta compilação de diferente maneiras e todas me retornaram o mesmo erro. Para ficar mais claro o problema colocarei abaixo a atual estrutura do projeto:

package financeiro;

class Pedido{
String n_conta;
}

#########################################
package modelo;

import financeiro.Pedido;

class Pessoa{
public static void main (String[] args){
Pedido ped = new Pedido();
ped.n_conta = “1234-5”;
System.out.println("N conta: "+ped.n_conta);
}
}

Para compilar ambas as classes estou utilizando o seguinte comando:

javac -d c:\certificacao\import\ Pedido.java (esta compilação não da erro, além de criar a pasta “financeiro” com o arquivo “Pedido.class” dentro);

javac -d c:\certificacao\import\ -cp c:\certificacao\import Pessoa.java (neste da a mensagem de erro no import)

Os dois arquivos .java estão dentro da pasta c:\certificacao\import

Gostaria de saber oq estou fazendo de errado para não conseguir compilar minha classe principal e fazer com que ela visualize a classe “Pedido” que se encontra em outro Pacote.

Abraços[/quote]

Amigo,

Certa vez respondi algo semelhante à sua dúvida: De uma olhada http://www.guj.com.br/28296-package-e-import-de-classes-com-o-bloco-de-notas

Abraço

Boa noite galera, primeiramente obrigado por todo suporte fornecido, fiz cada um dos teste mencionados por vocês e o que deu certo foi a dica do alexmonassa, foi só declarar a classe e a variável como public que a compilação foi :D.

Hebert Coelho quando coloquei a classe na pasta financeiro e compilar, recebi o mesmo erro mencionado anteriormente :frowning:

romero.dias fiz o exemplo que postou e ao tentar compilar na ordem que estava em seu post, recebi erros de compilação indicando que faltavam classes declaradas, sendo alterei a ordem de compilação, começando pelas classes que não possuem imports e isso deu certo, porém tive que alterar algumas coisa :P. Coloquei todas as classes em uma única pasta chamada teste e dali fui compilando uma por uma na ordem mencionada acima usando os argumentos “-d” e na classe principal o “-cp” desta forma executou sem erros. Eu até tinha lido esta sua resposta antes de fazer esta publicação, se tivesse sido mais atento tinha reparado nos public que o alexmonassa falo hehe.

Obrigado a Todos pela atenção :slight_smile:

Perfeito Estevan. Se tiver dúvida sobre acesso a membros é só perguntar… tem aquela famosa tabela de modificadores de acesso.