Por acaso alguem aqui utiliza o Mantisse para desenvolvimento de aplicações desktop ?
Eu estou desenvolvendo um pequeno sistema com ele e estou com algumas dúvidas em relação ao JTable.
1º) Para preencher com valores, depois de muito apanhar, eu fiz da seguinte forma :
Eu dou um getModel(); porque o Netbeans já cria um DefaultTableModel automático. Porem dando uma pesquisada, vi que para preencher a tabela tem uma forma mais fácil, na qual você passa um array de String [][] ou um Vector direto, sem ter que chamar o método addRow() toda vez mas não sei como fazer isso.
2º) Essa não tem haver com o Mantisse, maseu adicionei um evento mouseClicked para pegar o número da linha em que estou clicando, mas não sei como fazer isso.
Vixe, num entendi nada. Mas resumido eu so quero quando eu clicar na linha pegar o valor da primeira coluna, para passa como parâmetro para um pesquisa.
Eu sei como pegar o valor, mas tenho que saber o indice da linha em que estou clicando, para passa para o método.
[quote=Marlon Meneses]dica: nao crie o JTable usando a ferramenta grafica do netbeans. Assim perde muito a flexibilidade.
faça somente a instancia do JScroller
JTable tabela = new JTable(dados, cols);
scroll.setViewportView(tabela);[/code]
[/quote]
Dica 2: não crie seu JTable assim.
Implemente um TableModel com as funcionalidades que voce quer. Voce vai ver que o resultado vai ficar bem mais simples depois.
[quote=Mark_Ameba][quote=Marlon Meneses]dica: nao crie o JTable usando a ferramenta grafica do netbeans. Assim perde muito a flexibilidade.
faça somente a instancia do JScroller
JTable tabela = new JTable(dados, cols);
scroll.setViewportView(tabela);[/code]
[/quote]
Dica 2: não crie seu JTable assim.
Implemente um TableModel com as funcionalidades que voce quer. Voce vai ver que o resultado vai ficar bem mais simples depois.[/quote]
obviamente esse arrays podem ser feitos de forma dinamica! só coloquei assim pra exemplificar!
[quote=Marlon Meneses]dica: nao crie o JTable usando a ferramenta grafica do netbeans. Assim perde muito a flexibilidade.
Implemente um TableModel com as funcionalidades que voce quer. Voce vai ver que o resultado vai ficar bem mais simples depois.[/quote]
Olá Marlon, tudo bem ?
Então eu não conheço nada de Swing, por isso uso o Mantisse para posicionar os componetes na tela, fica mais fácil e rápido. Porem no Mantisse pelo que vi ele deixa vc posicionar a tabela onde você quer e depois customizar. Se você tiver um exemplo simples para isso eu agradeceria.
Seja mais extensivo em sua explicação. Você vai ver, é osso.
Eu nunca programei swing, mas agora sou o único membro da minha “equipe” e comecei pelo Matisse.
[edit em 24/03/2010 às 00:34]
Mark,
Legal as leituras.
Falta ainda ler a sua implementação do TableModel.
Pelo que entendi, para cada Entity que eu queira listar, devo fazer um TableModel.
Ainda nas leituras, também pude entender que seu ObjectTableModel é adaptável para qualquer Object.
Qual a idéia principal? Como você consegue contar os parâmetros e fazer as colunas?
E outra.
Eu, como eu já devo ter falado, estou começando com swing agora.
O JTable é o componente ideal para exposição de dados tabulares? Eu usei o componente por causa do nome dele. Existe outro componente, com um nome menos sugestivo que seja utilizado para tanto?
E outra, já que eu não to fazendo nada.
Quando eu vou escrever textos num Panel, eu uso Label.
Eu acredito que label é um componente feito para colocar poucas palavras.
Mas eu gostaria de escrever textos mais longos no Panel, qual componente eu uso?
Pensando em nomes sugestivos, para escrever textos voce pode usar o JTextArea.
E sim, o JTable é a melhor forma mesmo.
Meu TableModel é baseado em Reflection e resolve os campos apenas com as Strings que voce passa como configuração e/ou anotações nas classes de modelo, fiz isso para deixar bem genérico mesmo.
Mas sem fazer um TableModel bem modelado voce precisa criar um para cada entidade mesmo.