Trabalhando como programador

13 respostas
DavidUser
Programo e sou apaixonado por java a 5 anos e sempre fui autodidata, o único curso em que vi java foi como técnico em Redes de Dados, mesmo assim lá só esinaram o básico, muito pouco de programação Java.
 Desde que comecei a fazer graduação em Engenharia da Computação, fiquei interresado em colocar tudo que sei em prática; indo mais direto ao assunto, queria saber qual o melhor, o mais rápido e o mais compensativo meio de iniciar a trabalhar como Programação Java.

Devo Primeiro adiquirir certificações? Onde encontro material para me preparar? :shock:
Do que valem essas certificações para empresa?

[i]Resido atualmente em Goiânia - Goiás,

Possuo Cursos de webDesigner, Montagem e Manutenção, Técnico em Redes de Dados.
Atualmente cursando Engenharia da Computação.[/i]

Tempo atrás fiquei de olho numa empresa muito bem conhecida aqui, a Politec, é realmente uma boa empresa para trabalhar? Como conseguir um emprego lá?
Entrevistas são suficientes?
Trabalhar como estagiário em uma empresa como essa pode me ajudar a conseguir um cargo fixo la dentro?
Como conseguir um estágio lá que envolva o setor de desenvolvimento? :?

Já ouvi falar em trabalho por encomenda… como funciona… é algo como receber um pedido de projeto e você prototipa e aceito produz e entrega em dado prazo?
Isso tem haver com o trabalho free-lancer?
Como trabalhar assim? :roll:
Onde publicar meus serviços? :?
Empresas também contratam funcionários para trabalhar dessa forma? :?:

O Programador Java encontra área de trabalho pariu com o C, PHP, Cobol, Ada, VB ou Phyton?

13 Respostas

pedroroxd

kkkkkkkkkkkk! Essa eu vou levar para minha professora de portugues! UHAHUuaha
nem tive condições de ler o resto do texto! =D

zuera…
Quanto as certificações, tem uma seção só para isso aki no guj, onde vc encontra testes para os exames da certificação

DavidUser

zuera…
Quanto as certificações, tem uma seção só para isso aki no guj, onde vc encontra testes para os exames da certificação

Caraca! Não precisava pisar.

ViniGodoy

Geralmente, estágio é a principal forma de contratação das empresas maiores.

Procure o núcleo de empregabilidade (pode ter outro nome) de sua faculdade. Talvez eles já até tenham convênio. Se não tiverem, procure se informar sobre as tecnologias que a empresa trabalha, e procure por qualquer anuncio de emprego com o nome Politec. Se você ainda não encontrar nenhum, tente ligar na empresa e perguntar se eles tem alguma política de estágio.

Sim, é isso mesmo. E geralmente é freela mesmo.

Geralmente você precisa ser indicado por alguém.

Muito raramente. Geralmente os freelas são um mercado a parte. Mesmo nos casos profissionais, a empresa contrata para projetos fechados. É diferente de ter um funcionário efetivo. Tenho colegas que preferem ser freelancers (no sentido real, não no de CLT disfarçado de PJ). Mas um bom freelancer também tem que ser bom e encontrar seu nicho e isso nem sempre é fácil.

Sim.

pedroroxd

zuera…

Caraca! Não precisava pisar.
Foi mal, não era a intenção…
É que eu estou estudando em portugues as variedades linguísticas e na minha apostila tinha placas de restaurantes, butecos com coisas do tipo
E coincidentemente tinha o “auto de data” (em vez do autodidata) ae eu ri muito =P

Enfim, para crescer e ter um emprego fixo em qualquer lugar, vc precisa ter QI
O “Quem Indica” realmente é muito importante, mas Qualificação acima de tudo.

R

DavidUser:

O Programador Java encontra área de trabalho pariu com o C, PHP, Cobol, Ada, VB ou Phyton?

Não.
Encontra área de trabalho 5000% maior.

ViniGodoy

pedroroxd:

Há formas de conseguir QI. Você pode ajudar colegas na faculdade, que no futuro irão se tornar seus amigos e te indicar para seus primeiros empregos. Você pode se esforçar e ajudar um professor, que pode te indicar para um emprego (aliás, foi assim que consegui o meu).

Você também pode começar a fazer programas legais e disponibiliza-los na net, montando um portifolio próprio. Pessoas irão questionar sobre esses programas e respondendo dúvidas, logo vem indicações para trabalhos.

E você pode buscar estágio na sua faculdade.

ViniGodoy

raf4ever:
DavidUser:

Não.

Do que de Cobol, VB e Ada eu até concordo…
Mas de C e PHP… não é tão maior assim.

UMC

ViniGodoy:
pedroroxd:

Há formas de conseguir QI. Você pode ajudar colegas na faculdade, que no futuro irão se tornar seus amigos e te indicar para seus primeiros empregos. Você pode se esforçar e ajudar um professor, que pode te indicar para um emprego (aliás, foi assim que consegui o meu).

Você também pode começar a fazer programas legais e disponibiliza-los na net, montando um portifolio próprio. Pessoas irão questionar sobre esses programas e respondendo dúvidas, logo vem indicações para trabalhos.

Uma mão lavando a outra!
É assim que tem que ser “ajuda aqui e é ajudado na frente”!

vlw

Rafael_Marques1

ViniGodoy:
raf4ever:
DavidUser:

Não.

Cobol tem muita vaga!

UMC

ceb10n:
ViniGodoy:
raf4ever:
DavidUser:

Não.

Cobol tem muita vaga!

Ouvir dizer que a IBM esta doida por programador de Cobol!

vlw

anuppu

UMC:
ViniGodoy:
pedroroxd:

Uma mão lavando a outra!
É assim que tem que ser “ajuda aqui e é ajudado na frente”!

vlw

Não me lembro do autor desta frase, mas ela encaixa bem:

“O que é a amizade, se não pequenos favores que fazemos para alguém, na esperença de receber um favor maior?”.

Eu gostaria de trabalhar com freelancer. Apesar de já fazer um estágio para a uma grande empresa do meu país. Alguém aqui é freelancer? Como é o trabalho? E o pagamento? (A pesar de eu não estar (muito) interresado no dinheiro, estou a procura de conhecimento).

pedroroxd

Foi assim que consegui o meu também…
Fiquei meio amigo do professor de java, ajudei ele com pesquisas e tal. Ae em minha cidade tem feiras tecnológicas todo ano (chama FAITEC).
Desenvolvi meu projeto no primeiro ano em delphi, sempre que tinha dúvidas ia na casa dele… Acabei ganhando ela (2008)
No segundo resolvi fazer em java, mas só tinha visto console no curso… Ae ele recomendou alguns livros, apostilas, e o GUJ, indo na casa dele sempre que pintava dúvida que não consegui sanar, e acabei ganhando ela dinovo (2009).

Ele percebendo o esforço meu, vendo que corria atrás, recomendou ele prum amigo dele, que na época tava sem vaga…
Um belo dia o amigo dele me telefonou falando que pintou 1 vaga! =)

LPJava

bem, certificacoes sao boas, dar para testar os conhecimentos e aprender muita coisas com elas, eu nao sei, pq as pessoas so querem tirar as certificacoes achando que vao ser promovido ou ter um salario punk. E nem olham que o nivel de conteudo que é cobrado em uma certificacao chamado de conhecimento, vale mais que qualquer salario, pois ninguem tira de vc. Se acha que deve tirar a certificacacao vá em frente… e tire enquanto pode, depois eh complicado, eu mesmo depois da SCJP nunca mais conseguir estudar para outra, pois aparece outras coisas com maior prioridade, eh um framework aqui eh outro ali, e fora que vc comeca a trabalhar em 2,3 projetos simultaneo ai ja era certificacao. tirei a minha ainda quando estava na faculdade, pois nao trabalhava 1/3 do trabalho hj.

E a respeito do freelance dizem por ai que com java nao rola, eu digo o contrario depende do mercado que vc está, em SP por exemplo freelance com java sao poucos, pelo que vejo, rola muito trabalho como PJ que sao diferentes de atuar como freelance, como acontece em PHP.

Mas, reforco depende do mercado, o mercado que eu estou, há uma carencia de profissionais qualificados para desenvolver sistemas personalizados e uma demanda consideravel e os clientes nao estao nem ai que tecnologia vc vai usar, desde que entregue para ele como pediu e bem. Ele fica feliz.
Eu estou atuando como freelance com java, aproveito e pratico, erro, aprendo com tecnologias que nao posso usar aqui na empresa. :smiley:
flw!

Criado 19 de abril de 2010
Ultima resposta 20 de abr. de 2010
Respostas 13
Participantes 8