Ola galera, olhe eu de novo na area… Gente… gostaria que me desses mais dicas de como trabalhar com definicao e metodos.
Eu confundo as vezes o que é metodo de classe estatico… por exemplo eu achei essa questao no livro e to me dando mal na de começar… to seguindo o passo passo até onde acho q estou fazendo correto… mas tento compilar uma simples besteira fiz so pra iniciar e diz que é expressao ilegal…
olhem a questao:
Defina uma classe chamada Retangulo1. Esta classe conter 3 metodos de classe(static): O metodo main e mais dois metodos calculaArea e calculaPerimetro.
Dentro do Metodo main, declare duas variaveis int, uma chamada base, a qual sera atribuido o valor da base do retangulo, e a outra chamada altura, a qual sera atribuida a altura do retangulo. Atribua a base o valor 5 e a altura o valor 3, por exemplo:
A saida do sei programa deverá ser:
A base do retangulo é 5.
A altura do retangulo é 3.
A area do retangulo é 15.
O perimetro do retangulo é 16.
O metodo calculaArea deve ser definido 2 parametros int. Um para receber o valor da base e o outro da altura. este metodo deve retornar a area do retangulo, que é calculada multiplicando-se a base pela altura.
Semelhantemente, o metodo calculaPerimetro deve ser definido com dois parametros int. um para receber o valor da base e outro para receber a altura. Este deve retornar o perimetro do retangulo. que é calculado somando-se o valor dos 4 lados do mesmo.
Esse foi o meu começo de tentar fazer:
class Retangulo1{
public static void main(String args[]){
private int base=5;
private int altura=3;
public static calculaArea(int b, int a){
base=b;
altura=a;
return (b*a);
}
}
tentem compilar e vcs verao o erro como eu…
Obg a todos…
MigMax.