Olá,
Como o pessoal falou, sou professor do curso de jogos digitais. Também atuo na área há aproximadamente 7 anos. Deixa eu esclarecer algumas de suas dúvidas. Especialmente se tratando do curso de Graduação Tecnológica em Jogos Digitais da PUCPR (que é de 3 anos).
a) Mercado de trabalho
Primeiramente, é importante ressaltar que nosso curso é focado na programação de jogos. Isso significa, que ao final do curso, você será um programador de computadores, sendo jogos um dos tipos de sistemas que você poderá programar. Entretanto, nada impede de você iniciar sua carreira como programador em qualquer outra área da indústria ou comércio.
Em segundo lugar, também é importante entender que a área de jogos não se restringe ao entretenimento. Jogos são usados para treinamento (ensinar alguém a usar uma máquina, a dirigir um veículo no meio de um aeroporto, etc), são usados para a simulação (de um avião, trem, situação médica, etc), são usados para a educação, para publicidade, para pesquisa e, claro, para divertir.
Como todo mercado de nicho, obviamente será mais difícil você começar sua carreira diretamente com jogos. Por isso, o curso te dá formação para você começar atuando normalmente, no comércio ou indústria. Entretanto, há sim espaço no mercado de trabalho, e a demanda só tem crescido.
Quanto à remuneração. Ela hoje é compatível com a de qualquer profissional de informática. No caso específico de Curitiba, estamos vivendo um momento muito bom para a área de informática. Para você ter uma idéia, temos oportunidades de estágio (6 horas) na casa dos R$1.500,00 em empresas como HSBC-GLT.
b) Começar uma empresa própria de desenvolvimento de jogos é possível no Brasil hoje em dia?
Sim. Nos últimos anos, o governo finalmente reconheceu que games e jogos de azar são coisas bem diferentes. Isso abriu linhas de financiamento e permitiu uma melhora muito grande nas condições das empresas de jogos. Já é possível abrir uma pequena empresa de jogos, os impostos não são mais exorbitantes.
Alguns exemplos de empresa brasileiras são:
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Hoplon (SC), com o game Taikodom
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Dynamic Light Studios (DF), com o game Legend Alive
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Oníria (PR), que foca mais na parte de simuladores
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Aquiris (SP), que também se foca em games publicitários
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Studio Miniboss (SP), com vários games publicados
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Sword Tales (RS), com o game Toren
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EBTS (PR), com simuladores para o exército e polícia
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Positivo Informática (PR), com ênfase educacional e em tablets
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Paralagames, fundada por ex-alunos meus da PUCPR, já com um game em Tablets chamado Space Rage.
É lógico que existem mais empresas, mas elas são um exemplo de que empreender na área, no Brasil, é possível.
c) Há uma procura de brasileiros no mercado de games no exterior?
O mercado exterior procura por gente competente. Não especificam necessariamente a nacionalidade. Temos um dos professores, por exemplo, que foi funcionário da EA. E não é incomum vermos brasileiros no exterior atuando com jogos. Um exemplo notável é o brasileiro criador da engine Lagoa Physics: http://vimeo.com/channels/lagoausers
Para o exterior, é importante que você aprenda bem o inglês. Além dos cursos de línguas, que dão suporte ao idioma, a PUC oferece oportunidades de intercâmbio.
d) Também gostaria de saber como é o curso em sí, se dentro do curso há uma especialização em uma das áreas de desenvolvimento
Como já falei, o nosso é um curso de programação. Ou seja, somos um curso de ciência exata, e por isso, fazemos parte da escola politécnica na PUC. O que isso significa?
a) Você terá muitas aulas de matemática e física para jogos;
b) Você aprenderá a programar jogos 2D, 3D, para celulares e consoles;
c) Você entenderá a fundo como funciona a placa de vídeo, e como gerar seus próprios gráficos;
d) Você saberá como funciona a inteligência artificial de um jogo
Obviamente, o curso não se restringe a programação. Temos algumas disciplinas auxiliares como game design, ilustração, sonorização, modelagem 3D. Disciplinas de formação geral, como ética e filosofia.
Todos os semestres, desde o primeiro, os alunos contam com uma disciplina chamada Oficina de jogos, onde se criam jogos. O curso é extremamente prático, sendo quase metade das aulas em laboratório.
Esses vídeos também podem te ajudar a conhecer mais sobre o curso e a área:
Se quiser baixar um game de exemplo, feito por nossos alunos, baixe:
http://db.tt/D688Vsgq
Também veja o vídeo do último TCC do pessoal:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=c6dRZmhUGcU[/youtube]
e) Como é o suporte da PUCPR para auxiliar.
A universidade dá um suporte gigantesco. Primeiramente, todos os nossos professores tem experiência prática com desenvolvimento de jogos.
Nós somos também a segunda maior sede da Global Game Jam, evento que reúne aspirantes, alunos e profissionais de jogos de todo país. Veja a reportagem que a RPC fez sobre o evento desse ano e de 2011:
http://g1.globo.com/videos/parana/t/todos-os-videos/v/maratona-mundial-reune-estudantes-professores-e-profissionais-pra-criar-jogos/2368951/
Temos também um grupo de jogos de tabuleiro moderno, que se reúne todas as quartas. Eu mantenho um dos maiores portais do Brasil sobre desenvolvimento de games, o Ponto V!
Além da graduação, temos 2 cursos de especialização em jogos:
- Desenvolvimento de Jogos Digitais
- Arte e Ilustração para Jogos
Assim, mesmo que você opte por não cursar Jogos, e faça uma opção mais segura como ciência da computação ou desenho indústria, será possível cursar jogos no futuro.
Finalmente, é importante ressaltar que o curso de Tecnologia em Jogos Digitais é um curso de formação superior completo. Isso significa que, mesmo após cursa-lo, é possível fazer um mestrado e até mesmo um doutorado, normalmente.
f) Ah, mas meus pais não me deixam cursar jogos! Acham que eu poderia ficar desempregado. O que fazer?
Nesse caso, há uma rota mais demorada, porém, mais segura. Curse primeiro Ciências da Computação ou Sistemas de Informação (cursos de 4 anos), e depois vá para uma especialização em jogos (2 anos).
Certifique-se que o curso superior tem:
- Cursos com MUITA programação.
- Uma boa base matemática (álgebra linear e geometria analítica são essenciais, cálculo, nem tanto);
- Uma boa base científica (IA e Computação Gráfica são interessantes);
Fuja de cursos de muito alto nível, que foquem mais em análises de requisitos e tenham pouca programação. Apesar do caminho demorado, essa rota é interessante pois ela realmente te abre mais possibilidades no mercado de trabalho ANTES de trabalhar com jogos.
Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas.
Eu sei que é uma escolha difícil, por isso deixo aqui meu convite para que você participe da feira de cursos da PUCPR, que ocorrerá em torno do mês de setembro. Assim, você poderá conhecer mais sobre o curso, ver jogos feitos pelos alunos, conversar com professores (talvez até comigo) e munir-se de mais informações sobre a área.