Trabalhar com Games

Primeiramente, eu pesquisei bastante sobre os cursos, mas não minto que não entendi muito bem. Eu quero trabalhar com games, sempre quis criar um jogo desde pequeno, e também gosto muito de mexer no computador e em programas e tudo mais.

Gostaria de saber para trabalhar com jogos eu devo fazer Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Sistemas de Informação? Sei que com apenas a faculdade não poderia trabalhar de imediato com jogos, e que terei que fazer um curso para me especializar nessa área. Mas gostaria de saber qual desses 2 cursos eu devo fazer na faculdade. Na faculdade onde planejo fazer também tem Jogos Digitais, e eu fiquei na dúvida, é melhor eu fazer análise de sistemas e depois fazer um curso tecnológico em jogos digitais, ou fazer logo na faculdade um curso de Jogos Digitais? Agradeço desde já!

Olá, tsunii.

Já considerou fazer logo uma graduação em desenvolvimento de jogos? Se você quer mesmo trabalhar com jogos, acho que seria mais produtivo do que fazer um curso como ADS ou SI. Veja se não existe tal curso na sua região (São Paulo eu sei que tem, e Curitiba também, o Vinigodoy aqui do fórum dá aula por lá).

Eu acho que, fora cursos específicos, o curso que mais chega próximo do que você quer é Ciência da Computação, nem tanto pelas disciplinas de programação, mas muito por causa das disciplinas de cálculo e computação gráfica, muito importantes para quem quer trabalhar com games.

Se as suas únicas opções forem esses dois cursos (ADS e SI), acho que o menos distante é Sistemas de Informação (embora eu não conheça bem os dois cursos). Mas você provavelmente terá que complementar um bocado seus estudos.

Abraço.

Nenhum dos dois, faça Ciência da Computação e dedique-se bastante nas aulas de cálculo, álgebra linear e geometria analítica.

Oi Terra,

Acabei de olhar aqui, numa faculdade privada aqui na minha cidade existe o curso Jogos Digitais, porém eu sou muito imaturo nessa questão de faculdades o que é Graduação Tecnológica? Na Faculdade daqui tem porém é assim na aba do curso Jogos Digitais (Graduação Tecnológica)

Veja aqui: graduação tecnológica .

É um curso superior como qualquer outro. Provavelmente esse curso tem 3 anos de duração. Muitos cursos de ADS e SI também são oferecidos como graduação tecnológica.

Abraço.

[quote=tsunii]Oi Terra,

Acabei de olhar aqui, numa faculdade privada aqui na minha cidade existe o curso Jogos Digitais, porém eu sou muito imaturo nessa questão de faculdades o que é Graduação Tecnológica? Na Faculdade daqui tem porém é assim na aba do curso Jogos Digitais (Graduação Tecnológica)[/quote]
tsunii, dá uma boa olhada na página do curso, mas como está descrito que é uma graduação tecnológica provavelmente a duração será de cerca de 2.5 anos aproximadamente ou até 3 anos, dá uma olhada na grade do curso e na página, deve ter um lugar dizendo o tempo total de curso.
E realmente, se você quer trabalhar com games vai precisar se dedicar à matemática, física pra games e álgebra linear.

[quote=tsunii]Oi Terra,

Acabei de olhar aqui, numa faculdade privada aqui na minha cidade existe o curso Jogos Digitais, porém eu sou muito imaturo nessa questão de faculdades o que é Graduação Tecnológica? Na Faculdade daqui tem porém é assim na aba do curso Jogos Digitais (Graduação Tecnológica)[/quote]
é o tipo de graduação de curta duração, geralmente 2 anos a 2 anos e meio.
Existem 3 tipos de graduação superior: Licenciatura, Bacharel e Tecnólogo.

Acabei de ver o site aqui da universidade federal! Existe um curso chamado Sistemas e Mídias Digitais além de parecer mais amplo, após a formação eu posso optar por fazer Jogos Digitais! Agora fiquei nesse dilema, eu faço logo um curso de Jogos Digitais em uma universidade privada, ou faço esse Sistemas e Mídias Digitais que parece ser mais amplo e me especializo em jogos digitais em uma universidade federal? No quesito financeiro, ambas estão totalmente tranquilas para mim. O que me preocupa mesmo é tipo depois de formado o mercado de trabalho e tudo mais. Tem como vocês me explicarem direitinho para eu me decidir qual das 2 fazer?

Tópicos interessantes para você ler sobre desenvolvimento de games:

http://www.guj.com.br/java/261896-mudando-de-area-desenvolvedor-de-games

http://www.guj.com.br/java/292180-uma-pergunta-para-desenvolvedores-de-jogos

Olá,

Como o pessoal falou, sou professor do curso de jogos digitais. Também atuo na área há aproximadamente 7 anos. Deixa eu esclarecer algumas de suas dúvidas. Especialmente se tratando do curso de Graduação Tecnológica em Jogos Digitais da PUCPR (que é de 3 anos).

a) Mercado de trabalho

Primeiramente, é importante ressaltar que nosso curso é focado na programação de jogos. Isso significa, que ao final do curso, você será um programador de computadores, sendo jogos um dos tipos de sistemas que você poderá programar. Entretanto, nada impede de você iniciar sua carreira como programador em qualquer outra área da indústria ou comércio.

Em segundo lugar, também é importante entender que a área de jogos não se restringe ao entretenimento. Jogos são usados para treinamento (ensinar alguém a usar uma máquina, a dirigir um veículo no meio de um aeroporto, etc), são usados para a simulação (de um avião, trem, situação médica, etc), são usados para a educação, para publicidade, para pesquisa e, claro, para divertir.

Como todo mercado de nicho, obviamente será mais difícil você começar sua carreira diretamente com jogos. Por isso, o curso te dá formação para você começar atuando normalmente, no comércio ou indústria. Entretanto, há sim espaço no mercado de trabalho, e a demanda só tem crescido.

Quanto à remuneração. Ela hoje é compatível com a de qualquer profissional de informática. No caso específico de Curitiba, estamos vivendo um momento muito bom para a área de informática. Para você ter uma idéia, temos oportunidades de estágio (6 horas) na casa dos R$1.500,00 em empresas como HSBC-GLT.

b) Começar uma empresa própria de desenvolvimento de jogos é possível no Brasil hoje em dia?

Sim. Nos últimos anos, o governo finalmente reconheceu que games e jogos de azar são coisas bem diferentes. Isso abriu linhas de financiamento e permitiu uma melhora muito grande nas condições das empresas de jogos. Já é possível abrir uma pequena empresa de jogos, os impostos não são mais exorbitantes.

Alguns exemplos de empresa brasileiras são:

É lógico que existem mais empresas, mas elas são um exemplo de que empreender na área, no Brasil, é possível.

c) Há uma procura de brasileiros no mercado de games no exterior?

O mercado exterior procura por gente competente. Não especificam necessariamente a nacionalidade. Temos um dos professores, por exemplo, que foi funcionário da EA. E não é incomum vermos brasileiros no exterior atuando com jogos. Um exemplo notável é o brasileiro criador da engine Lagoa Physics: http://vimeo.com/channels/lagoausers

Para o exterior, é importante que você aprenda bem o inglês. Além dos cursos de línguas, que dão suporte ao idioma, a PUC oferece oportunidades de intercâmbio.

d) Também gostaria de saber como é o curso em sí, se dentro do curso há uma especialização em uma das áreas de desenvolvimento

Como já falei, o nosso é um curso de programação. Ou seja, somos um curso de ciência exata, e por isso, fazemos parte da escola politécnica na PUC. O que isso significa?
a) Você terá muitas aulas de matemática e física para jogos;
b) Você aprenderá a programar jogos 2D, 3D, para celulares e consoles;
c) Você entenderá a fundo como funciona a placa de vídeo, e como gerar seus próprios gráficos;
d) Você saberá como funciona a inteligência artificial de um jogo

Obviamente, o curso não se restringe a programação. Temos algumas disciplinas auxiliares como game design, ilustração, sonorização, modelagem 3D. Disciplinas de formação geral, como ética e filosofia.

Todos os semestres, desde o primeiro, os alunos contam com uma disciplina chamada Oficina de jogos, onde se criam jogos. O curso é extremamente prático, sendo quase metade das aulas em laboratório.

Esses vídeos também podem te ajudar a conhecer mais sobre o curso e a área:

Se quiser baixar um game de exemplo, feito por nossos alunos, baixe:
http://db.tt/D688Vsgq

Também veja o vídeo do último TCC do pessoal:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=c6dRZmhUGcU[/youtube]

e) Como é o suporte da PUCPR para auxiliar.

A universidade dá um suporte gigantesco. Primeiramente, todos os nossos professores tem experiência prática com desenvolvimento de jogos.

Nós somos também a segunda maior sede da Global Game Jam, evento que reúne aspirantes, alunos e profissionais de jogos de todo país. Veja a reportagem que a RPC fez sobre o evento desse ano e de 2011:
http://g1.globo.com/videos/parana/t/todos-os-videos/v/maratona-mundial-reune-estudantes-professores-e-profissionais-pra-criar-jogos/2368951/

Temos também um grupo de jogos de tabuleiro moderno, que se reúne todas as quartas. Eu mantenho um dos maiores portais do Brasil sobre desenvolvimento de games, o Ponto V!

Além da graduação, temos 2 cursos de especialização em jogos:

• Desenvolvimento de Jogos Digitais
  • Arte e Ilustração para Jogos

Assim, mesmo que você opte por não cursar Jogos, e faça uma opção mais segura como ciência da computação ou desenho indústria, será possível cursar jogos no futuro.

Finalmente, é importante ressaltar que o curso de Tecnologia em Jogos Digitais é um curso de formação superior completo. Isso significa que, mesmo após cursa-lo, é possível fazer um mestrado e até mesmo um doutorado, normalmente.

f) Ah, mas meus pais não me deixam cursar jogos! Acham que eu poderia ficar desempregado. O que fazer?

Nesse caso, há uma rota mais demorada, porém, mais segura. Curse primeiro Ciências da Computação ou Sistemas de Informação (cursos de 4 anos), e depois vá para uma especialização em jogos (2 anos).

Certifique-se que o curso superior tem:

• Cursos com MUITA programação.
  • Uma boa base matemática (álgebra linear e geometria analítica são essenciais, cálculo, nem tanto);
  • Uma boa base científica (IA e Computação Gráfica são interessantes);

Fuja de cursos de muito alto nível, que foquem mais em análises de requisitos e tenham pouca programação. Apesar do caminho demorado, essa rota é interessante pois ela realmente te abre mais possibilidades no mercado de trabalho ANTES de trabalhar com jogos.

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas.

Eu sei que é uma escolha difícil, por isso deixo aqui meu convite para que você participe da feira de cursos da PUCPR, que ocorrerá em torno do mês de setembro. Assim, você poderá conhecer mais sobre o curso, ver jogos feitos pelos alunos, conversar com professores (talvez até comigo) e munir-se de mais informações sobre a área.

Outro detalhe, antes que passe batido.

É importante saber que a área de jogos é dividida em duas grandes sub-áreas:

a) Produção: Que é a confecção da história, arte, conceito, som, música e demais conteúdos do jogo. A principal figura dessa área é o game designer.

b) Desenvolvimento: Que se refere a produção da física, efeitos gráficos, enfim, do motor do jogo em si. O programador de jogos se envolve pouco com a criação e balanceamento do game em si, ao ponto de, em grandes estúdios, não ser incomum um programador sequer saber em que game a engine que ele desenvolve será usada.

Eu recomendo a leitura desse artigo, só para saber se você REALMENTE que ser um PROGRAMADOR de jogos: http://www.pontov.com.br/site/index.php/mercado/57-carreira/143-entao-voce-quer-fazer-jogos

Caso seu interesse não seja exatamente o de programação, você pode estar cometendo um erro terrível ao entrar no curso de informática. Nesse caso, sua formação deveria ser como Designer Gráfico, e depois pegar uma especialização em Game Design ou em Artes para Jogos (a segunda também disponível na PUCPR).

Vini, desde pequeno eu ficava me perguntando como aquela maquininha era capaz de criar um mundo totalmente novo, como que aquela coisinha era capaz de criar tantas possibilidades e várias coisas! Cada jogo um mundo e eu fico indignado por não conseguir entender isso ainda, eu sempre vejo meu computador e fico abismado com a quantidade de coisas que eu posso fazer, e sempre fico querendo entender!

Eu tenho uma mania, que se fosse possível, e se eu soubesse montar de volta, eu abriria meu computador inteiro, e ver o que há por dentro haha

Sempre fui louco por algaritmos, aquele tanto de números haha, sempre gostei de matemática mas a da escola era bastante chata por isso não estudava muito.

Mas não minto, que além de ser programador eu gostaria sim de ter uma “participação” maior no jogo, tipo, ajuda na ídeia e coisas do tipo, sempre me imaginei tanto numa mesa, conversando sobre como será um jogo, como num computador criando o mesmo! Sou viciado em games desde pequeno, e sempre quis criar um jogo próprio, sei que é coisa de criança, e que é muito complicado isso, mas eu tenho até um grupo na escola de amigos que vão fazer faculdades váriadas, mas todos com a mesma vontade de criar um jogo, já até ajeitamos para criar uns jogos bem simples no ínicio da faculdade e tudo mais.

Não sei se você entendeu direito, e é meio idiota perguntar isso, mas você acha que eu seria um bom programador por causa disso? Ou eu deveria fazer Design Gráfico? Não minto que pretendo de alguma forma fazer as 2 faculdades, ou pelo menos alguns cursos, não quero para com apenas uma faculdade…

Acho que o seu caso é ser programador mesmo. E talvez não almejar um estúdio gigante de games. Hoje em dia, o mercado está muito bom para os indies. E num estúdio indie, todo mundo faz de tudo.

Eu não almejo estúdio grande, até por que eu sei que minha participação em um desses estúdio seria pouca coisa e me mataria de trabalhar! Prefiro coisa mais simples mesmo e ter uma participação maior no jogo! Vou procurar um estúdio indie mesmo!! Fiquei de certa forma tranquilo por você, alguém que já tem experiência no ramo falar que meu jeito é ser programador mesmo hahaha

Você tem dicas, tipo, eu já gostaria de aprender a fazer algo, porém não sei nada, nada mesmo, você me aconselha a começar com o que? Não quero iniciar minha faculdade sabendo nadinha praticamente, gostaria de já ir estudando! O que você me aconselha?

Você já sabe programar? Se não sabe, comece por aí. Pegue o livro C++ - Como programar, do Deitel e comece estudando. Vai demorar um tempinho até você começar a fazer jogos mesmo. Pelo menos, você precisa dominar a sintaxe básica e entender como criar e usar funções.

Não sei programar ainda! Vou pegar esse livro e começar a estudar!! Tem mais alguma coisa que eu precise estudar logo de começo Vini?

Se for para aquecer os motores antes da faculdade, a programação já está de bom tamanho. Caso pegue gosto pela coisa, o estudo naturalmente vai te levar para outras áreas. Aí vc pode procurar um tutorial de SDL ou ver os tutoriais de opengl do Ponto V, que mostram como usar o C++ para desenvolver jogos.

Eu estava olhando as linguagens de programação, existe a C#, você me aconselha a estudar ela? Ou procuro estudar a C++ mesmo? E qual o programa que eu baixo para trabalhar a programação?

O C# é legal, principalmente se você for conhecer o Mono depois. Dá uma lida aqui:
http://www.pontov.com.br/site/index.php/mercado/57-carreira/55-programacao-de-jogos-eletronicos

Seu objetivo agora não é esse ou aquela linguagem, e sim, aprender a programar. Pode ser em C#, Java ou C++ - desde que você se sinta bem.

A faculdade vai ter dar uma base muito forte para praticamente qualquer linguagem.