Trabalhar com Java fora do país? Que país? Opiniões, críticas e salários etc

Podem até valorizar conhecimento em Spring, mas com certeza não valorizam BRASILEIROS com conhecimento em Spring! :shock:

Se você tem esse projeto de mudar de país, minha dica é: não fique com esse pensamento fixo em EUA. Escute as experiências dos colegas e procure algum lugar em que possa ter mais chances de ser aceito.

Aqui no GUJ tem gente espalhada pelo mundo todo, mas por acaso você já viu alguém dos EUA?
Talvez encontre em um fórum sobre limpeza de privadas :frowning:

Se fosse para mudar para outro país visando Trabalhar com Java, quais os três pela ordem vocês escolheriam e quais os porquês da escolha?

Eu particularmente estou mais interessado em Canadá, Austrália e Nova Zelândia…mas Canadá pelo que falaram aqui já está fora de questão e Nova Zelândia e Austrália estão endurecendo sua política de imigração…estão restando poucas opções. =\

Todos os paises estao endurecendo as leis de imigracao!!

Aqui na Europa varios paises elegeram partidos de extrema direita (leia-se racistas) nas ultimas eleicoes.
Ng quer saber de neguinho do terceiro mundo igual “nois”. :slight_smile:

//Daniel

Canadá tem dois tipos de imigração: um pelo Quebec e outro federal. O federal não tem mais TI, mas Quebec ainda aceita.
Tem que saber francês. Ou que aprender no processo, muito comum a galera fazer intensivos meses a fio.

Austrália tem vários vistos, e está cada vez mais difícil. Pra programmer developer, em tese 2 anos de experiência + faculdade 4 anos full-time bastam, mas depende do quanto você consegue de nota de inglês ou dos requisitos do estado que te patrocina (se você precisar do patrocínio). As regras novas (válidas a partir de julho, em tese por 1 ano) já estão disponíveis no site do governo:

http://www.immi.gov.au/skilled/general-skilled-migration/whats-new.htm#a

Nova Zelândia eu não conheço mesmo.

Então, eu sou tecnólogo, 3 anos de faculdade, ou seja, pra eles não tenho curso superior. Mas parece que isso não interfere no visto de imigração e nem para conseguir emprego por lá. Mas até eu aprimorar o inglês e conseguir levantar a grana necessária, só devo dar entrada no 2º semestre de 2012.

E até lá, vai ter endurecido mais ainda…só espero que ainda tenha para programmer developer e não tenha endurecido tanto a ponto de eu conseguir

rs

javablue,

Com 3 anos de faculdade, acho que precisa de 5 anos de experiência ou algo assim (ignorando os requisitos do estado). Ou algo muito parecido com isso.
Não é que não tem faculdade, só tá em outra escadinha.

Grana dá pra juntar pelo meio do caminho (leva tipo mais de um ano pra sair).

As regras do segundo semestre de 2012 já estão meio que sendo definidas.
http://www.immi.gov.au/skilled/general-skilled-migration/skilled-migrant-selection-model.htm

Então, já me falaram isso. Mas parece que na pontuação atual, eu não receberia os 15 pontos por ser Bacharelado, e sim 10. Só isso. Conversei com uma pessoa que conseguiu o visto esse ano e está lá agora, e ela me falou que era assim (apesar dessa pessoa não ter tencólogo). O problema realmente nem é a grana, é aquele teste de inglês que precisa tirar 8+ pra ter uma boa pontuação. Preciso melhorar bastante a parte de conversação, estou estudando pra valer…

Mas meu planejamento é 2012 mesmo, não tem como fugir disso…espero que ainda dê.

Você está planejando ir pra lá também?

Kind of planejando :wink:

Eu só precisei de 6 no exame. Se eu fosse começar o processo agora, precisaria de 7 e mais patrocínio de estado.
8 em cada task me parece virtualmente impossível para os meus padrões antes de passar uns anos fora.

A nota necessária depende da quantidade de pontos e dos requisitos do estado.

É o que estou pensando é conseguir emprego patrocinado. Entrar em contato com brasileiros que moram lá e pedir uma forcinha com os gerentes pra contratar um brasileiro cansado de São Paulo, será que é difícil?.

Até porque a partir de 2012 vai ser rankeado…vai começar a ficar (mais) complicado.

[quote=Kanin Dragon]Jovem,

Já perdi a conta de quantas vezes visitei e trabalhei na terra do tio sam, o que tenho a dizer e que os salários são muito competitivos mas o custo de vida e muito alto.

O interessante nesse tipo de oportunidade e aprimorar o seu nível de inglês além de conhecer uma nova cultura, não pense em ficar rico mesmo economizando rios de dinheiro, aproveite o seu tempo livre e desfrute o máximo que conseguir.

Abs,[/quote]

Só para as pessoas terem outro ponto de vista, eu moro em Montreal, Canada. Realmente para ficar rico trabalhando como empregado aqui na america do norte é um pouco dificil, quando eu falo em rico eu falo em juntar (1 milhao de dolares). Mas fazer um bom “pé de meia”, isso é bem possível, dependendo da sua experiencia profissional. Os salarios aqui na ilha de montreal gira em torno de 50k a 120k por ano para desenvolvedores java(Em toronto, vancouver ou ny os salarios são maiores). Isso representa um salario liquido entre 2.5 e 7 mil por mes mais ou menos. Não parece uma fortuna, mas aqui em montreal é possível viver sem muitos confortos com 2 mil por mes +ou-(aluguel $700 + metro $70 + alimento $300 + celular $60 + energia $40 + tv,internet $80 + lazer e outros $500). Ou seja, uma pessoa que ganha 65k por ano, consegue guardar $2000 dolares facil por mes, isso significa, 3600 reais por mes ou 86.400 reais em 2 anos. Para mim está valendo muito a pena.

Em relacao ao custo de vida, dependendo em que cidade vc vá morar, não é alto. Caro aqui é servico e alimento, mas bens de consumo aqui é o paraiso. Posso falar com toda a certeza do mundo, ganhar 5 mil dolares liquido aqui por mes é muito melhor que ganhar 5 mil reais no brasil. Aqui o cara nao tem empregada domestica, mas o resto, tudo que é coisa de rico no brasil aqui vc tem facil (roupa de marca, carro de luxo, eletronicos de ultima geracao, pacotes turisticos bons,show mainstream).

Fernando.

[quote=fsca][quote=Kanin Dragon]Jovem,

Já perdi a conta de quantas vezes visitei e trabalhei na terra do tio sam, o que tenho a dizer e que os salários são muito competitivos mas o custo de vida e muito alto.

O interessante nesse tipo de oportunidade e aprimorar o seu nível de inglês além de conhecer uma nova cultura, não pense em ficar rico mesmo economizando rios de dinheiro, aproveite o seu tempo livre e desfrute o máximo que conseguir.

Abs,[/quote]

Só para as pessoas terem outro ponto de vista, eu moro em Montreal, Canada. Realmente para ficar rico trabalhando como empregado aqui na america do norte é um pouco dificil, quando eu falo em rico eu falo em juntar (1 milhao de dolares). Mas fazer um bom “pé de meia”, isso é bem possível, dependendo da sua experiencia profissional. Os salarios aqui na ilha de montreal gira em torno de 50k a 120k por ano para desenvolvedores java(Em toronto, vancouver ou ny os salarios são maiores). Isso representa um salario liquido entre 2.5 e 7 mil por mes mais ou menos. Não parece uma fortuna, mas aqui em montreal é possível viver sem muitos confortos com 2 mil por mes +ou-(aluguel $700 + metro $70 + alimento $300 + celular $60 + energia $40 + tv,internet $80 + lazer e outros $500). Ou seja, uma pessoa que ganha 65k por ano, consegue guardar $2000 dolares facil por mes, isso significa, 3600 reais por mes ou 86.400 reais em 2 anos. Para mim está valendo muito a pena.

Em relacao ao custo de vida, dependendo em que cidade vc vá morar, não é alto. Caro aqui é servico e alimento, mas bens de consumo aqui é o paraiso. Posso falar com toda a certeza do mundo, ganhar 5 mil dolares liquido aqui por mes é muito melhor que ganhar 5 mil reais no brasil. Aqui o cara nao tem empregada domestica, mas o resto, tudo que é coisa de rico no brasil aqui vc tem facil (roupa de marca, carro de luxo, eletronicos de ultima geracao, pacotes turisticos bons,show mainstream).

Fernando.[/quote]
fsca, como vai?
Obrigado pela valiossíma informação.

Pode nos dizer por gentileza quanto ao pré-requisitos corriqueiros, no que diz respeito às tecnologias Java de
mercado por aí?

Abraços,

Não sabia que era fácil assim arrumar emprego em NZ… Fiz intercâmbio na Irlanda, mas não fui focado em imigrar, apenas no inglês. No entanto, ao fim do curso fiz algumas entrevistas para sentir o mercado e notei que o mercado lá é muuuuuuuuuito bom. Me entrevistaram até no aeroporto! Depois fiz algumas entrevistas aqui do Brasil, mas acabei ficando por aqui. A agência de empregos em que me cadastrei até me ligava pra dar dicas de possíveis perguntas e respostas, coisa que nenhuma página daqui jamais fará (gratuitamente, como era o serviço de lá). A dica que eu dou a qualquer um é: juntar dinheiro, fazer um intercâmbio pra Irlanda, que dá 1 ano de visto. Depois do curso terão 6 meses pra arrumar emprego. Pode até não conseguir work permit, mas é bem possível que consiga um “contract”, uma espécie de PJ lá… Se não conseguir, renova o curso, fica mais um ano e tenta de novo. Reino Unido também é um ótimo mercado, o problema é ficar o tempo suficiente lá… Espero ter ajudado.

Sinto a mesma coisa, aqui na NZ em algumas cidades os partidos de extrema direita estao no controle.
Ninguem quer mais neguinho do terceiro mundo e por aqui esta ficando dificil ate’ pro pessoal do primeiro mundo.

http://www.immigration.govt.nz/migrant/stream/work/skilledmigrant/

O que eu disse sobre a NZ e o que disseram tambem sobre Canada e Australia e’ justamente o oposto.
Esta cada vez mais dificil de se arrumar emprego em um desses paises - e as leis estao ficando mais duras.

Interessante, voce esta dizendo justamente o oposto do que o Daniel disse. Detalhe, ele mora na Suecia.

Se você estiver no país, falar bem inglês e for qualificado, acho que a empresa dá um jeito. Falo isso porque foi o que percebi. Para algumas empresas que mandei currículo na Irlanda, recebi uma resposta até gentil, dizendo que eu tinha um bom perfil mas que a empresa já tinha atingido a cota de não europeus. Na verdade comecei a receber respostas positivas quando faltava cerca de 1 semana para voltar pro Brasil, por isso não deu tempo de completar o processo. Numa das entrevistas que fiz, perguntei sobre isso ao recrutador. Ele falou que estava acontecendo mesmo no país e que as regras de imigração endureceriam ainda mais. Nesse meio tempo a Irlanda até abaixou o salário mínimo. Mesmo assim o recrutador foi taxativo: “não fazemos distinção entre europeus e não europeus. Se você estiver qualificado, nós te contrataremos.”. Ou seja, nas entrevistas que fiz eu já tinha passado pela peneira do “ele é não europeu”.
Agora tentar vaga do Brasil sem ter pelo menos vivido um tempo no exterior acho muito difícil. Impossível não é, mas é bem complicado. Uma das minhas entrevistas foi para Irlanda do Norte(eu me confundi na hora de aplicar :D). Fiz uma boa entrevista, por sinal o cara fez perguntas bem interessantes do tipo como eu faria para rodar uma aplicação Ruby on Rails num servidor de aplicação Java. Daí ele me perguntou se eu tinha disponibilidade para fazer uma entrevista pessoalmente. Disse que sim, afinal não era muito longe pra mim. Depois ele me perguntou se havia algum problema para eu entrar no país, cruzar a fronteira. Eu não entendi na hora porque ele sabia que eu tinha o visto irlandês, mas depois caiu a ficha que eu precisava ao menos de um visto britânico provisório(coisa que qualquer estudante consegue).
Por isso que eu digo para ir para o país e depois procurar emprego.

Só um adendo: se puder, vá a uma conferência no exterior. Tem muitas oportunidades escondidas nelas. Antes de voltar ao Brasil fui numa conferência de desenvolvedores Java na Suécia. Várias empresas grandes e médias estavam contratando lá, um funcionário da Red Hat até me incentivou a aplicar pra empresa depois que eu resolvi um desafio lá até bobinho. Acho que foi por que estava em sueco e eu consegui fazer rsrssrs. Se estiver na Europa é fácil, toda hora tem conferência lá.

[quote=andredecotia][quote=fsca][quote=Kanin Dragon]Jovem,

Abs,[/quote]

Fernando.[/quote]
fsca, como vai?
Obrigado pela valiossíma informação.

Pode nos dizer por gentileza quanto ao pré-requisitos corriqueiros, no que diz respeito às tecnologias Java de
mercado por aí?

Abraços,[/quote]

Entra no site www.indeed.ca. Lá vc vai ter essas informacoes

Mesma coisa aqui na NZ, bens de consumo sao baratissimos!
E alimentos, ah esquece melhor nem falar… Hahah! :lol:

Em Alberta ou em todo Canada? :smiley:

[quote=keller][quote=fsca]
Em relacao ao custo de vida, dependendo em que cidade vc vá morar, não é alto. Caro aqui é servico e alimento, mas bens de consumo aqui é o paraiso.
[/quote]
Mesma coisa aqui na NZ, bens de consumo sao baratissimos!
E alimentos, ah esquece melhor nem falar… Hahah! :lol:
[/quote]
[/quote]

Mesmo coisa aqui, comprar um iPad, Computadores, videogames, TV super barato, paga metade do preco do que se paga no Brasil.

Mas vai no mercado comprar carne (importada do Brasil) eh um absurdo!

//Daniel

[quote=keller][quote=windsofhell]
Todos os paises estao endurecendo as leis de imigracao!!

Aqui na Europa varios paises elegeram partidos de extrema direita (leia-se racistas) nas ultimas eleicoes.
Ng quer saber de neguinho do terceiro mundo igual “nois”. :slight_smile:

//Daniel
[/quote]
Sinto a mesma coisa, aqui na NZ em algumas cidades os partidos de extrema direita estao no controle.
Ninguem quer mais neguinho do terceiro mundo e por aqui esta ficando dificil ate’ pro pessoal do primeiro mundo.

O que eu disse sobre a NZ e o que disseram tambem sobre Canada e Australia e’ justamente o oposto.
Esta cada vez mais dificil de se arrumar emprego em um desses paises - e as leis estao ficando mais duras.

[/quote]

É isso que estou notando…literalmente não tem pra onde correr…todos os países estão endurecendo as leis…e acho muito difícil daqui a alguns anos, esse processo ficar mais fácil. A única saída, até onde eu pesquisei (por enquanto) é Quebec. Mas tem que saber muito bem o francês que lá conta muito mais ponto que o inglês…