Trabalhar com JSF

16 respostas
R

Galera estou começando a estudar JSF e gostaria se esse framework no eclipse, quando eu estiver criando uma jsp se ele tem as opções de clicar em um componente e arrastar para a tela, com por exemplo o VB.

Obrigado

16 Respostas

anderson.bonavides

Você quer algum plugin do eclipse pra ficar arrastando e soltando, é isso?

R

Na verdade não seria isso, seria saber se o próprio eclipse teria essa facilidade quando for criar um projeto usando JSF.
Mais se houver um pluguin para fazer isso se vc poder me explicar eu agradeceria.

anderson.bonavides

Bem na verdade existe o download do eclipse mais completo que já cria um projeto web com toda aquela estrutura de pastas que vc pode criar na mão, mas isto não é legal.
O que você pode fazer é baixar este eclipse que é mais completo e instalar o plugin do JBoss Tools que tem um pouco disso que vc quer, mas isso só para os componentes gráficos como dataTable, outputLabel, selectItem e outros.

robson.simonassi

Pode Baixar o FRAMEWORK AMATERAS

http://amateras.sourceforge.jp/cgi-bin/fswiki_en/wiki.cgi?page=EclipseHTMLEditor

robson.simonassi

Jah testou o NET BEANS 6.1???

Andre_Fonseca

oi,

aqui o pessoal usa o Eclipse Europa com o JBoss Tools, dá uma procurada, talvez ajude um pouco no arrastar e soltar…

abs

R

Hoje estou usando o eclipse Ganymede e o container TomCat se eu baixar esse plugin do JBoss Tools teria que usar o JBoss como servidor de aplicação ou não tem nada a ver posso continuar com o TomCat ?

e essa facilidade seria apenas mesmos para criar as paginas jsp e isso mesmo ?

robson.simonassi

O Galera JBOSS Tá INDO LEGAL??? sem bug

anderson.bonavides

O JBoos tools neste caso é um plugin e não um servidor de aplicação. Mas o JBoos sim é um servidor de aplicação.

R

procura sobre o pluggin do exadel, seu densenvolvimento para o jsf no eclipse vai ficar mais facil com ele. site do exadel http://www.exadel.com
você pode usar também o netbeans.

R

anderson.bonavide instalei o JBoos tools no eclipse Ganymede mais não resolveu

alguém conheçe um outro plugin diferente desse para que possa utilizar esse componentes do JSF arrastado - os

para montar as paginas JSP’s

anderson.bonavides

robsonsan:
anderson.bonavide instalei o JBoos tools no eclipse Ganymede mais não resolveu

alguém conheçe um outro plugin diferente desse para que possa utilizar esse componentes do JSF arrastado - os

para montar as paginas JSP’s

Estranho pq sempre utilizei sem problema algum mas boa sorte para sua procura.

mateusprado

Sem duvidas qualquer plugin que se use nao substitue o drag-drop do NetBeans, por exemplo. Embora vc tenha que escrever mais codigos, o Eclipse ainda, na minha opniao e’ insubistituivel por NetBeans. Ambos possuem pros e contras. O tempo que ganha fazendo drag-drop, vai gastar fazendo refatoracao de codigo, coisa que nao se deve “preocupar-se” com um excelente editor de codgio como Eclipse. Mas JBoss Tools e Exadel Studio ajudam em algumas coisas. Boa sorte.

[]s,

anderson.bonavides

Quero refoçar as palavras do mateusprado e dizer que o uso constantes de plugins e ferramentas geram muito lixo e faz com que vc não aprenda se tornando escravo do plugin. A dependência do plugin pode gerar um problema maior, a não continuidade dele em uma proxima versão do netbeans ou do eclipse. E ai desenvolvedor acaba se tornando um refêm do plugin.
Ter uma idéia das tags é sempre bom, assim como também das tags dos xml´s, faces-confing, persistence e etc, mas se tornar refém do plugin é um problema maior ainda.
Já passei por algo semelhante e hoje me prendo apenas ao conhecimento das tags e da ferramenta limpa.

Alessandro_Lazarotti

Exadel Studio é coisa para museu. O Código foi portado para o JBoss Tools, que é o core do JBoss Developer Studio.

E o JBoss Tools tem sim suporte drag and drop para páginas. o questionável é da relevancia disso. Se voce trabalha com formularios, os PanelGrids JSF são uma mão na roda, e a arte e pequenos ajustes são feitos sem problemas por css, que é o mínimo que um programador web deve conhecer.

O Netbeans possui um visual para D&D aparentenmente mais atraente, mas não se engane, as tags geradas e a infra que ele monta por baixo dos panos é nojenta e dependente de coponentes do visual pack. Se for mexer na estrutura é uma dor de cabeça sem fim.

Dica: Use um plugin básico para paginas, como o oferecido pelo Jboss Tools e aprenda a montar seus formularios usando recursos do próprio framework.

[]s

mateusprado

Anderson e Alessandro. Parabens e obrigado por complementar o que eu disse. Usar ferramentas para dar produtividade ate’ sou a favor. Mas virar escravos dela, sou totalmente contra, pior ainda ficar com lixos e mais lixos. Geralmente se vc juntar todo esse lixo da um novo grande projeto. rsss

[]s a todos voces.

Criado 18 de setembro de 2008
Ultima resposta 20 de set. de 2008
Respostas 16
Participantes 7