Trabalhar com netbeans e eclipse no mesmo projeto, prós e contras
8 respostas
F
fausto
E ai pessoal, alguém faz isso?
Acho que cada IDE tem suas vantagens então as vezes me parece que usar as duas acaba sendo uma boa solução, fora deixar os programadores escolherem a ide que acharem melhor…
Acontece que tem alguns problemas, tipo no eclipse é facil um projeto apontar para outro (build path), mas no netbeans eu não consigo fazer isso, fazendo que o projeto fique com erros…
No NetBeans também é possível fazer um projeto depender de outro. Para isso, abra as Propriedades do projeto, vá à seção Libraries (Bibliotecas) e clique no botão Add Project… (Adicionar Projeto…) que fica do lado direito da caixa de diálogo.
F
fausto
Mas ele adiciona apenas jars, nao?
No caso em especifico um projeto ejb precisa enxergar umas classes de um projeto web (war) que posteriormente serão “deployados” juntos em um EAR. Por estarem no mesmo ear, acho que não tera problemas de “um encontrar o outro” em runtime. Mas para compilar o projeto ejb não enxerga o projeto web, por este ser war e o netbeans nao adicionar este tipo de projeto…
D
djemacao
O correto, de verdade, é não depender de nenhuma IDE. Faça um projeto Maven em cada uma das ides e terá tudo compartilhado e 100% compatível, seja em que nível for.
F
fausto
Mas a IDE precisa “enxergar” a configuração do maven, pois senão fica dando erro, mesmo que tudo funcione ao rodar o maven, ter erros aparecendo na ide incomoda muito. E infelizmente não consegui instalar o plugin do maven do eclipse para ver se ele consegue ler a configuracao do projeto baseado no maven e ai não dar erro algum. Sempre que instalo o plug in dava algum erro, ai larguei mão.
R
roger_rf
Talvez uma saída possível seja criar um projeto contendo apenas as classes que devem ser compartilhadas e compilá-las em um arquivo JAR. Tanto o projeto EJB quanto o projeto Web deveriam então ser recompilados apontando para este JAR.
M
marcosalex
Tem muita empresa que usando Maven deixa a escolha da IDE Java pro desenvolvedor.
O que não vejo é o mesmo cara usar hora uma hora outra. heheheh
Felagund
(2)
Ainda axo melhor pradronizar a mesma ide para os desenvolvedores.
L
Leonardo3001
Uma mesma pessoa trabalhar no Eclipse e Netbeans num projeto é perda de tempo. Para uma IDE, ou um editor de texto, não se aplica a regra de “aprender uma nova por ano”, você deve escolher um e se especializar bastante nela para ficar produtivo.
Agora, numa equipe, é possível haver umas pessoas usando Eclipse e outras usando Netbeans, basta que o projeto não dependa de configurações de nenhuma IDE, dando preferência ao Maven, ou até mesmo o Ant (que acho o melhor, até porque, hoje em dia tem o Ivy: um plugin do Ant que busca jar nos repositórios públicos).