Trabalhar como Autônomo

Pessoal, gostaria de recorrer aos amigos para trocarmos ideias.

Tenho 28 anos, estou para terminar a faculdade (Tecnologia em Banco de Dados - FATEC)

Ja enfrento dificuldades em arrumar emprego em TI, (estou mudando de área, eu sou Tecnico em artes graficas), considerando minha idade / concorrência.

Tenho conhecimentos em Java, vou fazer o curso para certificação agora em Setembro e pretendo tirar a certificação em breve.

Para a minha vida profissional eu tenho pensado em trabalhar como Desenvolvedor Autonomo, montar algum sistema e trabalhar com ele. Gostaria de saber até quando vale a pena trabalhar dessa forma. Aceito dicas e criticas dos amigos profissionais para q eu possa me nortear nessa nova empreitada.

Abraços!

Rafael

Se você mora em Bauru mesmo acho que pode ser uma boa sim trabalhar como autônomo, melhor ainda se conseguir abrir uma empresa, o interior ainda é muito carente em TI

Amigo… acho que isso esta muito mais relacionado a area de negócios doque técnica.

Em toda empresa pequena, o patrão costuma também ser o peão! Nesse caso se tiver boa idéia de sistema e como ganhar dinheiro, seja, vendendo, licenciando, alugando, com propaganda, etc… e botar em pratica essa idéia trabalhando como programador eu acho excelente!
Já pensei nisso muitas vezes (só falta a boa idéia)…

Quando o negócio crescer você provavelmente irá contratar outros programadores pois não conseguirá dar conta de fazer tudo ao mesmo tempo (planejar, vender e implementar)…

Agora sem experiência dificilmente conseguirá trabalho de desenvolvedor free-lancer… exceto se for esses que você pega pela internet e mesmo assim…

[quote=rbarbosa]“montar algum sistema e trabalhar com ele”

Rafael[/quote]

Acho muito bacana, até pq, com isso vc vai adquirindo a propria experiencia.
No final, caso o sistema nao vingue, vc usa ele como portifólio, pra mostrar o que já sabe fazer.
Com isso + a certificação que vai tirar, a concorrencia que citou vai ficar pra trás em qualquer entrevista… rs

Pois bem, eu gostaria de iniciar uma nova ideia com um sistema e coloca-lo no mercado!..mesmo que não seja um ERP da vida…kkkkkkkkkkkk…mas um sistema para resolver alguma solução!..em uma área específica!..não sei ainda…mas sei q surgirá alguma idéia!.

Por mais que eu gosto de Java, estou até disposto em fazer em outra linguagem (C# por exemplo). por causa do tempo de desenvolvimento e curva de aprendizado…por mais ja ouvi q esse fato nao influencie no desenvolvimento. Mas o fato é desenvolver sozinho!..

Será que eu daria conta de desenvolver uma aplicação utilizando java + eclipse (ou netbeans) + MySQL por exemplo da mesma forma que o pessoal da conta utilizando Delphi ou C#?

Natalia,

Isso é fato!..eu acho q vou partir para essa iniciativa viu!!..

gosto de compartilhar as ideias com vcs no forum pq alem da orientação e troca de experiencias, vocês animam nós que estamos iniciando também!..hehe

sim, com java + eclipse + mysql + hibernate + iReport + windowbuilder desenvolve tranquilo

[quote=rbarbosa]Pois bem, eu gostaria de iniciar uma nova ideia com um sistema e coloca-lo no mercado!..mesmo que não seja um ERP da vida…kkkkkkkkkkkk…mas um sistema para resolver alguma solução!..em uma área específica!..não sei ainda…mas sei q surgirá alguma idéia!.

Por mais que eu gosto de Java, estou até disposto em fazer em outra linguagem (C# por exemplo). por causa do tempo de desenvolvimento e curva de aprendizado…por mais ja ouvi q esse fato nao influencie no desenvolvimento. Mas o fato é desenvolver sozinho!..

Será que eu daria conta de desenvolver uma aplicação utilizando java + eclipse (ou netbeans) + MySQL por exemplo da mesma forma que o pessoal da conta utilizando Delphi ou C#?[/quote]

Essa questão de produtividade é muito relativo e se procurar por isso verá muito “flame”…
No fim das contas a melhor linguagem é aquela que atende melhor sua necessidade!

Sempre digo: Se só temos um martelo, todo parafuso vira prego!

Acredito que o tempo de desenvolvimento em Java ou C# para a maior parte dos sistemas é o mesmo, exceto quando se ta mais acostumado com determinada tecnologia.
Pensando em ferramenta RAD, da mesma forma que o Delphi o Visual Studio, tem também ferramentas para Java (por exemplo o plugin windowbuilder ou o netbeans)…

Conta muito também qual o foco do usuário da sua aplicação… onde deverá rodar… deverá ser multi-plataforma… portável… só windows… etc

Na verdade a única coisa que mais implica nos meus planos é o advento da Web…mas sei que aplicações desktop ainda não estão mortas.

Aqui no interior (Bauru - SP), os donos de estabelcimentos tem medo de expor seus dados em um sistema web, então muitos ainda preferem os sistemas desktop.

Creio qeu haverá uma fatia no mercado para mim tb!

Gosto muito da ideia de Eclipse + WindowBuilder + MySQL…Hibernate e IReport eu ainda não conheço, mas pesquisarei!

[quote=rbarbosa]Pois bem, eu gostaria de iniciar uma nova ideia com um sistema e coloca-lo no mercado!..mesmo que não seja um ERP da vida…kkkkkkkkkkkk…mas um sistema para resolver alguma solução!..em uma área específica!..não sei ainda…mas sei q surgirá alguma idéia!.

Por mais que eu gosto de Java, estou até disposto em fazer em outra linguagem (C# por exemplo). por causa do tempo de desenvolvimento e curva de aprendizado…por mais ja ouvi q esse fato nao influencie no desenvolvimento. Mas o fato é desenvolver sozinho!..

Será que eu daria conta de desenvolver uma aplicação utilizando java + eclipse (ou netbeans) + MySQL por exemplo da mesma forma que o pessoal da conta utilizando Delphi ou C#?[/quote]

Então cara, tudo é possível com muito esforço.
Mas tenha ciência de que com certeza o caminho será mais obscuro para vc fazer um sistema sozinho.
O medo de “dar conta” é realmente um ponto a se levar em conta. Sem a experiencia de já ter passado por alguns projetos, com certeza terá duvidas maiores, dificuldades maiores. Claro que para todas, nós aqui no GUJ poderemos dar uma mão, mas já se prepara, que vai suar bastante a camisa! rs

[quote=rbarbosa]Natalia,

Isso é fato!..eu acho q vou partir para essa iniciativa viu!!..

gosto de compartilhar as ideias com vcs no forum pq alem da orientação e troca de experiencias, vocês animam nós que estamos iniciando também!..hehe[/quote]

:lol:

kkkk…

Eu já tenho experiencia de outros projetos, mas para web, trabalho há algum tempo com desenvolvimento de sites e sistemas gerenciais online…lógico que não é algo tão fácil, mas!..vamos lá né!

Natalia,

Com certeza irei sangrar a camisa, lkkkkkkkkkkkkk…pois estamos tratando de algo mais robusto e com maiores definições e refinos!

Opinião dos colegas!..Desktop ou Web?..ja ouvi muito dizer que não compensa usar java para web, isso procede?

[quote=rbarbosa]
Opinião dos colegas!..Desktop ou Web?..ja ouvi muito dizer que não compensa usar java para web, isso procede?
[/quote]Cara, não procede… o Tchan do Java hoje é WEB, quase 90% (ou mais) das vagas em Java, são para WEB…

Dependendo do tamanho e da complexidade do seu Sistema, Java é bom ou não…

Hoje, eu começo um Projeto pensando WEB… Sempre que tenho um cliente em potencial que precisa uma solução de negócio, penso no sistema na WEB (Lembre que Web aqui não é INTERNET. Apesar dos termos terem se confundido, aqui falo do Java EE onde você pode desenvolver usando a plataforma Java e colocar para rodar em uma INTRANET).

São muito raros os casos em que se precise desenvolver algo em Desktop para o mundo dos negócios, e mesmo que seu cliente peça, tente enxergar a vantagem de ter aquele Sistema disponível na WEB. Muitas vezes o cliente quer uma solução X, porque ainda não entendeu as vantagens de Y, e nós, somos os profissionais que temos que explicar essas vantagens a eles.

Se não tiver jeito, aí sim, faz em Desktop mesmo. Mas não deixe de avaliar as possibilidades…

Se o negócio for seu, isso se torna ainda mais simples… Qual a vantagem de ter na WEB ??? Conseguirei vender esse Sistema na WEB para clientes conservadores que têm medo de colocar seus dados na Internet ??? Precisa ser na Internet, não facilitaria colocar esse Sistema em uma intranet para o meu cliente ??? Isso não o convenceria ??? Vou querer futuramente criar um módulo Mobile da solução que estou vendendo ???

Enfim… Respondendo a algumas dessas questões, consegues avaliar os riscos e saber se dá ou não pra teres o teu Sistema na WEB.

Lembro-me que em 2004 meu professor de Engenharia de Software me falou que não enxerga mais motivos para não colocar Sistemas na plataforma Web, raríssimas as exceções, eu concordo com ele e sigo essa linha.

Abs []

Entendi!..ótima explicação.

Estou estudando o USE A CABEÇA JAVA e o DEITEL, esses livros pelo que vi ensinam a plataforma J2SE, estou certo?

no caso, para web, qual seria um livro indicado para J2EE? Muita muito da J2SE para J2EE?

[quote=rbarbosa]Entendi!..ótima explicação.

Estou estudando o USE A CABEÇA JAVA e o DEITEL, esses livros pelo que vi ensinam a plataforma J2SE, estou certo?

no caso, para web, qual seria um livro indicado para J2EE? Muita muito da J2SE para J2EE?

[/quote]

jee seria o mesmo que JSE mais a parte mais “web”, mais comunicação distribuída, recursos como balanceamento de carga, recursos que automatizam como transação por exemplo, enfim, se você for usar JEE, vai usar JSE também em boa parte…

quanto a dicas, a primeira dica que eu te dou é simples mas a maioria que vai trabalhar por conta peca nesse ponto: “Feche o escopo!!!” Uma coisa comum é a pessoa aceitar o projeto e ai no decorrer dele vai aparecendo um monte de coisas que não estavam no escopo e por conta disso cumprir prazos se torna uma coisa impossível. Vai adicionar mais coisas? Ótimo, considere a parte, inclua prazos e se for o caso custos (as vezes especificamente da pra fazer algumas customizações de graça para ganhar o cliente mas é bem de caso a caso). Procure fazer uma proposta para o cliente e peça um “aceite” dele, algum e-mail ou algo no qual você tenha mandado por escrito o que será feito e ele tenha concordado (parece obvio mas é uma raridade…rs).

Outra dica que eu te dou, preste bastante atenção na organização reserve tempo para trabalhar nisso e tempo para a sua vida, há os que pecam na falta de ambos os lados e ambos os lados faltar tempo é um problema para você. Procure colocar em contrato o serviço que deverá prestar, suas obrigações e até onde vão…

uma ultima dica, para poder vender você vai precisar de um diferencial. Não adianta fazer software que faça o que os seus concorrentes ja fazem a algum tempo, tente ser melhor em alguma coisa que o cliente queira, seja bom em resolver os problemas dele. Mais do que isso, seja um vendedor também, você também é o comercial.

Com certeza tudo isso se faz necessário levar em consideração.

Já tive problemas com prazos de entrega e mudança de escopo por ser “bonzinho” com os clientes, hoje não faço mais isso!

Depois de aprovado o projeto / serviço!..é aquilo ali!

Tenho pensado , é claro, em atuar mais na área de Web, pois eu não tenho clientes de WEb comigo (desenvolvimento de sites), alguns desde 2005 que estão sempre atualizando seus trabalhos e me indicando para novos clientes também! mas até então estive trabalhadno apenas com PHP e mysql…pois também eu não era da área.

Agora fazendo faculdade de TI, tendo outra visão de negocios, quero investir no agregamento de Desenvolvimento de sistemas…então penso também em ficar na Web…hehehe…

Pretento desenvolver alguns sistemas web como autônomo para micro e pequenas empresas, ja tenho certa experiência com Java + Jboss Seam e com C# + Asp.net(Webform), mas estou em dúvida sobre qual dessas tecnologias escolher, sendo que não quero comprar licenças e que gosto bastante do “arrastar e soltar” do Visual Studio.

Também não tenho ideia de como devo trabalhar (PJ ou micro-empresa), pois quero ter um meio de protestar caso não receba os pagamentos.

Outra coisa seria como o pessoal anda cobrando dos clientes, cobram um valor para o sistema e depois cobram uma mensalidade, quais opções eu tenho e quais suas vantagens e desvantagens?

Opinem, por favor.
Obrigado

Ola Edevar, como vai?

Bem, vou compartilhar contigo uma experiencia que eu tive do ano passado para cá.
Tive a oportunidade de trabalhar em uma empesa que é Microsoft Partner, já iniciei no plano de carreiras e certificações da empresa, porém eu não deixei de estudar Java.
Trabalho como Desenvolvedor Web utilizando ASP.net. O Visual Studio com ctz é muito intuitivo e sem duvida alguma é uma ferramenta RAD muito bem quista entre os desenvolvedores, pela agilidade e facilidade de aprendizado. Porem nenhum programador da empresa ?clica e arrasta? componente algum nas páginas, todos programamos ?Like a Codding?..hehehe…isso facilita muito a aquisição de conhecimento de código e muito mais a execução das regras de negocio do sistema que vc esta trabalhando. Detalhe, a empresa tem aprox. 100 programadores de ASP.net.
Com toda sinceridade, não parei de estudar Java e agora estou estudando Android para agregar conhecimento nesta plataforma, faça uma analise do que vc precisa para desenvolver os seus projetos proprietários.
Se escolher por ASP.NET: no começo é complicado você já pagar por uma licença de VS2012 por exemplo, é muito caro para quem esta iniciando projetos e negócios na área de Software, MAS (não apoio a pirataria!..MAS) existem ainda muitos profissionais que desenvolvem em Delphi, pesquisa quantos deles pagam uma licença para a Embarcadeiro por exemplo, pouquíssimos, a grande maioria utiliza a ferramenta RAD pelas ?portas do fundo?.

Se escolher por JAVA: faça como eu!..hehehe…sou a favor de plataforma livre, defendo essa ideologia (mas .NET tem pago maior parte das minhas contas por enquanto) e meus projetos proprietários são desenvolvidos em Java (JSF, JSP, SERVLETS, TOMCAT…), como também tenho projetos em PHP (projetos que exigem desenvolvimento rápido e geralmente são projetos que os clientes choram para não gastar muito).

Veja que muitas vezes vc tem q adaptar o negocio à plataforma que vc vai usar!..veja seu tempo de desenvolvimento…no meu caso minha ?fluência? em Java e .net são similares, mas como trabalhei com PHP desde 2004, minha fluência em PHP é bem melhor, então para projetos rápidos, com prazos apertados e valores menores, eu utilizo PHP, para projetos mais seguros, mais elaborados, eu utilizo Java…NET eu utilizo apenas na empresa onde trabalho mesmo!.

Mas uma vez eu convesei com um colega que é engenheiro de software ele me disse que: ?Desenvolva sua aplicação, ninguém vai ficar sabendo se vc usa Ferramentas com licença ou não, verão sua aplicação e isso basta!?..agora, veja algumas contradições (que podem te ajudar na sua escolha também, pois eu Tb já pensei nisso)…a Microsoft oferece VS 2012 Express para vc gratuitamente, e vc pode desenvolver aplicações com ele!..vai entender!

Bem, espero ter te ajudado nessa parte, independente de qualquer coisa, seja um bom desenvolvedor!

Quantos aos negócios. Abra uma MEI, vc fornecerá nota fiscal de prestação de serviço e pagará o mínimo de encargos possíveis. (R$ 47,00 / mês se não me engano).
Faça contrato com seus clientes, se possível, consulte um advogado para te auxiliar, isso te ajudará e muito. No contrato coloque especificações do sistema (escopo definido com o cliente) coloque valores, formas de pagamento, data de entrega e tudo mais! Seja profissional o sufuciente também para cumprir com suas obrigações contratuais.
Para recebimentos…esqueça BANCO nesse primeiro momento, eles oferecem muitas vantagens, mas na hr de uma suposta dificuldade, eles não se importarão, vão querer continuar recebendo de ti o que foi combinado em financiamentos, empréstimos, linhas de créditos, etc. veja o site WWW.moip.com.br…é a melhor forma de recebimeno para quem esta investindo em um novo negocio!
Do restante…?keep programming?, procure o SENAC para orientação sobre Adm de empresas, verifique legislações, faça parcerias em não pense em contratar equipe para desenvolvimento, acredite que vc é capaz de lutar pelo seu ideal nesse primeiro momento!

Espero ter ajudado de alguma forma meu caro!..estamos à disposição.

Abraços

Muito obrigado pela sua resposta rbarbosa, foi muito proveitosa.

Concordo com a questão que temos que entender o código e que o “arrastar e soltar” dificulta nisso, mas acho muito bom na questão da visualização da página. Já pesquisei e vi que a versão Express do Visual Studio é free, mas deixa a desejar por exemplo na questão de relatórios, pois o CrystalReport só vem nas versões pagas e no java temos o JasperReport totalmente gratis.

Muito legal o MEI, nem sabia que existia, dei uma pesquisada e achei uma ótima opção.

Abraços

O MEI permite prestar serviços de desenvolvimento de software, sites, etc??
Se sim em qual das atividades dessa lista: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/atividades-permitidas, eu poderia me inscrever?