Trabalhar como Freelancer

17 respostas
herbertins

Bom dia amigos gujeiross.

Seguinte, eu estou querendo trabalhar como freelancer com java, na verdade seria um PJ soh que trabalharia no meu proprio escritorio e tal com empresa aberta emitindo nota. Mais gostaria de saber se em java existe uma grande demanda de serviços desse tipo, um amigo meu me falow que trampo desse tipo acha muito em php e tals e java e mais dificil gostaria de saber se isso eh verdade como eh que funciona e talss.

abs a todos.

17 Respostas

LPJava

bom dar uma pesquisada aqui www.apinfo.com.br e catho etc… nesses sites de emprego que vc ver a demanda…

Eu tb vejo poucas vagas para PJ. O lugar onde ja vi mais vagas: Porto Alegre e SP

Andre_Brito

Eu penso que abrir um escritório só pra programar em Java não é uma boa pedida. Java pode fazer tudo, ser uma linguagem excelente, mas softwares não são feitos só em Java. E se você tiver que lidar com microcontroladores ou arquitetura MIPS? Eu nunca vi Java fazer uma coisa dessas (se bem que deve ter). Você teria que aprender Assembly.
Então a melhor dica que eu te dou é: não se prenda somente a Java. Fique aberto a todas as linguagens que você puder aprender.
E outra… eu acho corajosa a pessoa que abre um escritório sozinho e começa a programar. IMO, é um desafio bem grande.

herbertins

eh que na verdade eu queria ter alguns clientes mesmo para que eu pudesse abrir meu escritorio e começar trabalhar de lá mesmo como uma consultoria mesmo.

e eu tenho um amigo que trabalha com php e ele consegue varios pequenos projetos em php e com esses projetos ele consegue uma grana legal no final do mês e de vez enquando entra uns projetos grande.

abss

herbertins

então quantoo a programar em java não seria somente isso…na verdade java é o foco…mais no momento eu trabalho com vbaa por exemplo então não teria problema em pegar outras liguaguens para desenvolver.

abs

W

Acho que se vc for pensar que java nao faz tudo, entao vc vai ter que aprender todas as linguagens possiveis e imaginaveis ja inventadas na galaxia hehehe.
Na minha opiniao eh… Eh “ok” vc ter o foco em java, porque vc nao vai pegar um projeto que vc eh incapaz de fazer, portanto se aparecer um projeto igual o colega acima falou pra lidar com microcontroladores, arquitetura MIPS ou o processador do R2D2 se vc nao esta disposto a colocar a sua empresa na reta eh so dizer “nao”. Eh impossivel vc criar uma empresa que faz tudo no universo. Nem a microsoft que tem pacto com o capeta nao faz isso heheh :slight_smile:

dlt

difícil vai ser uma empresa contratar um freelancer pra fazer programação pra arquitetura mips…

Luiz_Aguiar

Dê uma olahda na demanda desse site para ver o que acha:
http://www.freelancenow.com.br/

Andre_Brito

Já contrataria de cara para ser trabalhador fixo.

boaglio

Não deixei de ler o Guia de Guerra Para Freelancers :!:

herbertins

boaa galera muito obrigado pela dica de vcs, estou pensando ainda… acho que vou tentar pegar alguns clientes fixos antes depois vou tentar abrir meu proprio escritorio e ganhar dinheiro.

s4nchez

Tenho minhas dúvidas se vale a pena ser freelancer Java. Geralmente os projetos que pedem Java são de porte maior e para executá-los em tempo hábil é preciso mais do que um único desenvolvedor. E se o projeto é simples, provavelmente sairá mais barato fazê-lo em PHP ou Ruby on Rails.

Ou seja, eu iria com uma das duas opções:

• Partir pra RoR, PHP, Django e pegar projetos menores sozinho.
  • Partir pra Java e conseguir parceiros para pegar projetos maiores.

O que você acha?

boaglio

s4nchez:
Tenho minhas dúvidas se vale a pena ser freelancer Java. Geralmente os projetos que pedem Java são de porte maior e para executá-los em tempo hábil é preciso mais do que um único desenvolvedor. E se o projeto é simples, provavelmente sairá mais barato fazê-lo em PHP ou Ruby on Rails.

Ou seja, eu iria com uma das duas opções:

• Partir pra RoR, PHP, Django e pegar projetos menores sozinho.
  • Partir pra Java e conseguir parceiros para pegar projetos maiores.

O que você acha?

Acho q o s4nchez levantou um ponto importante, e sem esquecer o que o Guia que eu já citei diz:

geralmente quem solicita serviços de freelancers são empresas de micro e pequeno porte que precisam de algo altamente customizado e não têm dinheiro para contratar uma das bigs (mas, na verdade, era isso que eles queriam fazer)”.

Marcio_Nogueira

freelancer em java é fria, pagam muito mal. Atuar como PJ só vale a pena se for receber acima de R$ 3.500,00. :wink:

G

em java nao sei se daria certo, mais se fosse em php talvez seria uma boa, pq como disseram acima, pequenas empresas contratam freelancers, e geralmente elas deseja fazer sites e tals, ai seria uma boa…

vlws

dlt

Tenho um colega da faculdade que trabalha como freelancer php e está se dando bem.
Ele usa um framework mvc, inspirado no rails, chamado codeigniter e diz que tem uma agilidade incrível pra desenvolver as aplicações.

Acho que pro cara pensar em ser freelancer ele tem que valorizar acima de tudo esse tipo de agilidade, portanto escolher, RoR, php + framework, ou quem sabe grails.

A vantagem é que o freela não tem chefe, e como sempre pega projetos pequenos, pode se dar ao luxo de experimentar coisas novas.

leonardotrp

Bom, trabalho com Desenvolvimento Java há 9 anos, e há 5 com Arquitetura. Não consigo dizer se isso é ou não uma regra, mas trabalhei uma única vez como “freelancer”, em um projeto a ser feito em “tempo relâmpago”. Correu tudo relativamente bem. Não me pagaram nada mal, apesar de algumas noites em claro. Trabalhei de casa, e consumia horas conforme minhas possibilidades. Puxado, mas valeu a pena, pois estava precisando naquele momento.

Atualmente estou procurando mais um “bico”… e não estou encontrando dificuldade alguma em achar. Conheço algumas pessoas que trabalham com Java e ganham um bom dinheiro só como “freelancer”.

É isso. Não temos como ser taxativos… existem muitos parâmetros envolvidos (experiência, qualidade, agilidade, rede de relacionamento, etc). O quanto você vai ganhar vai depender muito da oportunidade somado a todos estes parâmetros. Agora, se alguém está desesperado por um “bico”, corre o risco de pegar qualquer coisa, entregar de qualquer jeito, receber o que oferecerem, ficar queimado, assustar os clientes e usuários, e no final de tudo a culpa é do Java.

Que venha C#, .Net, Rubby… Para mim, Java é só alegria!

:smiley:

Thiago_Senna

Bom, para mim java não combina com freela. Até pode ser que você consiga alguma coisa, mas mesmo que consiga acho difícil entregá-lo rápido. Java é complicado demais comparado a linguagens como PHP, Python (Django), Ruby (Rails), Groovy (Grails) entre outros. Se for mesmo optar por java então vale a pena pesquisar e apelar por frameworks mais produtivos, sugiro - Click Framework, OpenXava e PlayFramework (apesar de não conhecê-los a fundo). Seja cuidadoso para não criar uma arquitetura muito defensiva/burocrática. Vale a pena, talvez, pesquisar algumas ferramentas boas pra gerar código. Boa Sorte!

Criado 5 de maio de 2008
Ultima resposta 12 de nov. de 2009
Respostas 17
Participantes 12