Bom, trabalho com Desenvolvimento Java há 9 anos, e há 5 com Arquitetura. Não consigo dizer se isso é ou não uma regra, mas trabalhei uma única vez como “freelancer”, em um projeto a ser feito em “tempo relâmpago”. Correu tudo relativamente bem. Não me pagaram nada mal, apesar de algumas noites em claro. Trabalhei de casa, e consumia horas conforme minhas possibilidades. Puxado, mas valeu a pena, pois estava precisando naquele momento.
Atualmente estou procurando mais um “bico”… e não estou encontrando dificuldade alguma em achar. Conheço algumas pessoas que trabalham com Java e ganham um bom dinheiro só como “freelancer”.
É isso. Não temos como ser taxativos… existem muitos parâmetros envolvidos (experiência, qualidade, agilidade, rede de relacionamento, etc). O quanto você vai ganhar vai depender muito da oportunidade somado a todos estes parâmetros. Agora, se alguém está desesperado por um “bico”, corre o risco de pegar qualquer coisa, entregar de qualquer jeito, receber o que oferecerem, ficar queimado, assustar os clientes e usuários, e no final de tudo a culpa é do Java.
Que venha C#, .Net, Rubby… Para mim, Java é só alegria!