Trabalhar e estudar longe vale a pena?

Olá pessoal!

Tenho 19 anos, atualmente cursando o último ano da faculdade (e mais 6 meses por causa das DPs kkkk) e tenho, aproximadamente, 1 ano e 2 meses de experiência como estagiário em desenvolvimento. Devido a uma série de descontentamentos estou cogitando mudar de emprego. Já estou procurando por oportunidades como Desenvolvedor Júnior e tenho recebido alguns retornos.

E é aqui que começam minhas angústias. Atualmente estou participando de um processo seletivo em Alphaville, o que dá uma média de 40km da minha casa e umas 3 horas de trânsito. Se tudo der certo (e eu for contratado) trabalharei com pessoas muito mais experientes que eu, o que agregará muito ao meu conhecimento, além do retorno financeiro que será, no mínimo, o dobro do que ganho atualmente (fora os demais benefícios). É nesse local que vejo a real oportunidade de aprender e crescer e chegar a um nível muito aquém do que estou hoje.

Mas, como nem tudo são apenas flores, terei certos problemas com a faculdade. Minhas aulas são das 19h às 22h30, e nesse caso eu teria que entrar com 1h ou 1h30 de atraso. Hora-extra é uma possibilidade, então, em alguns momentos eu terei que faltar nas aulas para trabalhar. E eu não ficaria surpreso se tivesse que largar os estudos para continuar trabalhando.

Fico pensando, vale a pena sacrificar os estudos pelo trabalho, mesmo quando a faculdade está ruim? Na maioria das vezes entro às 19h e os professores começam a aula às 20h (há dias em que entro às 19h e saio às 22h sem sequer ter aula). Qual será o verdadeiro peso de um diploma de nível superior em minha carreira? Tenho medo de abandonar os estudos e não poder retomá-los futuramente. E, apesar de tudo, minha faculdade é pública. Seria um desperdício abandonar um lugar onde tantas pessoas querem estar.

Gostaria de recomendações de pessoas que já passaram por isso.

Agradeço a atenção,

Júlio C.

Em princípio, recomendaria você dar prioridade aos estudos. Afinal, tem apenas 19 anos e toda uma vida para dedicar à carreira.
Só valeria a pena alterar esse roteiro, se a empresa em questão fosse a empresa dos seus sonhos. Tipo oportunidade imperdível.

Mas, isso é uma decisão muito pessoal, você que vai arcar com as consequências do que decidir.
Pense bem e boa sorte!

Digo a mesma coisa, foque nos estudos, priorize primeiro terminar a faculdade.

Quanto a distância, é uma pergunta totalmente pessoal. Tem pessoas que não ligam acordar cedo e chegar mais tarde, devido a distância do trabalho-casa. Outras preferem ganhar menos e ter mais qualidade de vida. Se essa empresa te fazer perder aulas, ao meu ver não é uma boa empresa para se trabalhar. É uma empresa que só pensa no lucro de si e não pensa em seus funcionários.

Se você não está satisfeito com sua faculdade, corra atrás disso… você tem suas escolhas… exija mais da faculdade, troque de faculdade se possível, mas não ignore um curso superior.

Como você está no último período, tente conversar com os professores e o coordenador do curso. Muitas vezes eles podem acomodar sua situação especial.

Além disso, há sempre a possibilidade de esticar sua faculdade, trancando algumas disciplinas e se programando para ficar um ano a mais.

Só o que realmente não vale a pena é abandonar os estudos. Sem a facul, você não poderá cursar especializações, não poderá fazer vários concursos e nem poderá ingressar num mestrado, dar aula em faculdade, etc. Eu sei que isso pode não estar no seu plano agora, mas lembre-se que sua carreira vai ser bem mais longa.

Se realmente ficar inviável conciliar os dois, fico com a opinião dos colegas. Foque no estudo agora.

Entendo sua situação, apesar de você ter dito dos descontentamentos já tentou virar CLT na empresa que está atualmente tendo em vista que já tem mais de um ano de experiência no estágio?
Uma saída seria você trocar de faculdade e encontrar alguma que fique mais próximo dos bairros que citou onde tem mais vagas de trabalho. Você poderia até se possível se mudar para mais perto desses bairros, dividir um AP com alguém. A idéia do Vinigodoy também é boa de conversar com o seu orientador de curso e professores, quem sabe até eles te conseguem uma vaga de desenvolvimento na sua própria cidade.

Apenas reforçando a opinião de todos…

Todos as soluções apresentadas podem amenizar seu problema… Mas, em hipótese alguma abandone a faculdade agora…

Você tem 19 anos, faltando 1 ano pra se formar…

Eu estou com 21, quase 22, faltando cerca de 6 semestres pra me formar…

Ou seja, foque nos estudos, não vá trancar a faculdade agora que já está terminando. Tenta levar seu estágio, mesmo que esteja chato, mas procure uma opção da qual você não vá se arrepender.

E não deixa os estudos de lado, ainda mais que você está quase se formando.

:wink:

Júlio Murta Olá

Faço SI em ALPHAVILLE-Barueri e também trabalho lá . Se essa oferta realmente for adicionar uma carga legal para vc se desenvolver na área que vc gosta e atua é recomendável aceita-la. Agora não abandone a sua facul … Procure um meio para conseguir chegar no horário ou se organizar com as aulas desse jeito.

Boa sorte