Trabalhar em empresas que não sejam de TI x Consultorias

2 respostas
eduardojj

Olá pessoal,

Me surgiu uma oportunidade para trabalhar em uma empresa do segmento financeiro que não possui como foco principal a área de TI. A oportunidade é para atuar como Analista de Sistemas, estando diretamente ligado aos projetos da empresa. Entretanto, a parte de TI da empresa é pequena, cerca de 8 profissionais, visto que seu ramo de atuação principal é educação financeira e negócios.

Na entrevista eles disseram que costumam fazer apenas projetos mais simples. Caso apareça algo mais complexo a ser feito, que envolva, por exemplo, a necessidade de auditoria no sistema para seu funcionamento, o serviço é repassado a alguma consultoria. Fora isso, não costumam usar uma metodologia onde se encaixaria as etapas de análise e planejamento, o que para mim é um ponto negativo.

Sempre trabalhei em consultorias e estou acostumado com mudança a de projetos, tecnologias e clientes. Tudo sendo muito dinâmico. Creio que ao trabalhar em uma empresa que não seja uma de consultoria e nem ligada diretamente com TI, notarei uma mudança considerável.

A proposta oferecida é bem interessante e estou analisando pontos positivos e negativos para que eu possa tomar uma decisão.

Vocês possuem alguma preferência em relação a questão do perfil da empresa, considerando esses que eu citei? Ou seja, uma consultoria onde o aprendizado será muito intenso, ao mesmo bem trabalho bem corrido, contra empresas que não sejam de TI e possuam projetos mais fixos e teoricamente mais tranquilos.

Abraços!

2 Respostas

M

Como tudo na vida, tem os prós e contras. Se a empresa der oportunidade, você consegue trabalhar no melhor da tecnologia aplicada a um ramo de negócios. E seus conhecimentos no negócio te abrem muitas possibilidades.

Mas da mesma forma que tem empresas de TI ruins, também tem empresas ruins em outras áreas. Como o mercado está aquecido, eu se fosse você iria, pela experiência. Na pior das hipóteses, não faltarão oportunidades pra você retornar a uma empresa de tecnologia do tipo que você está familiarizado.

douglaskd

eu aceitaria e tentaria aprender de tudo sobre o negocio da empresa, mais como o marcosalex disse não é certeza que seja uma empresa que te dará valor

pesquise mais sobre ela, procure no linkedin, adicione um pessoal de lá…

faça uma lista de perguntas para descobrir a “personalidade da empresa” que não sejam muito incisivas é claro…

Criado 9 de junho de 2011
Ultima resposta 10 de jun. de 2011
Respostas 2
Participantes 3