Trabalhar Fora do Brasil

Olá galera, estou meio afoito esses dias com essa ideia de ir trabalhar fora do brasil, eis que me surgem alguns países na cabeça:

Austrália, Canada, Inglaterra, EUA e Portugal…

Sou desenvolvedor java EE… mas tbm trabalho com mobile(android e windows phone em especial).

para aqueles que residem nestes países, ou que já moraram e trabalharam neles, quais a vantagens e dificuldades, e que dicas dão para que eu possa realizar este sonho.

ajudem-me.

Inglaterra e Portugal?
Está a part da crise do euro?
Talvez a Grã-Bretanha esteja mais tranquila, mas a terra de Camões não.
EUA, não curto muito, já Canadá, dizem que é mais sossegado. Australia, sinceramente, não faço idéia.

sabe das dificuldades de ir pra lá? quais procedimentos tomo?

Ja tive notícias de que na Austrália a demanda por “javeiros” ta grande atualmente. Me falaram isso fazem uns 2 meses, e a informação veio de um cara que trabalha la na Australia mesmo.

Canadá?
Você é fluente em inglês ou francês?
Existe um programa que incentiva a ida de profissionais (pessoas de 20 a 35 anos), fluentes em um dos idiomas oficiais e que possa atuar em uma das atividades de destaque lá (não, TI não é uma delas).
Acho que é um programa chamado cidadania Alberta e outro cidadania British Columbia.
Se meu “jet`aime” fosse mais fluente, iria tentar a sorte em Alberta.

Pensando em um longo prazo, a aposentadoria seria a riqueza conquistada e em previdências privadas? Como funciona essa questão, tenho curiosidade por essa parte.
Você perde o direito de viver naquele país caso use visto de trabalho após a aposentadoria mesmo trabalhando lá a vida toda?
Visto de trabalho tem um limite máximo de tempo? Exemplo (Não pode ser + de 10 anos)

[quote=Frantic Avenger]Pensando em um longo prazo, a aposentadoria seria a riqueza conquistada e em previdências privadas? Como funciona essa questão, tenho curiosidade por essa parte.
Você perde o direito de viver naquele país caso use visto de trabalho após a aposentadoria mesmo trabalhando lá a vida toda?
Visto de trabalho tem um limite máximo de tempo? Exemplo (Não pode ser + de 10 anos)[/quote]
Camarada, nunca me atentei a isso.
O que citei foi a cidadania, isso te dá direito de morar + trabalhar + tudo o que um cidadão nascido e criado lá possui. Canadá tem uma das mais baixas taxas de natalidade e isso é um problema para eles.
O povo envelhece, as indústrias perdem mão de obra e migram para outras regiões. A arrecadação de impostos diminui. O custo com segurança e saúde aumenta.
Por isso eles possuem esse tipo de benefício.
Mas visto de trabalho, aí não sei.

O philip_calcado trabalho um bom tempo na Australia, especificamente na ThoughWorks de lá e agora parece q ele está na Alemanha, ele parece ser um cara bem experiente nessas coisas :slight_smile:

onde vc está philip??? ajude-nos, qnt ao isto de trabalho, em alguns países qnd acaba o emprego o visto perde a validade…

Camarada, nunca me atentei a isso.
O que citei foi a cidadania, isso te dá direito de morar + trabalhar + tudo o que um cidadão nascido e criado lá possui. Canadá tem uma das mais baixas taxas de natalidade e isso é um problema para eles.
O povo envelhece, as indústrias perdem mão de obra e migram para outras regiões. A arrecadação de impostos diminui. O custo com segurança e saúde aumenta.
Por isso eles possuem esse tipo de benefício.
Mas visto de trabalho, aí não sei.[/quote]
Opa valeu, perguntei de modo geral caso alguém souber sobre o assunto… Gostaria muito de trabalhar com TI em Toronto. Ir aos jogos da NHL e tals :D.
Normalmente quando faço algo gosto de planejar pelo menos como se fosse algo duradouro e se tivesse a oportunidade até mesmo de cidadania seria algo ótimo para mim. Por isso essas curiosidades.
Uma curiosidade, quais são as áreas que tem o incentivo da ida de profissionais que você citou @drsmachado?

ainda não tenho a fluência(boa conversação) mas leio bem e escrevo tbm… não que isso adiante muito, pois o importante e falar e ouvir… francês não mando bem não.

mas sou bom de java heheh

bem, vou falar pelo proceso que já passei. Paises que conheco e sei que tem uma demanda grande de por javeiros são NZ e Australia, pagam em média 80-150k/ano só ver:

http://www.seek.com.au/

http://www.seek.co.nz

Tentar uma vaga lá estando aqui no Brazil é bem complicado, a maioria vai ver que os entrevistadores quer um encontro face-to-face e que vc ja tenha o visto de trabalho . Eu tenho dois colegas que conseguiram, ir pra lá ainda estando aqui, enviaram o cv para mais de 100 empresas e conseguiu fazer todo processo de seleção aqui no Brazil, a empresa mandou a carta, mas não pagou o processo do visto, foi do bolso dele. Mas, só ter a carta é garantia de conseguir o visto de trabalho. Ela deu 2 meses pra ele se mudar e hj está lá.
Ano passado eu estava querendo ir para australia, mas queria conseguir o visto de trabalho mesmo, e nao aquele que tu so pode trabalhar 20hrs e ter que estudar durante a semana. Esse é mais “fácil” de conseguir, mas tu vai ter q pagar um curso de 1 ano que gira em torno de uns $15k fora os demais custos e ganhar pouco(20hrs). No meu blog falei da minha experiencia que tive em fazer o IELTS o exame que maioria dos paises exigem: http://blog.camilolopes.com.br/ielts/ como meio de comprovar que tu sabe o idioma. O nível requerido vai de cada pais e o tipo do visto. AUS é bem rigoroso. No meu caso eu precisaria tirar 7.0 em cada nível e no overall. A nota maxima do exame é 9.Eu estudei durante 1 mês todos os dias e fiquei com 6.0. A idade tb conta, como eu tinha 24 anos, isso era ruim, “ser muito novo” é ruim para visto de trabalho (no caso da AUS), melhor é quando estamos entre 25-30 anos. Pois, consegue mais pontos. E pelo que percebi a australia é bem focada em dar visto de trabalho apenas para as necessidades do pais, que são profissionais seniors (seniors na visão deles). Ou seja, o tempo de experiencia comprovada é tão importante qto tirar a nova alta na prova. E não o tempo de experiencia como o todo e sim naquilo que tu pretende trabalhar. Exemplo, se tu vai para trabalhar como dev, tem que comprovar anos de experiencia. lá a profissão é regulamentada e são mais exigentes. Já a NZ é melhor que a AUS eles tem interesse em que é pleno/senior, ao contrario da AUS que pelo requisitos eles focam mesmo nos seniors. E detalhe, não é pq somos seniors aqui seremos seniors lá, muitooo pelo contrário.
Enfim, essa foi minha experiencia com AUS. Foi excelente. Aprendi bastante. Mas, ainda não desistir de ir morar fora e trabalhar na nossa area em um país de lingua inglesa. :).

Até onde sei o caso do philip foi diferente, ele foi convidado pela TW de para trabalhar lá, nesse caso o esquema é outro, o relacionamento é entre a empresa e o consulado. Ou seja, ela paga tudo e se responsabiliza por ele no país. Ai é outra história. Qdo tu recebe o convite pra ir trabalhar lá, por uma empresa. Nem tem fila para o visto. Mas, qdo o processo é o comum, ai a banda toca diferente.

note: a Irlanda é outro lugar q tem um bom mercado

flw.

ser bom em java, só vai servir depois que tu conseguir o visto. Antes disso tem que passar pelo consulado. E para o consulado tu tem que ser bom em inglês em todos os níveis do idioma, comprovar experiência na area. Antes disso tem que ver se area que tu quer, é considerada emergente para eles, ou seja, q eles nao tem profissionais suficiente no país, e que precise contratar fora. no site deles, tem uma lista. Claro que nos de TI estamos lá. Mas, ai vem o nivelamento mais ainda que se tu for la e ver, ele vai exigir que seja senior, mas não é o nosso senior aqui no Brasil e sim o senior na visao deles, uma vez que na AUS a profissional é regulamentada.

experiencia eu tbm tenho… de trabalho.
Fo%$ é que a burocracia é grande… Nova Zelândia tbm e interessante, vai que eu faço um novo mega upload lá hehe,… irlanda, hum, é um dos países mais afetados pela crise.

Nao sei questao de contribuicao previdenciaria.

Quanto ao visto de trabalho; Caso vc seja demitido ou peca demissao vc tem um periodo de tempo (Na holanda acho que eram 3 semanas) para deixar o pais. Esse foi outro motivo pelo qual vim como imigrante; vc tem mais seguranca, nao depende de emprego e etc. Inclusive ja li de casos onde trabalhadores de outros paises eram praticamente forcados a fazer mais horas e extras e etc. Nao no canada, mas ouvi de um conhecido que esta nos USA.[/quote]

Entendi, obrigado pela resposta. O ambiente de trabalho onde você trabalha é diversificado? Como eles não procuram mais profissionais de TI, o mercado está saturado e difícil de conseguir um emprego? Ou ainda há uma boa demanda para profissionais da área, porém somente que já residam aí?

é… Canada parece está dificil.

Sobre a NZ - eu sou residente desde 2008.

Posso te dizer que continuam procurando por desenvolvedores Java.
O que vai fazer a diferenca; tempo de experiencia e as tecnologias que voce domina.
Eles tambem valorizam e muito projetos pessoais, certificacoes e graduacao.

Sim, existe a possibilidade para profissionais do nivel intermediario.
Porem e’ muito mais dificil de se conseguir algo hoje em dia.

Sites de trabalho: it.seek.co.nz e trademe.co.nz/jobs
Sobre vistos: nzembassy.com/brazil

Quanto a media salarial de “80k a 120k ano” - comentado pelo LPJava.
Isso e’ para profissionais do nivel Senior e alem disso dependera da empresa.

Nao preciso mencionar que voce precisa ser fluente na lingua. Ou sera que eu preciso?
Como voce vai se comunicar e entender o que voce tem que fazer se nao fala a lingua?

Boa sorte! :slight_smile:

falar que processos de imigracao sao dificies, eh a mesma coisa que chover no molhado … ou seja, esteja preparado pra ralar, ou fique em casa assistindo TV

como ja foi dito tbm, ter ingles fluente eh o minimo …

a Inglaterra praticamente copiou o modelo de imigracao da Australia, acabou a farra com vistos de trabalho, etc … soh entra quem passar por um dos processos explicados no link abaixo

http://www.ukba.homeoffice.gov.uk/visas-immigration/working/

estou aqui a 8 anos, e cada ano que passa eles introduzem alguma regra nova nas leis que ja existem ou criam uma lei nova …

quanto ao lance de trampo, ja tava melhor, mas isso nao significa que esta ruim … quem se garante nao fica sem trabalhar, simples assim !!!

uma vez por cima de todos esses obstaculos, vale lembrar que vc nao esta no brasil, vc nao esta em casa, e esteja preparado para se adaptar a culturas diferentes, pessoas diferentes, religioes diferentes, comidas diferentes, etc
canso de ver nego aqui reclamando que a carne nos restaurantes nao tem o mesmo sabor, eh verdade, nao tem mesmo, mas se for passar por todo esse processo acima e vir aqui reclamar … na boa, fica em casa !! acho esse tipo de atitude o fim do fim, ou ainda, reclamam que soh faz frio … Hello !!! vc esta na Inglaterra … faz frio 6 meses durante o ano … chove muito e ta sempre encoberto (nao que isso seja problema pra paulista), enfim, o que quero dizer, se vc nao gosta de frio, vai pra australia sapecar o rabo, nao gosta de ter vizinhos muculmanos, indus, evangelicos, ateus todos convivendo uns com os outros sem problemas … de novo, fica em casa …

agora, se vc tiver a mente aberta e estiver pronto pra encarar o que tiver que encarar ao inves de reclamar, gosta de viajar, conhecer outras culturas, conviver com gente diferente de vc e aceita-los como eles sao sem preconceito, eh o melhor lugar do mundo pra viver, (claro que sou suspeito pra falar) …

Isso eh verdade, ja vi algumas pessoas que moram fora do pais ou que moraram sempre reclamando da comida e engracado que a primeira vez qu eu viajei para a Europa tipo em 2004 eu ja estava preparado para comer em mc donalds todos os dias, mas para a minha surpresa a comida era muito boa em todos os paises que eu viajei. Tambem, na europa e USA eu acho que tem uma cozinha bem mais diversificada que no brasil. No Brasil eh quase impossivel comer comida de outros paises, tem japones, chines, pseudo-mexicano e soh. Por aqui, tem restaurantes de tudo quanto eh canto do mundo.

O que eu posso dizer sobre morar e trabalhar fora do Brasil eh: Eh preciso ser muito humilde e ter muita paciencia porque gringo eh muito filho da p*, na maioria das vezes eles nao sao amigaveis, nao sao prestativos e nao fazem o menor esforco pra se relacionar com os estrangeiros. Entao pode se preparar pra engolir muito sapo, insistir muito e ficar pianinho senao as coisas soh pioram. Hoje em dia eu tenho muitos amigos por aqui, porque alem do trabalho eu estou envolvido com musica entao sempre conheco muita gente nas baladas e nos lugares que a minha banda vai tocar, mas no inicio quando eu estava somente trabalhando foi complicado, porque pelo menos aqui as pessoas separam muito a vida profissional da pessoal, nao eh igual no Brasil que tem cervejada com o povo da empresa toda sexta.

Outra coisa que o povo reclama eh o clima, aqui eh sempre frio nao importa se eh verao, somente o mes de Julho e Agosto que faz calor suficiente para ser possivel de sair soh de camiseta na rua. O inverno eh foda, sempre por volta dos -10, aqui em Estocolmo eh nao eh tao frio mas com clima umido e vento daqui a sensacao termica eh muito mais frio.
Se vc morar no norte da Suecia onde eu morava antigamente, chega a fazer -30, -40 facil!! E eh sempre escuro, amanhece por volta das 9:00 da manha e 3:00 da tarde ja esta escuro, algumas pessoas inclusive Suecos entram em depressao por causa disso. Eu particularmente nao me incomodo com isso.

Aqui tem uma foto num post que eu fiz em 2010, da pra sentir como eh o frio por aqui. :slight_smile:
http://downhillracer.wordpress.com/2010/12/23/ultimo-post-do-ano/

Os estrangeiros que trabalham aqui na empresa, conseguiram trabalho aqui de duas formas: dois ucranianos trabalhavam na sede da nossa empresa na Ucrania e eles conseguiram transferir e tem dois carinhas do vietnam e um espanhol que vieram fazer mestrado aqui e durante o curso eles arrumaram emprego, agilizaram visto e ficaram de vez. Acho que este eh o caminho mais facil na verdade.

Acredito que a Europa em geral esta endurecendo bastante as leis de imigracao, nao esta tao facil de mudar pra ca como era no passado.

//Daniel