Trabalhar Fora do Brasil

Olá galera, estou meio afoito esses dias com essa ideia de ir trabalhar fora do brasil, eis que me surgem alguns países na cabeça:

Austrália, Canada, Inglaterra, EUA e Portugal…

Sou desenvolvedor java EE… mas tbm trabalho com mobile(android e windows phone em especial).

para aqueles que residem nestes países, ou que já moraram e trabalharam neles, quais a vantagens e dificuldades, e que dicas dão para que eu possa realizar este sonho.

ajudem-me.

Inglaterra e Portugal?
Está a part da crise do euro?
Talvez a Grã-Bretanha esteja mais tranquila, mas a terra de Camões não.
EUA, não curto muito, já Canadá, dizem que é mais sossegado. Australia, sinceramente, não faço idéia.

sabe das dificuldades de ir pra lá? quais procedimentos tomo?

Ja tive notícias de que na Austrália a demanda por “javeiros” ta grande atualmente. Me falaram isso fazem uns 2 meses, e a informação veio de um cara que trabalha la na Australia mesmo.

Canadá?
Você é fluente em inglês ou francês?
Existe um programa que incentiva a ida de profissionais (pessoas de 20 a 35 anos), fluentes em um dos idiomas oficiais e que possa atuar em uma das atividades de destaque lá (não, TI não é uma delas).
Acho que é um programa chamado cidadania Alberta e outro cidadania British Columbia.
Se meu “jet`aime” fosse mais fluente, iria tentar a sorte em Alberta.

Pensando em um longo prazo, a aposentadoria seria a riqueza conquistada e em previdências privadas? Como funciona essa questão, tenho curiosidade por essa parte.
Você perde o direito de viver naquele país caso use visto de trabalho após a aposentadoria mesmo trabalhando lá a vida toda?
Visto de trabalho tem um limite máximo de tempo? Exemplo (Não pode ser + de 10 anos)

[quote=Frantic Avenger]Pensando em um longo prazo, a aposentadoria seria a riqueza conquistada e em previdências privadas? Como funciona essa questão, tenho curiosidade por essa parte.