Bom pessoal, adaptação é comigo mesmo, só tenho 24 anos, mas já tenho experiencia de trabalho boa com java…
3 anos de carteira assinada com java EE, junte-se a isso mais 2 anos de estágio, dão 5, apesar de o que conta mesmo é o de carteira, adaptação. bom já mudei e cidade para trabalhar 3 vezes, e sou muito fácil de lidar, faço amizade fácil com todo mundo, com comida não tenho frescuras, como de tudo, com cor e religião menos ainda, não ligo pra isso… problema meu hj é o inglês, faço o meu curso no cultura inglesa, mas ainda estou longe da fluência… qnt aos outros quesitos, acho que estou bem, só acho que não dar tbm pra tentar ir muito velho, acho que não vinga por inúmeros fatores.
e já moro sozinho há algum tempo, o tal problema de distancia da família pra mim é o de menos, já me acostumei.
Conheco este restaurante, muito bom !! Fui nele quando estava em Victoria em 2007 … sou gaucho e afirmo o que ja foi dito
E para quem trabalha com bancos de dados, mais especificamente Oracle e IBM DB2, o mercado lá fora é bom? Não tenho a menor noção disso.
Obrigado.
[quote=winsofhell]Outra coisa que o povo reclama eh o clima, aqui eh sempre frio nao importa se eh verao, somente o mes de Julho e Agosto que faz calor suficiente para ser possivel de sair soh de camiseta na rua. O inverno eh foda, sempre por volta dos -10, aqui em Estocolmo eh nao eh tao frio mas com clima umido e vento daqui a sensacao termica eh muito mais frio.
Se vc morar no norte da Suecia onde eu morava antigamente, chega a fazer -30, -40 facil!! E eh sempre escuro, amanhece por volta das 9:00 da manha e 3:00 da tarde ja esta escuro, algumas pessoas inclusive Suecos entram em depressao por causa disso. Eu particularmente nao me incomodo com isso.
Aqui tem uma foto num post que eu fiz em 2010, da pra sentir como eh o frio por aqui.
http://downhillracer.wordpress.com/2010/12/23/ultimo-post-do-ano/ [/quote]
Vixe!!! Nestes lugares os caras deveriam implorar para as pessoas irem trabalhar lá kkkkk, vc é um heroi…exemplo de brasileiro, se adapta, mesmo em situações adversas.
Levando em conta clima e receptividade acredito que Canada (embora seja frio também) e Austrália são os lugares que oferecem melhores condições tem termos de adaptação. Conheço um australiano que esta no Brasil e confirmou que o clima é similar; disse que aqui é apenas mais úmido.
Pergunta: O nível de exigência relacionado ao conhecimento técnico é muito diferente comparado com o que temos aqui? Se sim, em que termos?
flws
puts pelo jeito tenho que desistior dessa ideia momentaneamente, o problema pra mim não é adaptação, isso é o de menos, o problema é ir mesmo hehe,… só qro meu lugar ao sol…
Obrigado pela resposta Maracuja…não sabia disto.
Realmente, no Brasil acontece isto mesmo; ao meu ver é um problema, temos muitos softwares com vários problemas principalmente no que se refere a arquitetura também por causa disto; sem querer desmerecer ninguém.
Você sabe dizer se ai existe esta coisa de CLT e PJ ou algo parecido?
Outro coisa, aqui no Brasil tudo que aparece de “novidade” a galera já vai abraçando e achando (as vezes até “vendendo” rsrsr) que é bala de prata; como é isso por ai, são mais conservadores por um acaso?
flws
esse lance de agalera vai abraçando eu não concordo, depende da empresa, aqui onde trabalho por exemplo, agora que fomos permitidos a fazer um projeto com jsf 2, e com ressalvas… pq até então era só 1.2, empresa séria não faz isso, eu tenho um amigo que trabalhou na IBM, que usava a versão inferior a 1.2 e foi ano passado isso…
Todos que adotaram:
- DDD
- TDD
- Ruby
- Scala
- RoR
- XP <-- Novidade apenas para uma parte da maioria mas resolvi colocar na lista mesmo assim rsrsrs
- SCRUM
…
Veja bem a pergunta não é se isso é bom, ruim ou etc e sim como a adesão de novas tecnologias ocorre na comunidade.
O exemplo que vc citou ( Java 1.3 ) só ficou durante muito tempo, na minha opinião, porque estava vinculada a arquitetura Oracle (não sei se posso chamar assim rsrsr). Quando você instalava o Oracle naquela época ele ajustava até o seu PATH para esta versão; obviamente porque era necessario. Passei por uma empresa que não trocava por causa disto, hoje estas empresas estão utilizando a versão 1.5 pelo mesmo motivo. Mas isto não denota o habito da comunidade desenvolvedora no Brasil.
Novamente, o ponto não é se é bom ou ruim e sim o posicionamento da comunidade ao se deparar com uma novidade…ela é conservadora ou é como no Brasil que a aceitação parece ser mais fácil?
flws
[quote=fantomas][quote=winsofhell]Outra coisa que o povo reclama eh o clima, aqui eh sempre frio nao importa se eh verao, somente o mes de Julho e Agosto que faz calor suficiente para ser possivel de sair soh de camiseta na rua. O inverno eh foda, sempre por volta dos -10, aqui em Estocolmo eh nao eh tao frio mas com clima umido e vento daqui a sensacao termica eh muito mais frio.
Se vc morar no norte da Suecia onde eu morava antigamente, chega a fazer -30, -40 facil!! E eh sempre escuro, amanhece por volta das 9:00 da manha e 3:00 da tarde ja esta escuro, algumas pessoas inclusive Suecos entram em depressao por causa disso. Eu particularmente nao me incomodo com isso.
Aqui tem uma foto num post que eu fiz em 2010, da pra sentir como eh o frio por aqui.
Vixe!!! Nestes lugares os caras deveriam implorar para as pessoas irem trabalhar lá kkkkk, vc é um heroi…exemplo de brasileiro, se adapta, mesmo em situações adversas.
Levando em conta clima e receptividade acredito que Canada (embora seja frio também) e Austrália são os lugares que oferecem melhores condições tem termos de adaptação. Conheço um australiano que esta no Brasil e confirmou que o clima é similar; disse que aqui é apenas mais úmido.
Pergunta: O nível de exigência relacionado ao conhecimento técnico é muito diferente comparado com o que temos aqui? Se sim, em que termos?
flws[/quote]
Eh frio mesmo, nao eh facil. Mas a cidade que eu morava se chaam Luleå, fica bem proximo da fronteira com a Finlandia. O Facebook instalou o seu datacenter europeu nesta cidade, ouvi dizer por causa do clima eles economizam com refrigeracao das salas dos servidores. Tem muitas empresas pequenas de games por la tambem, porque a universidade de Luleå que eh umas das maiores da Suecia tem graduacao em desenvolvimento de jogos.
Os salarios por la, sao bem menores do que aqui em Estocolmo onde eu vivo atualmente mas tem muita gente (assim como eu) que prefere morar por la, a qualidade de vida eh muito melhor, apesar do frio e dias escuros.
Respondendo a sua pergunta sobre as exigencias, o maior problema que candidatos estrangeiros enfrentam por aqui eh que a educacao da Suecia eh uma das melhores do mundo, qualquer adolescente de 15 anos aqui, fala ingles fluente e se bobiar outras linguas as mais comuns (alemao, espanhol, frances) entao sem contar a universidade ja saimos perdendo, eu mesmo estudei em escola publica, desde a quinta seria ate o 3 colegial eu soh aprendi “verbo to be” hahahah
Como os paises da Europa sao pequenos e fazem negocios entre si, eh muito importante pra qualquer empresa aqui que o ingles seja impecavel.
No Brasil o normal eh fazer graduacao e pronto, por aqui o normal eh ter pelo menos mestrado. Aqui na empresa mesmo tem muito poucos que nao tem mestrado, os que tem bacharelado tem muita experiencia de trabalho, que faz compensar a falta do mestrado.
Soh isso ja complica bastante pra nos Brasileiros. Quanto as exigencias das vagas por aqui nao tem nada de anormal, mas com certeza nao eh igual aqui no Brasil que vc ve anuncios de empresa que exigem 1001 coisas, as vezes ate nao relacionadas uma com a outra. Geralmente as vagas de Java ou .NET sempre exigem as mesmas coisas no minimo solidos conhecimentos da linguagem, frameworks (caso use algum), design patterns e tambem SCRUM ou KANBAN e ingles fluente, por exemplo.
Mas pelo que eu tenho visto nos quase 6 anos trabalhando aqui eh que o nivel tecnico dos caras eh muito alto, mesmo os que estao acabando de sair da faculdade. Diferente do Brasil eles comecam a trabalhar um pouco tarde, por volta dos 25, 26 anos.
//Daniel
Oi windsofhell,
Valeu pela resposta, muito boa; mês passado conheci um francês (veio fazer uma visita onde trabalho), que trabalha na Suiça, conversamos bastante e deu pra perceber + ou - isso que você falou. Apesar de ter me dado bem ao falar em inglês com ele ainda assim resolvi intensificar meus estudos no idioma - senti na pele o valor de se ter um domínio maior de outro idioma. O quê você disse faz bastante sentido.
É difícil dominar outro idioma estando no Brasil mas para quem está afim de se envolver com outros povos mesmo estando aqui não deve desanimar e nem [b]negligenciar[/b]. Muitos que se diziam fluentes ao tentar usar o idioma mal conseguiram formular uma frase correta, o francês ficou meio estressado com alguns por causa disso (e perceba que o cara é francês, se fosse um inglês ou americano... rsrsr).
Como vc adquiriu o nível de inglês suficiente para não ser ignorado (nem malhado rsrsr) fora do Brasil, foi só cursinho ou fez imersão?
flws
[quote=fantomas]Oi windsofhell,
Valeu pela resposta, muito boa; mês passado conheci um francês (veio fazer uma visita onde trabalho), que trabalha na Suiça, conversamos bastante e deu pra perceber + ou - isso que você falou. Apesar de ter me dado bem ao falar em inglês com ele ainda assim resolvi intensificar meus estudos no idioma - senti na pele o valor de se ter um domínio maior de outro idioma. O quê você disse faz bastante sentido.
É difícil dominar outro idioma estando no Brasil mas para quem está afim de se envolver com outros povos mesmo estando aqui não deve desanimar e nem [b]negligenciar[/b]. Muitos que se diziam fluentes ao tentar usar o idioma mal conseguiram formular uma frase correta, o francês ficou meio estressado com alguns por causa disso (e perceba que o cara é francês, se fosse um inglês ou americano... rsrsr).
Como vc adquiriu o nível de inglês suficiente para não ser ignorado (nem malhado rsrsr) fora do Brasil, foi só cursinho ou fez imersão?
flws[/quote]
Cara, eu nunca tinha estudado nada de Ingles, mas eu tinha um bom vocabulario porque eu sempre tentava traduzir as letras de musica das bandas que eu gostava. Quando eu entrei na faculdade nao teve jeito, tive que ler livros em ingles, no comeco na entedia nada, ficava com o dicionario do lado, mas depois eu fui ficando melhor ate que quase nao tinha problemas para ler em ingles.
Em 2004 eu fui pra Europa, viajei varios paises e me senti mal porque nao conseguia entender nem falar nada de ingles, quando eu voltei pro Brasil comecei a estudar na cultura inglesa, aprendi bastante gramatica, conversacao tambem, fiquei um pouco melhor. Depois disso comecei a ter mais contato com gente de outros paises e sempre me esforcando pra entender falar, quando eu mudei pra Suecia meu ingles era bem mais ou menos, mas como eu tinha que usar diariamente (porque aprender Sueco eh barra pesada), TV e filmes e etc tudo em ingles entao hoje quase nao tenho problemas, pelo menos ja recebi elogios de nativos (britanicos e americanos), mas eu sei que eu ainda tenho que aprender.
Eu nao estudei muito tempo nao, um pouco mais de 1 ano entao eu aprendi mais na necessidade mesmo. Hoje em dia eu falo mais Sueco e Ingles somente no trabalho o que eh muito bom porque eu nao perco o que eu aprendi.
//Daniel
Ola a todos.
Pela minha pouca experiencia (e tambem muito “sofrimento”, burocracia, paciencia em esperar documentos, aprender a lingua etc), Europa (excluindo-se Englaterra) por enquanto nem pensar. To na Italia ja ha 4 anos e a coisa qui ta muito feia (nao posso reclamar porque trabalho na minha area e paga-se relativamente acima da media, mas me considero previlegiado neste momento, visto que sou estrangeiro etc).
Final do ano to no Brasa, sem sombra de duvidas (antes 2 meses em Londres para dar uma desenferrujada no ingles).
Tenho um amigo na Australia, penso que e a melhor opcao, se bem que pelo o que sei, e bem burocratico… mas nao impossivel.
Abs e boa sorte!!!
Oi windsofhell,
Histórias como estas motivam aqueles que ainda não foram para fora do pais ainda; eu por exemplo rsrsr. Obrigado pelo depoimento.
Abraços
IMIGRANDO
Canadá?
[/quote]
Vou tentar falar um pouco sobre o Canada e como cheguei aqui, embora ja existem topicos a respeito em que contribui com alguma informacao.
http://www.guj.com.br/java/99600-trabalhar-fora-do-brasil
Eu vim para o canada com um visto de imigrante. O processo que fiz foi o “immigration for skilled workers”. Que pode ser encontrado aqui. Infelizmente para se qualificar para o processo atualmente (vc pode verificar no “who can apply”) e preciso que sua profissao esteja na lista das profissoes de alta demanda. Atualmente nao tem nada voltado a TI, portanto nao existe chance por esse caminho hoje em dia. (A profissao saiu da lista em fevereiro de 2008, consegui vir, pois iniciei o processo de imigracao em 2007 ainda).
Alem disso, existe um processo similar que pode ser feito, da provincia de quebec. No entanto nao conheco bem este processo pois fiz um processo diferente. Sei que tambem este processo mudou recentemente, e agora esta tambem mais dificil, inclusive com um numero maximo de “aplicacoes” que serao aceitas por ano, cerca de 14400, isso incluindo um numero grande de profissoes. Basicamente ainda e possivel imigrar por aqui, embora mais complicado do que ja foi um dia.
Alem disso, vc ainda poderia vir com um visto de trabalho, embora isso seja complicado pois vc precisa arranjar um emprego primeiro e a empresa que vai te contratar vai ser o seu “Sponsor”. Conheci apenas uma ou duas pessoas que tenham vindo desta forma. Alguns amigos tentaram, bons profissionais, com mais de 10 anos de experiencia, experiencia internacional, ingles fluente e etc; mas mesmo assim nao conseguiram nada. Acho que a demanada ja nao esta tao alta (visto que nem esta mais em alta demanda). Vc pode tentar.
Se vc for fazer o processo de quebec, que e o que resta, tera que ser MUITO fluente em um desses idiomas (nota de no minimo 8 no IELTS) mas tambem tera que ter um conhecimento no segundo idioma (pode ser uma nota mais baixa).
[quote=drsmachado]
Acho que é um programa chamado cidadania Alberta e outro cidadania British Columbia.
Se meu “jet`aime” fosse mais fluente, iria tentar a sorte em Alberta.[/quote]
As outras provincias nao tem um processo de imigracao proprio, nem BC nem Alberta. Morei em Calgary, Alberta por alguns meses. As duas provincias tem o Ingles como primeira lingua, e acredite, Frances nao sera muito util nessas provincias.
Antes de fazer o processo Canadense, tambem estudei os processos da Inglaterra (praticamente impossivel, muito dificil mesmo) e o da Australia (que era o plano B) caso o Canada nao vinga-se. O processo da australia e parecido com o Canadense, com a maior diferenca que vc precisa primeiro ser reconhecido pela ACS, coisa que eu mesmo acabei conseguindo (enviando diploma de bacharel traduzido e algumas cartas de recomendacao de empresas que trabalhei no brasil) mas acabei nao utilizando, pois nao segui em frente no processo australiano.
Informacoes do processo Australiano vc encontra aqui.
VISTO DE TRABALHO
Basicamente como explicado acima, Canada e Australia oferecem visto de trabalho tambem; O mesmo se aplica aos USA e aos paises Europeus, basta vc comecar a procurar emprego, que sabe fazer algumas entrevistas, e esperar que alguma empresa TOPE “patrocina-lo” (Sponsor). Tenho alguns amigos/conhecidos em lugares como Finlandia, Holanda e Inglaterra; alguns conseguiram emprego depois de varios meses procurando emprego e fazendo VARIAS entrevistas ANTES de conseguir algo de fato.
PORQUE OPTEI PELO CANADA
BASICAMENTE, optei pelo Canada pela maior proximidade com o brasil (Australia e bem mais longe) e por ser um pais mais Multicultural, em Toronto onde estou agora, a taxa de pessoas que nao nasceram no Canada deve chegar perto dos 40%, imigrantes sao muito bem tratados aqui, ninguem por exemplo te recusara uma promocao por ser imigrante. Optei tambem por vir como imigrante ao inves de um visto de trabalho, pois dessa forma ja tenho TODOS os mesmos direitos (e deveres) de um cidadao canadese, so nao posso votar. Depois de 3 anos aqui, posso aplicar para ter a cidadania Canadense. Mais um ano e meio e eu aplico.
Espero que ajude um pouco. Recomendo a voce estudar cada uma das opcoes, todos os sites dos governos (todos que vc desejar) estao repletos de informacoes que vc ira precisar. Eu por exemplo fiz tudo sozinho e eu mesmo, nao usei nenhum tipo de agente e etc.
Se tiver perguntas, poste ai!
[]'s
[quote=Frantic Avenger]Pensando em um longo prazo, a aposentadoria seria a riqueza conquistada e em previdências privadas? Como funciona essa questão, tenho curiosidade por essa parte.
Você perde o direito de viver naquele país caso use visto de trabalho após a aposentadoria mesmo trabalhando lá a vida toda?
Visto de trabalho tem um limite máximo de tempo? Exemplo (Não pode ser + de 10 anos)[/quote]
Nao sei questao de contribuicao previdenciaria.
Quanto ao visto de trabalho; Caso vc seja demitido ou peca demissao vc tem um periodo de tempo (Na holanda acho que eram 3 semanas) para deixar o pais. Esse foi outro motivo pelo qual vim como imigrante; vc tem mais seguranca, nao depende de emprego e etc. Inclusive ja li de casos onde trabalhadores de outros paises eram praticamente forcados a fazer mais horas e extras e etc. Nao no canada, mas ouvi de um conhecido que esta nos USA.
Nao sei questao de contribuicao previdenciaria.
Quanto ao visto de trabalho; Caso vc seja demitido ou peca demissao vc tem um periodo de tempo (Na holanda acho que eram 3 semanas) para deixar o pais. Esse foi outro motivo pelo qual vim como imigrante; vc tem mais seguranca, nao depende de emprego e etc. Inclusive ja li de casos onde trabalhadores de outros paises eram praticamente forcados a fazer mais horas e extras e etc. Nao no canada, mas ouvi de um conhecido que esta nos USA.[/quote][/quote]
Na minha equipe por exemplo somos 4 romenos, 3 russos, 1 ucraniano, eu brasileiro, 1 ingles, 1 holandes, 1 indiano (quem morou 5 anos no japao e fala japones :lol: ), 1 chines, 1 portugues, 2 canadenses. Existem mais pessoas, mas nao sei a nacionalidade de todos eles
O mercado esta bom, recebo varios contatos quase que frequentemente, embora hoje mesmo um cara estava reclamando que os salarios estao baixos hoje em dia, quando comparado com o passado (2002). Mas realmente nao tenho dados confiaveis para sustentar essa “tese”.
Isso, tem uma demanada boa ate, porem e EXTRAMEMANTE DIFICIL, buscarem pessoas sem visto. Tentei indicar amigos brasileiros nas duas empresas que passei aqui, nenhuma estava disposta a dar um Sponsor.
Acredito que isso seja uma tendencia mundial, cada dia esta mais dificil imigrar para um pais de primeiro mundo!
No mais, estudar o pais para o qual pretende imigrar e estar preparado para mudancas e o minimo!
Nao existem mtos restaurantes que sirvam feijoda as quartas-feiras e mtas churrascarias, mas existem mtos restaurantes bons tambem, como disse windsofhell e de todas partes do mundo; Eu mesmo comi a melhor costela da minha vida aqui. E olha que tenho um amigo GAUCHO que me disse a mesma coisa! :lol:
[quote=fantomas][quote=winsofhell]Outra coisa que o povo reclama eh o clima, aqui eh sempre frio nao importa se eh verao, somente o mes de Julho e Agosto que faz calor suficiente para ser possivel de sair soh de camiseta na rua. O inverno eh foda, sempre por volta dos -10, aqui em Estocolmo eh nao eh tao frio mas com clima umido e vento daqui a sensacao termica eh muito mais frio.
flws[/quote]
Acredito que no quesito, requisitos (ou exigência ) e ± a mesma coisa que no Brasil. O que muda aqui e que existe um grande numero de seniores trabalhando, nao e como no brasil, onde geralmente existe um grande numero de profissionais jovens, menos que 25~30 anos trabalhando e poucos seniores, pelo menos e minha visao. Aqui pra ser senior tambem e necessario pelo menos 7, 8 anos de experiencia; Nao como em empresas no brasil, especialmente as 3 letrinhas, onde neguinho com 2 anos de XP ja vira “senior”. hehehe. O canada e um pais de especialistas!!
Aqui uma excelente palestra do Sr. Lionel Laroche Phd MUITO interessante sobre isso, e a adequacao do imigrante ao mercado de trabalho canadense (Creio que seja similar para AUS, NZ e etc).
Os vídeos podem ser vistos aqui
Parte 1:
http://www.blip.tv/file/1590748?utm_source=player_embedded
Parte 2:
http://www.blip.tv/file/1590979?utm_source=player_embedded
Parte 3:
http://www.blip.tv/file/1590824?utm_source=player_embedded
Parte 4:
http://www.blip.tv/file/1590883?utm_source=player_embedded
[]'s
Nao e desistir da ideia, se e isso que vc deseja, e sim correr atras dela! Alem disso, ninguem vai lhe dar o “seu lugar ao sol”; Vc tem que conquista-lo!
Isso vai envolver, muito estudo e muito trabalho, alem de planejamento e claro!
[]`s